Buscar

Av1 ECONOMIA E MODELOS DE GESTÃO 1SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Tec. Gest. Rec. Human. - Economia e Modelos de Gestão Período: 22/02/2016 00:00 à 24/03/2016 
1)Quando assistimos o noticiário jornalístico, vimos que o mesmo é lotado de notícias como, por exemplo, informações sobre a inflação, taxa de juros, desemprego. Estas informações se referem à:
	Comentário:
A alternativa correta é a letra "B", cf Web Aula I, Unidade II. Pois a Macroeconomia não aborda as decisões individuais, mas o funcionamento da economia como um todo.
Alternativas:
a)Mini Economia; 
b)Hiper Economia;
c)Microeconomia;
d)Macroeconomia.
2)A partir da definição da economia, surge um conceito importante, chamado ____________________. Esse conceito ilustra a idéia de que uma escolha por algo implica na renúncia de outras coisas. Veja a seguinte frase, de Sartre: "Estamos condenados a ser livres, pois temos que fazer escolhas; e toda escolha implica necessariamente em renúncia". 
	Comentário do gabarito
A resposta correta é a alternativa "A", cf Web Aula I, Unidade I. Esse conceito ilustra a idéia de que uma escolha por algo implica na renúncia de outras coisas. exemplo: o custo de oportunidade de João comprar uma lata de refrigerante é ele deixar de comprar 1Kg de açúcar; ou seja, João escolheu empregar seus recursos escassos (2 reais em dinheiro) para comprar refrigerante ao invés de açúcar. Outra pessoa poderia ter escolhido o açúcar, mas isso vai depender das necessidades de cada um. O raciocínio básico nesse conceito é: ao gastar 2 reais com refrigerante, João passa a ter 2 reais a menos para gastar com qualquer outra coisa. O conceito de custo de oportunidade ilustra bem a ideia de escolha que decorre da escassez
Alternativas:
a)Custo de Oportunidade; 
b)Liberalismo Econômico;
c)Lei da Oferta e da Procura;
d)Escassez.
3)Se todos os bens e serviços consumidos pelas pessoas "caíssem do céu", ninguém precisaria estudar economia, isto por que não haveria ______________. Assinale a alternativa que melhor preenche esta lacuna:
	Resposta gabarito: Escassez.
Comentário do gabarito: 
A resposta correta é a alternativa "d", cf Web Aula I, Unidade I. Um exemplo que responde prontamente esta alternativa é: Na compra de qualquer produto, será que o frete é grátis mesmo? Para o consumidor que o está comprando, pode ser que sim... mas alguém está pagando por esse frete! Ele não ¿caiu do céu¿. Esse exemplo, portanto, ilustra o conceito central da economia: a escassez.
Alternativas:
a)Empresas;
b)Bens e serviços suficientes;
c)Escassez;
d)Comércio.
4)É muito importante entender que a diferença entre microeconomia e macroeconomia não está no tamanho, mas no grau de agregação. Exemplo: ao estudar o que João decide fazer com seu salário, eu estou fazendo uma análise _____________; ao estudar o nível de renda e desemprego da cidade onde João mora, eu estou fazendo uma análise __________________. E se eu estivesse analisando o nível de desemprego do bairro onde João mora? A análise seria _________________? Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)Macroeconômica; Macroeconômica; Macroeconômica;
b)Microeconômica; Macroeconômica; Macroeconômica;
c)Macroeconômica; Microeconômica; Microeconômica;
d)Microeconômica; Microeconômica; Microeconômica.
Comentário do gabarito
Comentário
A resposta correta é a alternativa "B", cf Web Aula I, Unidade II. Ao estudar o que João decide fazer com seu salário, eu estou fazendo uma análise microeconômica; ao estudar o nível de renda e desemprego da cidade onde João mora, eu estou fazendo uma análise macroeconômica. Ao analisar o nível de desemprego do bairro onde João mora a análise continua sendo macroeconômica, pois não estou estudando indivíduos, mas um conjunto de famílias, de forma agregada.
5) Conhecendo um pouco mais sobre as políticas macroeconômicas, que podemos chamar simplesmente de "políticas econômicas", como são popularmente conhecidas, o governo tem quatro grandes objetivos de política econômica: 68315
I – Aumento do desemprego e diminuição do crescimento econômico;
II – Aumento da inflação (evitar aumento generalizado dos preços);
III - Equilíbrio nas contas externas (buscar saldo positivo nas transações com o exterior);
IV - Justa distribuição da renda.
Em relação aos objetivos de políticas econômicas do governo e as sentenças acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Apenas I e II são verdadeiras;
b)Apenas II e III são verdadeiras;
c)Apenas I, III e IV são verdadeiras;
d)Apenas III e IV são verdadeiras.
Apenas III e IV são verdadeiras
Comentário:
A alternativa correta é a letra "d", cf Web Aula I, Unidade II, pois somente a sentença III e IV, correspondem à dois dos quatro grandes objetivos de política econômica, onde o correto nas sentenças I e II seria :
- redução do desemprego e aumento do crescimento econômico;
- redução da inflação (evitar aumento generalizado dos preços);

Outros materiais