Buscar

MELASMA PORTIFOLIO 4 BIMESTRE INDIVIDUAL

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
113	CONCLUSÃO	�
REFERENCIA…………………………………………………………………………...….12
13ANEXO	�
��
INTRODUÇÃO
O Melasma é o aparecimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico. 
Existem três tipos de melasma, que são Melasma epidérmico: Quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele), Melasma dérmico: que é caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundose por fim o Melasma Misto, que ocorre quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.
Ainda há três tipos comuns de padrão facial de melasma, o malar (maçãs do rosto), centro facial (testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo) e mandibular, conforme a região em que aparece.
Ainda não uma causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à  gravidez. A maioria das pessoas com melasma possui um histórico de exposição diária ou intermitente ao sol, embora também suspeita-se que o calor seja um fator subjacente. É mais comum em mulheres, aproximadamente 90% dos casos, e àquelas com tons de pele mais escuro tem mais probabilidade de apresentar a doença. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é fazer uma produção textual expondo os resultados do questionário a respeito do melasma.
Conforme a aplicação do questionário, para a primeira pergunta, foi obtido o resultado de 60% para as idades entre 40 a 59, 40% para 26 a 39 anos e 0% para as outras opções. Isso nos sugere que melasmas ocorre mais entre pessoas com mais idade.
Gráfico 1: Idade das entrevistadas.
Para a ocupação das entrevistadas, obteve-se 60% para ativas no mercado, 40% para do lar e 0% para as outras opções.
Gráfico 2: Ocupação das entrevistadas.
Sobre a escolaridade das entrevistadas, obteve-se 20% para Ensino Fundamental, 40% para Ensino Médio e 40% para Ensino Superior. Esse resultado mostra que as entrevistadas possui um bom nível cultural.
Gráfico 3: Escolaridade das entrevistadas.
A respeito da renda mensal, 60% tem a renda mensal entre 1 a 2 salários mínimos, 20% tem uma renda entre 2 a 5 salários mínimos e 20% entre 5 a 10 salários mínimos.
Gráfico 4: Renda mensal das entrevistadas.
Para a pergunta sobre a apresentação de hipercromia, 100% das entrevistadas apresentam essas hipermelanoses adquiridas. O melasma afeta todos os tipos de pele e possui no seu quadro etiológico predisposição genética, exposição solar e aos estrogênios. No tocante à etiologia do melasma, a literatura descreve os fatores que podem influenciar o seu aparecimento em genéticos, hormonais, ambientais e étnicos. Os fatores genéticos e os étnicos contribuem bastante para a patologia da doença, fato comprovado pela alta incidência do melasma entre pessoas da mesma família, e pelo fato da dermatose ser mais comum entre latinos (NEWMAN, 2011).
Gráfico 5: Hipercromia/melasmas.
Diante de 100% das entrevistadas que apresentam hipercromia, 29% acha que a causa é devido ao uso de anticoncepcional, 30% acha que a causa de deve por conta da gestação e 29% afirma que é por causa de fatores externos e 12% afirma ser por causa genética. O melasma é uma condição clínica comum, adquirida, caracterizada por hiperpigmentação macular progressiva e simétrica, localizada em áreas fotoexpostas (MOREIRA et al., 2010; RITTER, 2011; COSTA et al., 2011). A luz solar está entre os fatores mais importantes relacionados à patogênese do melasma (RITTER, 2011). Na gravidez ocorre devido aos melanócitos hiperfuncionais específicos que causam a deposição excessiva de melanina da derme e epiderme (NEUMANN et al, 2011). Mas, na maioria dos casos, a condição desaparece após o parto (STEINER et al., 2009a).
Gráfico 6: Causa
Sobre a realização de procedimento estético, 100% da entrevistadas disse que já realizou algum tipo de procedimento estético para as hipercomias. De acordo com Steiner et al. (2009), o tratamento do melasma é difícil devido à sua cronicidade e falta da definição etiopatogênica. 
Gráfico 7: Procedimento Estético.
Em relação ao tipo de procedimento estético, 20% disse que já utilizou laser, 40% afirmou que já fez peeling e 40% já utilizou cosméticos. Os agentes clareadores podem agir por diferentes mecanismos de ação, mas todos ligados à produção ou transferência de pigmentos, ou seja:
• Destruição seletiva dos melanócitos;
• Inibição da formação de melanossomas e alteração de sua estrutura;
• Inibição da biossíntese de tirosinase;
• Inibição da formação de melanina;
• Interferência no transporte dos grânulos de melanina;
• Alteração química da melanina;
• Degradação de melanossomas e querotinócitos.
Cada agente clareador possui características próprias que interferem na efetividade da sua ação. Características físicas, químicas, físico-químicas, terapêuticas, microbiológicas e toxicológicas devem ser observadas no momento da escolha de um agente despigmentante, bem como a origem da discromia a ser tratada.
Gráfico 8: Tipo de procedimento estético.
Quando questionados sobre a influência da alimentação no aparecimento das hipercromias, 80% das entrevistadas afirmaram que não há influência e 20% afirma que há influência da alimentação. 
Gráfico 9: Influência da Alimentação.
Quanto ao o uso do protetor, 100% das pessoas entrevistadas afirmaram utilizar este fator de proteção da pele. O uso de fotoprotetores responde por grande porcentagem do sucesso do tratamento do melasma e de todas as desordens que curam com hiperpigmentação. Todos os protocolos de tratamento de melasma publicados reforçam o uso dos fotoprotetores para a manutenção do sucesso terapêutico.
Segundo Purim e Avelar (2012), a fotoproteção, entendida como um conjunto de medidas para reduzir ou atenuar a exposição às radiações solares, visa prevenir suas consequências deletérias e pode ser realizada por meios químicos e físicos.
Gráfico 10: Uso do protetor solar.
CONCLUSÃO
Assim, a pesquisa demonstra a carência que o setor tem por profissionais capacitados a explicar ao cliente de forma clara os benefícios de cada tratamento e os prejuízos ao optar entre um ou outro. O Tecnólogo em Estética e Imagem Pessoal vem para suprir esta lacuna, pois é um profissional com habilidades e competências para escolher os melhores produtos disponíveis pelos fornecedores com base na formulação do produto, explicar estas diferenças ao cliente e aplicar o produto com a melhor técnica possível. Bem como, orientar os clientes a respeito de qualquer tipo de reação de possa vir a ocorrer em virtudes de produtos químicos capilares.
.
REFERÊNCIAS
DAWBER, Rodney; NESTE, Dominique Van. Doenças dos cabelos e do couro cabeludo: sinais comuns de apresentação, diagnóstico diferencial e tratamento. São Paulo: Manole, 1996, 261p.
DRAELOS, Z.D. “Hair Cosmetics”. In: Blume-Peytav U, Tosti A et al. Hair Growth and Disorders. Springer. 1 ed. 2008; 25:499-512.
GUMMER CL. Cosmetics and hair loss. Clin exp dermatol 2002; 27(5):418-421
NOGUEIRA A.C.S.; DICELIO L.E.; JOEKES I. About photo-damage of human hair. Photochem. Photobiol. Sci., 2006, v. 5, 165-169. 
NOGUEIRA, A.C.S. Efeito da radiação ultravioleta na cor, na perda protéica e nas propriedades mecânicas do cabelo. Dissertação de mestrado. Universiade Estadual de Campinas 100p, 2003. 
NOGUEIRA, A.C.S.; JOEKES I.Hair color changes and protein damage caused by ultraviolet radiation. Journal of photochemistry and photobiology B : Biology 74 (2004) 109-117. 
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. World Health Organization. Disponível em http://www.who.int/en/ . Acesso em: 09 de abril de 2015.
POZEBON D.; DRESSLER V.L.; CURTIUS A.J. Análise de cabelo: Uma revisão dos procedimentos para a determinação de elementos traço e aplicações. Química Nova 22(6), 1999 p. 838-846.
ROBBINS, C.R. Chemical and physical behavior of human hair. Springer. 4 ed. 2002.
SÁ DIAS, T.C; BABY, A.R; KANKO, T.M. et al. Relaxing/straightenig of Afro-ethinic hair: historical overview. J Cosmet Dermatol 2007; 6(1):2-5.
SCOTT DA. Disorders of the hair and scalp in blacks. Dermatol Clin 1988;6(3):387-395.
SINCLAIR R.D. Healthy hair: what is it? Journal of Investigative Dermatology Symposium Proceedings v. 12, p. 2-5; 2007.
WILKINSON, J.B.; MOORE, R.J. Colorantes del cabello. In: _______. Cosmetología de Harry. Madrid: Ediciones Días de Santos, 1990. cap. 27, p. 577-612.
WOLFRAM, L. J. Hair cosmetics. In: BAREL, A.O.; PAYE, M.; MAIBACH, H.I. (Eds.). Handbook of cosmetic science and technology. New York: Marcel Dekker, 2001. cap.51, p. 581-603
ANEXO
QUESTIONÁRIO
Idade: 
Entre 18 a 25 anos 
Entre 26 a 39 anos 
Entre 40 a 59 anos 
Maior ou igual a 60 anos 
2. Ocupação 
Ativo no mercado 
Estudante 
Do lar 
Aposentado 
3. Grau de Escolaridade 
Ensino fundamental 
Ensino médio 
Ensino superior 
Ensino superior incompleto 
4. Renda Mensal 
< que 1 salário mínimo 
1 a 2 salários mínimos 
2 a 5 salários mínimos 
5 a 10 salários mínimos 
maior que 10 salários mínimos 
não soube informar 
5. Você apresenta hipercromias/melasmas (manchas escuras na pele)? 
Sim 
Não 
6. Se a resposta da pergunta anterior for sim, quando se deu o início? (Obs: pode ser marcada mais de uma opção) 
Após a gestação 
Com o uso de anticoncepcional
Genética 
Fatores externos (radiação ultravioleta, luz artificial) 
Outros: _______________________________________________________________
7. Você já realizou algum procedimento estético para o tratamento dos melasmas ? 
Sim 
Não 
8. Caso a resposta anterior for sim, qual o procedimento realizado? 
Cosméticos despigmentantes 
Peeling 
Laser 
Nutricosméticos 
Outros:________________________________________________________________ 
9. Você acha que a alimentação exerce influência no tratamento dos melasmas? 
Não 
Sim. Quais?____________________________________________________________ 
10. Você usa filtro solar regularmente? 
Sim 
Não
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
CLEBIA GARCIA DE OLIVEIRA
ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E IMAGEM PESSOAL
Manaus
2015
CLEBIA GARCIA DE OLIVEIRA
ESTÉTICA E SAÚDE CAPILAR
Trabalho de Curso de Estética e Imagem Pessoal apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina do Bloco Curricular: Técnicas de Embelezamento e Visagismo.
Orientadores: Prof. Luciane Barbosa, Vanessa Vilela Berbel, Claudia Sahd, Heloisa Licha, Aline Tiburcio Roque e Marcelo Doi.
Manaus
2015
5
6
7
8

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes