Buscar

paralisia facial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nossa face é constituída de vários músculos superficiais muitos finos com a fixação em nossa pele, que nos da a possibilidade de ter as expresses faciais, além de podermos mexer a boca para sorrir, beijar, mastigar e os olhos para piscar.
Possuímos dois nervos faciais que levam impulsos elétricos que nos proporcionam movimentar os músculos e que funcionam independente um do outro . Esses nervos podem ficar parcialmente ou totalmente interrompidas, fazendo com que as expresses se diminuam ou fiquem interrompidas,denominando paralisia facial periférica, ou também podem ficar irritadas ocasionando em espasmos musculares, ou conhecido como tiques nervosos. 
Com tudo os nervos faciais são tão importante que uma vez comprometidos podem gerar muitos sintomas como o fechamentos dos olhos, podendo levar a secura dos olhos, movimento da boca, o enrugamento da testa e talteraçoes no paladar.
Muitas causas podem afetar o nervo facial, mais o comum é chamada de Paralisia de Bell, acredita-se ser devidos a uma resposta do nosso corpo a um vírus (Herpes Simples) e como reação o nervo facial incha dentro do canal ósseo e é pressionado.
Segunda mais comum são as infecções de ouvido, podendo ser a reação igual na Paralisia de Bell e a terceira causa mais comum são os traumas, como batidas que podem causar edema do nervo facial (contusao) ou fraturas no osso do ouvido.
Outras causas pela paralisia facial periferica são as metabólicas ( Diabetes, Hipercolesterolemia, tireoidopatias entre outras ), tumores, doenças auto-imunes, doenças hipertensivas entre outras.
O diagnóstico é feito a partir de exame físico, o paciente apresenta paralisia dos músculos da face de um dos dois lados, podendo variar o quanto são acometidos. Para se avaliar a causa e quanto o nervo foi acometido é necessário fazer diversos exames, como de sangue, audiometria, tomografia computadorizada e ou ressonância magnética, eletroneurografia, biopsia entre outros, sendo somente o médico (Otorrinolaringologista) capaz de avaliar o problema e estabelecer o melhor tratamento.
O risco da paralisia facial periferica se tornar permanente é muito pequena, inclusive se for diagnosticado rapidamente.
Não existe um tratamento fisioterapeutico especifico, cada paciente tem um tratamento unico, o tratamento pode demorar de 2 a 3 semanas nos casos mais pouco severas e de até 4 anos nas mais severas. Nas crianças o tratamento é feito na forma de jogos com indicações indispensáveis.
Os tratamentos podem incluir massagem (drenagem linfatica, dos pontos centrais e endobucal), eletroterapia ( correntes galvânicas, correntes excito-motoras progressivas de base exponencial), reeducação dos musculos da face, método de kabat, exercicios faciais e estimulação com gelo.
Fonte:
http://www.paralisiafacial.org.br/default.asp
http://paralisiafacial.com/paralisia-facial-fisioterapia.html

Outros materiais