Buscar

Avaliação de Gestão Pública Participativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0610_AV_201404066276 » GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANDRE DE JESUS MENEZES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 3,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 14/03/2016 18:20:48
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 201404262614)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A participação popular é importante, porém algumas decisões de governo são estratégicas e essenciais, e geralmente não agradam a coletividade como um todo. No entanto, necessitam serem tomadas para o bem comum. Que medidas podem ser consideradas estratégicas e essenciais e por que prescindem de aprovação popular?
		
	
Resposta: Resposta: As medidas que podem ser consideradas estratégicas são aquelas envolvem a participação da sociedade nop processo decisõrio, onde é compartilhado tanto as decisões como as responsabilidades, com o objetivo de gerar o melhor para a sociedade. Essa decisão compartilhada pode ser através, por exemplo, dos conselhos de gestores, conselhos municipais, entre outros.
	
Gabarito: A política de segurança nacional e a política econômica são exemplos disso, essas medidas precisam ser implementadas de forma técnica sem grandes aberturas populares para debates e deliberações. Assim é importante esclarecer que participação não significa transformar os governos em grandes arenas de debates constantes para a adoção de cada medida de governo, pois afinal os governantes são os representantes da sociedade. É importante ao gestor público discernir as políticas públicas possíveis de serem implementadas através de decisões coletivas e as unilaterais, visto que não se pode transformar o governo em um assembleísmo, uma vez que participação é um processo lento e conflituoso.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A política de segurança nacional e a política econômica são exemplos disso, essas medidas precisam ser implementadas de forma técnica sem grandes aberturas populares para debates e deliberações.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404262488)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Uma idéia muito comum, ainda que com certo nível de imprecisão teórica, é a de que os planejadores urbanos trabalhem principalmente com o aspecto físico de uma cidade, no sentido de sugerir propostas que têm como objetivo embelezá-la e fazer com que a vida urbana seja mais confortável, proveitosa e lucrativa possível. O processo de planejamento, portanto, passa a ser visto como um processo cíclico, no qual os resultados alcançados pelas ações passam a servir de objeto de análise que gera retroalimentações para as outras fases do processo. Indique a seguir pelo menos 3 etapas do processo estudado nas aulas, na ótica de McLoughlin:
		
	
Resposta: Resposta: Processo de desenvolvimento urbano, plano diretor e ppa.
	
Gabarito: As etapas prescritas por McLoughlin são: 1. Avaliação preliminar 2. Formulação dos objetivos 3. Descrição e simulação do sistema 4. Definição de alternativas (cursos de ação) 5. Avaliação das alternativas 6. Seleção das alternativas 7. Implementação O aluno deve indicar pelo menos 3 destas 7 etapas
	
Fundamentação do(a) Professor(a): As etapas prescritas por McLoughlin são: 1.Avaliação preliminar 2.Formulação dos objetivos 3.Descrição e simulação do sistema 4.Definição de alternativas (cursos de ação) 5.Avaliação das alternativas 6.Seleção das alternativas 7.Implementação O aluno deve indicar pelo menos 3 destas 7 etapas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404250294)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"É organizado política, social e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente" (Wikipedia -http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado). Esta definição corresponde ao conceito de:
		
	
	Município.
	 
	Estado.
	
	Confederação.
	
	Nação.
	
	Território.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404250298)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O modelo científico de administração(*) contrapõe-se ao modelo participativo(**). Deste modo podemos dizer então que o modelo científico  harmoniza-se mais com o estilo de mudança:
(*)Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.
(**) A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações.
		
	
	Do conhecimento.
	 
	Participativa.
	
	Atitudinal.
	
	Grupal.
	 
	Diretiva.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404250267)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No século XX, após o advento dos direitos públicos, isto é, aqueles de que gozam todos os cidadãos, fazendo que a propriedade do Estado seja efetivamente pública, a democracia e a administração pública burocrática  (concebidas para proteger o patrimônio público ) precisavam transformar-se: a primeira deveria ser mais participativa ou mais direta, e a segunda, menos burocrática e mais gerencial. Sobre o texto apresentado podemos afirmar que:
		
	
	Os direitos políticos ganharam força a partir do século XVII.
	 
	Está totalmente correto.
	
	Está parcialmente correto.
	
	Está totalmente errado.
	
	Os direitos políticos ainda não existem no Brasil.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404250249)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quanto aos conceitos de Ciência Política, Administração Pública, governabilidade, governança e intermediação de interesses, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	A governabilidade refere-se mais à dimensão estatal do exercício do poder. Diz respeito às condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os Poderes, o sistema de intermediação de interesses.
	 
	A definição geral de governabilidade está relacionada à capacidade de ação do Estado na formulação e implementação de políticas públicas e consecução das metas coletivas.
	
	De modo geral, o clientelismo indica um tipo de relação entre atores políticos que envolve concessão de benefícios públicos, na forma de empregos, benefícios fiscais, isenções, em troca de apoio político, sobretudo na forma de voto. Esse é um dos sentidos em que o conceito é usado na literatura internacional.
	
	O clientelismo é o mandonismo visto do ponto de vista bilateral. Seu conteúdo também varia ao longo do tempo, de acordo com os recursos controlados pelos atores políticos, no caso brasileiro pelos mandões e pelo governo.
	 
	A modalidade institucional-redistributiva de proteção social se abriga sob o padrão social-democrata de Welfare State. Ao Estado compete a produção e a distribuição de bens e serviços "extramercado", em grande parte financiados por impostos gerais e dirigidos a todos os cidadãos. Predomina nos países escandinavos, onde, também, o corporativismo (ou neocorporativismo) se enraízou, proporcionando a base para acordos de largo alcance e longa duração.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404250280)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A lei denominada Estatuto da Cidade estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Seu(s) princípio(s )básico(s) é (são):Intervenção no domínio econômico e utilização adequada do solo urbano.
	
	Competição com a iniciativa privada.
	
	Distribuição dos bens públicos aos mais carentes.
	
	Controle e intervenção nas atividades econômicas privadas, no âmbito municipal.
	 
	Planejamento participativo e a função social da propriedade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404256657)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Constituição Federal, preocupada em proteger o pacto federativo, estabeleceu alguns comandos constitucionais que são verdadeiras garantias constitucionais da nossa Federação. Qual dos itens abaixo não corresponde a uma destas garantias?
		
	
	Rigidez da Constituição: o fato de a Constituição Federal ser rígida dificulta a modificação da repartição de competências entre os entes políticos, haja vista que esta somente será possível mediante a aprovação de emenda à Constituição, pelo procedimento especial e árduo, exigido constitucionalmente.
	
	Repartição de competências: ao distribuir as competências públicas entre os diferentes entes políticos, a Constituição Federal outorga-lhes autonomia para a atuação no âmbito das respectivas áreas, assim assegurando o equilíbrio federativo.
	 
	Processo de intervenção: em certas hipóteses, a intervenção de um ente federado sobre o outro tem por fim específico assegurar a manutenção e o equilíbrio de nossa Federação.
	 
	Controle de constitucionalidade: a atribuição ao Poder Legislativo da competência para exercer o controle de constitucionalidade possibilita que ele fiscalize o exercício pelos entes federados das competências delineadas no texto constitucional, porquanto a atuação de qualquer um dos entes federados fora de suas competências próprias configura atuação inconstitucional, passível de anulação pelo Poder Legislativo, por meio das leis.
	
	Imunidade recíproca de impostos: impõe a vedação constitucional de exigência de impostos entre os entes federados, impedindo que a autonomia de um ente político seja prejudicada por outro. (Art. 150, inciso VI, "a", da CF/88).
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404257194)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção correta.
		
	 
	No âmbito da competência legislativa concorrente, o Estado-Membro pode legislar sobre normas gerais, se a União não o houver feito, ou, se o houver feito, em caráter suplementar.
	
	Em virtude da autonomia de que goza, um Estado-Membro pode, por decisão que compete exclusivamente à sua Assembléia Legislativa, desmembrar-se para formar outros Estados-Membros.
	
	Incumbe à União, com exclusividade, o combate às causas da pobreza e os fatores de marginalização e a promoção da integração social dos setores desfavorecidos.
	
	O legislador federal não tem competência para influir no processo de criação ou desmembramento de Municípios.
	 
	A Constituição veda toda a colaboração da União, Estados e Municípios com igrejas e cultos religiosos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404258283)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em se tratando da política de desenvolvimento urbano, que deve ser executada pelo Poder Público Municipal, é INCORRETO que:
		
	 
	O plano diretor, a ser aprovado pela Câmara Municipal, é obrigatório somente para cidades com mais de cinquenta mil habitantes.
	
	O pagamento de prévia e justa indenização em dinheiro é requisito normal para a realização das desapropriações de imóveis urbanos.
	
	O proprietário do solo urbano não edificado, se atendidas circunstâncias exigidas no plano diretor e na lei específica, pode sofrer a sanção de edificação compulsória.
	
	A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor.
	
	A subutilização de solo urbano pode dar causa, em determinadas circunstâncias e atendidos certos parâmetros, à desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública.

Outros materiais