Buscar

Apol 2 Mediação e Arbitragem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Mediação e Arbitragem
Administração Judiciária
APOL
Atividade Pedagógica Online 2
Questão 1/5
O STF é tribunal nacional de superposição na estrutura do Poder Judiciário. É um tribunal de superposição porque está acima das distinções entre justiça comum e especial, federal ou estadual sendo competente para examinar originariamente ou reexaminar, em grau de recursos, quaisquer causas, com afetação constitucional, oriundas de todos os segmentos da estrutura judiciária brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a principal competência do STF.
Resposta: Atuar como guarda da Constituição Federal. Ao STF cabe em primeiro lugar, precipuamente, a guarda da Constituição da República e, dentre outras competências, o julgamento do denominado Recurso Extraordinário.(Material Didático para a disciplina de Administração Judiciária: p. 25)
Questão 2/5
Sobre a teoria dos jogos, lemos, na obra-base:
“Enquanto Neumann partia da ideia de competição, John Nash introduziu o elemento cooperativo na teoria dos jogos. A ideia de cooperação não seria totalmente incompatível com o pensamento de ganho individual, já que, para Nash, a cooperação traz a noção de que é possível maximizar ganhos individuais cooperando com o outro participante (até então, adversário). Não se trata de uma noção ingênua, pois, em vez de introduzir somente o elemento cooperativo, traz dois ângulos sob os quais o jogador deve pensar ao formular sua estratégia: o individual e o coletivo. ‘Se todos fizerem o melhor para si e para os outros, todos ganham’.” (Obra-base, p. 56.)
A ideia, portanto, é que todos cooperem, para que todos ganhem. Nos jogos de apenas uma rodada, em que as partes não se comunicam durante o jogo, qual é a solução mais comum?
Resposta: Como não há garantia alguma de que a outra parte aja de forma cooperativa, e por se tratar de uma dinâmica de uma única rodada, a solução mais frequente consiste nas partes não cooperarem.
Em jogos, como o dilema do prisioneiro, e aplicações análogas, como não há garantia alguma de que a outra parte aja de forma cooperativa, e por se tratar de uma dinâmica de uma única rodada, a solução mais frequente consiste nas partes não cooperarem. (Obra-base, p. 56-57).
Questão 3/5
A abordagem de interações, que fundamenta a teoria dos jogos, teve seu desenvolvimento no século XX, em especial após a Primeira Guerra Mundial. Seu objeto de estudo é o conflito, o qual ocorre quando atividades incompatíveis acontecem. Essas atividades podem ser originadas em uma pessoa, grupo ou nação.
De que forma é entendido o conflito na teoria dos jogos?
Resposta:O conflito, na teoria dos jogos, pode ser entendido como a situação na qual duas pessoas têm de desenvolver estratégias para maximizar seus ganhos, de acordo com certas regras preestabelecidas. (Obra-base, p. 55).
Questão 4/5
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a corte responsável por uniformizar a interpretação da legislação federal em todo o Brasil, ressalvada as especializações do TSE e do trabalho TST. O STJ é definido como a última instância para quais causas?
Resposta: Infraconstitucionais. (Material Didático para a disciplina de Administração Judiciária, p. 24)
Questão 5/5
O art. 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal prescreve o princípio da indeclinabilidade ou inafastabilidade destacando que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Portanto, podemos dizer que este princípio é um?
Resposta: Direito fundamental. É um direito fundamental a evitar abusos e garantir que nenhuma lei possa afrontar essa norma da indeclinabilidade e caso venha a fazê-lo será inconstitucional. (Material Didático para a disciplina de Administração Judiciária p. 34.)

Outros materiais