Buscar

TEORIA GERAL DAS PROVAS PARTE II NOVO CPC Maurício Cunha 30 SET. 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teoria geral das provas
parte ii – novo cpc
Maurício Cunha 
30 SET. _ 2015
Slide 1 - A prova tem por objeto demonstrar a veracidade de "alegações sobre fatos que sejam controvertidos e relevantes". O objeto, portanto, não é o "fato", mas a "alegação".
Slide 2 - A controvérsia e a incontrovérsia. O que (in)depende de prova?
Slide 3 - A prova deve ser apenas dos fatos relevantes ou influentes.
Slide 5 - Segundo o jurista espanhol Juan Montero Aroca, consideram-se notórios aqueles fatos cujo conhecimento faz parte da cultura normal própria de um determinado grupo social no momento em que se produz a decisão judicial.
Slide 6 - Seguindo a abordagem dos fatos que independem de prova, agora trataremos daqueles afirmados por uma parte e confessados pela parte adversária ou admitido no processo como incontroverso.
Slide 7 - Não podemos esquecer da confissão extrajudicial.
Slide 8 - Os três próximos abordarão as presunções.
Slide 9 - As presunções legais "absolutas" não admitem prova em contrário.
Slide 10 - Já as presunções "relativas" são aquelas em que o fato é considerado como ocorrido, até que tenhamos prova em sentido contrário.
Slide 11 - A impugnação especificada dos fatos.
Slide 12 - As regras (ou máximas) de experiência: segundo o prof. Fredie DidierJr, "o juiz, como homem culto, no decidir e aplicar o Direito, necessariamente usa de uma porção de noções extrajudiciais, fruto de sua cultura, colhida de seus conhecimentos sociais, científicos e artísticos ou práticos, dos mais aperfeiçoados aos mais rudimentares".
Slide 13 - Por fim, os indícios. Como causa ou efeito de outro fato, suscita uma operação por via da qual é possível chegar ao conhecimento, justamente, desse outro fato.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais