Buscar

Apol 1Mediação e Arbitragem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Algumas pessoas não conseguem acesso ao poder judiciário por existirem obstáculos de acesso à justiça. Assinale a alternativa que contempla alguns destes obstáculos:
Resposta: Alto custo, demora, muitos recursos e formalismo inútil.Algumas pessoas não conseguem acesso ao poder judiciário por existirem obstáculos de acesso à justiça. Dentre os obstáculos temos: Alto custo, a demora, muitos recursos e o formalismo inútil.Slides aula 01 – Página 02.
Questão 2/5
A função do Poder judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, ele tem autonomia administrativa e financeira garantida pela Constituição Federal. Assinale a alternativa que indica qual desses órgãos pertence à estrutura do Sistema Judiciário Brasileiro.
Resposta: Supremo Tribunal Federal.O STF é o único da lista que pertence à estrutura do Sistema Judiciário Brasileiro.(Videoaula aula 01 e material de aula p. 14)
Questão 3/5
O poder judiciário possui como atribuição a interpretação de leis elaboradas pelo Legislativo e promulgadas pelo Executivo. Deve aplicá-las em diferentes situações e julgar aqueles cidadãos que, por diversos motivos, não a cumprem. Que sistema diz respeito à atribuição mencionada?
Resposta:Sistema Judiciário.Ao poder judiciário cabe interpretar as leis elaboradas pelo Legislativo e promulgadas pelo Executivo. Ele deve aplicá-las em diferentes situações e julgar aqueles cidadãos que, por diversos motivos, não as cumprem. O sistema ao qual nos referimos é o sistema judiciário brasileiro.(Ver Videoaula aula 01 e material de aula.)
Questão 4/5
Devido à liberação de adrenalina em um estado de conflito, os envolvidos têm emoções e tomam atitudes que dificultam ou até impedem que se chegue a uma solução. Algumas dessas atitudes negativas são:
“Reprimir comportamentos
Analisar fatos Julgar Atribuir culpa Responsabilizar Polarizar relação 
Analisar personalidade Caricaturar comportamentos”
(Conforme obra-base.)
Diante de tais reações, é correto afirmar que:
Resposta: Mesmo que elas existam, o conflito nem sempre é negativo, pois pode proporcionar mudanças e resultados positivos.
Questão 5/5
Sobre os aspectos relevantes do conflito, Morton Deutsch, em sua obra “The Resolution of Conflict: Constructive and Destructive Processes”, apresentou importante classificação de processos de resolução de disputas ao indicar que esses podem ser construtivos ou destrutivos.
Para o autor, pelo que se caracteriza um processo construtivo?
I -  pela capacidade de estimular as partes a desenvolverem soluções criativas que permitam a compatibilização dos interesses aparentemente contrapostos.
II - pela capacidade de as partes ou do condutor do processo motivarem todos os envolvidos para que prospectivamente resolvam as questões sem atribuição de culpa.
III – pela identificação de técnicas específicas da negociação que conduzam exatamente ao resultado desejado pelo mediador.
IV - pelo desenvolvimento de condições que permitam a reformulação das questões diante de eventuais impasses.
VI - pela disposição de as partes ou do condutor do processo a abordar, além das questões juridicamente tuteladas, todas e quaisquer questões que estejam influenciando a relação das partes.
Resposta:I, II, IV e VI.Para Deutsch, um processo construtivo se caracteriza: i) pela capacidade de estimular as partes a desenvolverem soluções criativas que permitam a compatibilização dos interesses aparentemente contrapostos. ii) pela capacidade de as partes ou do condutor do processo motivarem todos os envolvidos para que prospectivamente resolvam as questões sem atribuição de culpa. iii) pelo desenvolvimento de condições que permitam a reformulação das questões diante de eventuais impasses. iv) pela disposição de as partes ou do condutor do processo a abordar, além das questões juridicamente tuteladas, todas e quaisquer questões que estejam influenciando a relação das partes. (Obra-base, p. 49-50).

Outros materiais