Buscar

Resumo de Antropologia NELSON C. MARCELINNO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de Antropologia – Gabriela Coelho Mota
Texto de Nelson C. Marcelinno e Ínicio das Aulas
> INTRODUÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS:
- Objeto das Ciências Sociais:
▪ Fatos Sociais: são caracterizados e descritivos, ou seja, pensar, agir, viver, sentir (todas as maneiras de modos) dão origem às tradições, costumes, leis, normas, religião, trabalho, etc.
▪ De suma importância para o desenvolvimento da sociedade, pois, a produção humana dá-se através da união de pessoas com a natureza, gerando sempre a história. 
SOCIEDADE ̶> MUDANÇA
▪ Os fatos são extensivos à nós, portanto, independem das nossas vontades e sim da auto adaptação. 
> A ANTROPOLOGIA SOCIAL: 
▪ Nesse texto, há a busca da explicação da antropologia para escapar dos conceitos vagos destinados à mesma. Por ex: a antropologia cultural não é destinada somente a cultura, nem a social somente à sociedade e nem a física somente à matéria. 
OBS: sociedade ≠ cultura: sociedade é a organização dos indivíduos que atuam com coletividade e cultura é a tradição viva, que passa de geração para geração. 
▪ Em antropologia ou, de qualquer forma, em antropologia social, o que os seus praticantes fazem é ETNOGRAFIA: 
- A etnografia é um método de estudo utilizado pelos antropólogos com o intuito de descrever os costumes e as tradições de um grupo humano. Este estudo ajuda a conhecer a identidade de uma comunidade humana que se desenvolve num âmbito sociocultural concreto. 
▪ Os antropólogos no Brasil perderam a uniformidade durante os anos, contudo, os seus e de outros antropólogos de diversos países tiveram seus primeiros objetos de estudo com os índios. 
> O NÚCLEO DA ANTROPOLOGIA SOCIAL:
▪ Originada no passado como uma vertente especializada da Sociologia dedicada expressamente à compreensão da vida COLETIVA através do estudo de sociedades “de pequena escala”, a Antropologia Social tomou vários rumos. 
OBS: Portanto a sociologia é o estudo da sociedade, e a antropologia um ramo dessa ciência. 
▪ Concentrar a atenção, a teoria e a pesquisa em sociedades e culturas mais simples, ditas também de “pequena escala”, procurar, a partir dos estudos feitos, explicações densas e abrangentes para algumas questões intrigantes a respeito de “todos os homens”, em “todas as sociedades”; buscar insistentemente comparar, integrar e totalizar fatos sociais, eis alguns procedimentos tradicionais da Antropologia Social. 
> UNIDADE E DIFERENÇA:
▪ A singularidade da antropologia à ciência política, história e sociologia, vem se exaurindo ao longo dos anos, pela semelhança de assuntos tratados entre si. Mas, o que torna a antropologia uma área específica das ciências sociais são os modos de abordagem, formas de questionamentos, estratégias de condução à uma investigação e as ênfases na busca de explicações. 
▪ A antropologia SEMPRE pretende explicar “tudo de todas as coisas”, ou seja, opta por explica-las o mais possível, desde sua produção até os fenômenos sociais de que são parte. 
▪ A antropologia lida com as estruturas, relações e símbolos sociais como fatos sociais. 
▪ Há também o relativismo, onde se defende que as culturas humanas se equivalem como valor e experiência, não se reduzindo umas às outras, não sendo mensuráveis umas pela escala de uma suposta evolução de outras e explicando-se plenamente, cada uma delas, de acordo com os termos de lógica de seu próprio sentido. 
▪ A tarefa do antropólogo é aplicar a lógica de sua ciência para decifrar a da cultura que estuda. Portanto, esses estudos particulares podem ser pouco a pouco construídos.
▪ Por fim, a antropologia social é dedicada a compreender a sociedade humana a partir de suas representações sociais, ou seja, aquilo que fazem os sujeitos quando vivem e pensam a sua vida cotidiana. 
OBS: Alguns antropólogos defendem que a antropologia estuda a sociedade como um sistema de símbolos e significados.

Outros materiais