A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
45 pág.
SANEAMENTO AMBIENTAL   QUESTÕES

Pré-visualização | Página 1 de 13

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CCE0648_AV_201306007641 » SANEAMENTO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201306007641 - MARCOS LUCIO DA SILVA 
	Professor:
	FERNANDO PERIARD GURGEL DO AMARAL
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 12/03/2014 15:59:09 
	
	 1a Questão (Ref.: 201306079964)
	10a sem.: TRATAMENTOS FÍSICOS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Nos tratamentos biológicos aeróbios, geralmente se recorre à oxigenação com oxigênio líquido, dado que a aeração mecânica não é suficiente; além disso, tanto neles como nos de digestão anaeróbia, há que operar com cepas de microrganismos habituados aos biotóxicos. Neste sentido, há uma série de parâmetros microbiológicos que afetam o tratamento biológico, como: Neste sentido, há uma série de parâmetros microbiológicos que afetam o tratamento biológico, como: 
		
	
	- processos não enzimáticos; 
	
	- biodegradabilidade do substrato; 
	
	- fontes de energia e carbono (substrato); 
	
	- população microbiana. 
	
	- inibição e toxicidade; 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201306080170)
	4a sem.: CAPTAÇÃO E TOMADA DE ÁGUA SUBTERRÂNEA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Para o aproveitamento da água subterrânea, é importante o estudo prospectivo de avaliação das reservas existentes. Os tipos de captação são: 
		
	
	Lençol Freático.
	
	Lençol Profundo ou Artesiano.
	
	Fontes ou de água (água aflorante).
	
	Profundezas dos rios.
	
	Lençol Superficial
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201306080635)
	10a sem.: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESPECIAIS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Os resíduos de serviços de saúde constituem numa grande preocupação para quem gerencia os serviços de limpeza urbana de uma cidade. A Resolução CONAMA NO. 358/2005 classifica os resíduos gerados em estabelecimentos de saúde e aponta formas de acondicionamento, transporte e tratamento para cada resíduo. Os resíduos de serviços de saúde por sua especificidade necessitam de coleta e tratamento diferenciado. Cada município deve estabelecer através de dispositivos legais a melhor forma o destino final desses resíduos. Dentre as principais formas de destiná-los podemos citar: 
		
	
	Microondas e Radiação 
	
	Processos térmicos com oxidação ¿ Incineração. 
	
	Óleo Térmico e Autoclave. 
	
	Vala Séptica e Tratamento químico. 
	
	Plasma d´água. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201306240136)
	5a sem.: água e aquíferos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No agente da poluíção da água pela agricultura o principal contaminante é?
		
	
	revolveção do solo
	
	Uso de agrotóxicos
	
	irrigação
	
	Monocultura
	
	uso de máquinas e equipamentos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201306080099)
	5a sem.: SISTEMAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DE ÁGUAS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Quanto ao sistema de abastecimento de água com suas unidades: Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	
	Adução: Destina-se a conduzir água desde a comunidade abastecida até a captação ;
	
	Captação: Conjunto de equipamentos e instalações utilizado para a tomada de água do manancial. Deve ter condições de retirar a água em quantidade capaz de atender ao consumo;
	
	Reservação: Tem por finalidade, amenizar tanto o excesso de água, nas horas em que a quantidade consumida é menor que a aduzida, como a água destinada a combater incêndios ou a que vai garantir o suprimento nos períodos em que a adução for interrompida ou ainda garantir o a pressão na rede de distribuição.
	
	Rede de Distribuição: São as canalizações instaladas nas vias públicas que fazem o abastecimento diretamente para os ramais prediais.
	
	Tratamento: Visa à eliminação de certas impurezas e/ou correção de algumas propriedades da água, que tornam inadequada para determinado fim;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201306094982)
	7a sem.: Saneamento
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marque a alternativa correta em relação ao saneamento ambiental.
		
	
	Provoca benefícios ao meio antrópico, porém, em relação ao meio biótico, os efeitos da implementação do saneamento ambiental são considerados quase nulos
	
	Pode ser conceituado como um conjunto de equipamentos e processos de diminuição dos impactos adversos provenientes da implantação e operação de cidades, pois contempla sistemas de coleta e tratamento de esgoto, sistema de drenagem de águas pluviais etc.
	
	O processo de eutrofização dos corpos hídricos possui incipiente relação com o saneamento ambiental
	
	Geralmente ocorre a insatisfação das comunidades onde o saneamento ambiental é implementado, pois seus efeitos não são imediatos.
	
	É empregado na maioria das cidades brasileiras devido aos baixos custos de implantação e operação
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201306080153)
	1a sem.: MANANCIAIS DE ÁGUA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os mananciais naturais de água, passíveis de aproveitamento para fins de abastecimento público, podem ser classificados em dois grandes grupos, Manancial Subterrâneo e Manancial Superficial: Das alternativas abaixo, somente uma delas é Verdadeira no que tange a conformidade com o texto:
		
	
	Manancial Subterrâneo: É todo aquele cuja água provém do subsolo, podendo ser elevada artificialmente somente através de obras de captação (poços rasos profundos, galerias de infiltração).
	
	Manancial Subterrâneo: É todo aquele cuja água provém do subsolo, podendo aflorar à superfície (nascentes, fontes, etc.), ou ser elevada artificialmente através de obras de captação (poços rasos profundos, galerias de infiltração).
	
	Manancial Subterrâneo: As reservas de água subterrânea provêm somente de aqüíferos.
	
	Manancial Subterrâneo: É todo aquele cuja água provém do subsolo, podendo somente aflorar à superfície (nascentes, fontes, etc.).
	
	Manancial Subterrâneo: As reservas de água subterrânea provêm somente de lençol d¿água.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201306094558)
	7a sem.: PMSS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Programa de Modernização do Setor Saneamento (PMSS), um dos principais programas da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, tem suas ações voltadas à criação das condições propícias a um ambiente de mudanças e de desenvolvimento do setor de saneamento no país. O PMSS é alimentado por uma base de coleta de dados, o SNIS, sigla que representa o: 
		
	
	Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. 
	
	Sistema Nacional de Implantação de Saneamento. 
	
	Sistema Nacional de Informatização do Saneamento e Saúde. 
	
	Sistema Nacional de Importação de Serviços de Saneamento. 
	
	Sistema Nacional de Informações sobre Saúde.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201306079584)
	10a sem.: DESTRUIÇÃO TÉRMICA
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Embora sob o ponto de vista químico a incineração seja um processo físico-químico como outros, a especificidade dos resíduos aos quais é aplicável e sua grande importância quantitativa fazem com que tradicionalmente o se considere e aborde à parte dos demais tratamentos. Explique, resumidamente, o princípio da incineração e os cuidados necessários para seu uso.
		
	
Resposta: EMBORA A INCENERAÇÃO SEJA UM PROCESSO FISICO-QUMICO PARA ELIMINAÇÃO DOS RESIDUOS ELE NÃO ELIMINA OS RESIDUOS TOXICOS, SO MUDA SUA FORMA, ALEM DISSO TODO PROCESSO DEVE SER SUPERVISIONADO E ICINERADO COM CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA SAÚDE HUMANA CONFORME NORMAS ESPECIFICAS.
	
Gabarito: Em princípio,