Buscar

estudo dirigido Cinesioterapia AV1 respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE CINESIOTERAPIA – AV1
Em Cinesioterapia muito se fala sobre a importância do conhecimento dos exercícios enquanto terapêutica, obrigando o fisioterapeuta a realmente atuar fisicamente, sem se prender, somente, aos recursos mecânicos, tornando todo o processo inconsistente e ineficaz. Assim sendo, analise as questões abaixo e marque a alternativa correta.
A mobilização passiva enfatiza a conduta sistemática dos pacientes que, sempre por uma condição somática, não realizam manobras ativas e / ou reagem mal à utilização de aparelhos.
Os pacientes que são submetidos a processos invasivos, como cirurgias, deverão iniciar a conduta somente com aparelhos, já que qualquer forma de mobilização estaria contra-indicada.
Na mobilização ativo-assistida, o terapeuta se faz presente para observar a mobilização executada pelo paciente, diferente das outras formas, onde isso não é necessário.
 A mobilização ativo-livre não traduz uma condição terapêutica, entendendo que, por não ter ação do fisioterapeuta, não envolve um processo de reabilitação funcional.
Independente da mobilização utilizada, é fundamental a compreensão de que quanto mais cedo se iniciam os movimentos, menores serão os prejuízos, contribuindo para uma reabilitação precoce.
O termo controle motor traduz a relação de equilíbrio entre os movimentos involuntários e voluntários, presentes no cotidiano de todo ser humano. É com base nele que planejamos nossas condutas, certos de uma total reabilitação dos pacientes que nos procuram. Com base nessas informações, marque a alternativa correta.
A aprendizagem motora consiste na repetição de movimentos específicos, após um registro inicial, para que se armazene a informação motora necessária à evocação do movimento correto durante uma necessidade específica.
A fase de mobilidade controlada é aquela que direcionamos o foco ao controle dos sinais e sintomas iniciais, caracterizando-se pelo momento de maior restrição terapêutica e, por isso, definida como controlada.
Durante a fase de reabilitação funcional, enfatizamos mobilizações assistidas e passivas para que o paciente encontre maior segurança à realização de suas atividades fora do ambiente terapêutico.
Os exercícios contra-resistidos são iniciados na fase de estabilidade articular e, após mudança de fase, não deverão ser mais enfatizados, para não levar à saturação dos receptores articulares e musculares, também definidos como proprioceptores.
A fase de mobilidade articular é caracterizada pela ação exclusiva da mobilização ativo-livre, pois o objetivo desta fase é simplesmente permitir a aquisição e manutenção da ADM funcional.
Quando falamos de exercícios terapêuticos, entendendo a Cinesioterapia como base, exemplificamos cada momento de atuação por meio de métodos / técnicas específicas, para facilitar a compreensão e, assim alguns autores foram trabalhados como Willians, Mckenzie, Codman e Rockwood. Com base nesses conceitos, analise as questões que se seguem e marque a alternativa que traduz a sua reflexão.
Os exercícios de Willians preconizam o trabalho de alongamento e fortalecimento de cadeia anterior, entendendo que a ação dos músculos posteriores é sempre reflexa.
Como a maioria das lesões de coluna contemplam, pela funcionalidade, alterações posteriores ou póstero-laterais, Mckenzie propõe exercícios em hiperextensão de tronco, facilitando aumento da tensão posterior com abertura dos forames anteriores.
Os exercícios pendulares de Codman são priorizados em angulação biomecânica do ombro que permita decoaptação articular, por efeito gravitacionário somado à pequena carga imposta.
O protocolo de Rockwood é priorizado em lesões do ombro, contendo exercícios ativo-livres, em todos os planos articulares de movimento.
Todas as alternativas estão corretas.
Todas as alternativas estão incorretas.
Somente uma alternativa está correta.
Duas alternativas estão corretas.
Três alternativas estão corretas.
A presença de dor é comum na procura inicial dos pacientes aos setores de fisioterapia e é nesse momento também que se registram nossas maiores restrições de ação, favorecendo condutas mais mecânicas do que manuais, apesar da afirmação da necessidade de mobilização precoce. Dessa forma, cite 2 técnicas cinesioterapêuticas, das vistas em aula, que poderão ser utilizadas nessa fase, justificando sua escolha por meio dos objetivos pretendidos em cada uma delas.
Mobilização passiva, pois o fisioterapeuta exerce total controle sobre o movimento podendo interromper a mobilização caso o paciente apresente uma resposta diferente do esperado. 
Exercícios de Williams: pode ser realizado desde que seja respeitada a limitação do paciente, não executando os exercícios de ponte e flexão de tronco por serem exercícios de maior nível de dificuldade.
Uma paciente de 56 anos, do lar, procura auxílio fisioterapêutico com quadro de lombociatalgia D há 2 meses. O quadro iniciou-se há mais de 1 ano somente com um pequeno desconforto lombar, que veio se acentuando até o quadro atual. A paciente apresenta hiperlordose lombar, com acentuada retração de musculatura paravertebral, além de encurtamento de isquiotibiais (geno-flexo) e fraqueza abdominal. À ressonância magnética não demonstrou alteração articular, percebendo-se somente compensação muscular ao quadro postural relatado. Com base no quadro, diga se são os exercícios de Willians os mais indicados ou os de Mckenzie, justificando sua escolha. 
Neste quadro, os exercícios de Williams são os mais indicados já que eles proporcionam alongamento da musculatura posterior e fortalecimento da musculatura anterior o que se resume justamente o problema dos pacientes. 
Um homem de 38 anos, operário, trabalha com os ombros acima da cabeça. Há 1 mês iniciou dor pontual em ombro E, principalmente nos movimentos de flexão, abdução e rotação externa. Em conduta fisioterapêutica planejou-se, entre outras condições, exercícios de Codman, com o paciente sentado, mantendo o membro superior E pendente ao longo do corpo com halter de 1 kg na mão e exercícios de Rockwood em flexão, extensão, rotação interna e externa de ombro E, mantendo flexão do cotovelo a 90º, por meio de tira elástica. Com base no quadro, responda: (a) Com relação aos exercícios de Codman, está correta a aplicação? Justifique sua resposta. (b) Nos exercícios de Rockwood citados, diga em que momento encontramos, de forma geral aos 4 exercícios, contração isométrica, isotônica concêntrica e isotônica excêntrica, justificando a ação e utilização da tira elástica.
A aplicação dos exercícios de Codman está sendo feita de maneira incorreta, já que o protocolo determina que os pacientes devem estar em pé para que haja a decoaptação do ombro por ação da gravidade, auxiliada ao uso do halter. 
Contração Isométrica: encontramos no posicionamento do corpo e na flexão mantida do cotovelo para a realização dos movimentos. 
Contração isotônica concêntrica: Encontramos quando os exercícios estão sendo executados. É a força feita contra a gravidade. 
Contração istotônica excêntrica: Encontramos quando há o retorno ao movimento. Força que é feita para evitar o retorno rápido do movimento pela resistência feita pelo elástico. 
Paciente de 54 anos, homem, empresário. Relata quadro álgico em região de ombro D após ter sofrido queda com a mão espalmada há 2 semanas. No momento apresentado limitação de ADM em todos os movimentos do ombro, por dor. Com base no quadro, responda: (a) Em qual fase do controle motor ele se encontra. Justifique sua resposta. (b) Nesse momento, indique 1 técnica cinesioterapêutica, das vistas em aula, que poderiam trazer benefícios a esse paciente. Justifique sua resposta.
Fase 1 do controle motor. Por conta do paciente apresentar dor e diminuição do arco de movimento podemos utilizar protocolo de Codman, a fim de ganhar espaço para fazer mobilização da articulação com menos atrito, tornando o movimento mais eficaz, 
A Cinesioterapia é a maior ferramenta do fisioterapeuta, contudo alguns profissionais, presos àideia dos títulos, deixam essa visão de lado e passam a atuar de forma mecanicista, não percebendo a real necessidade dos pacientes. Assim sendo, disserte sobre a importância da cinesioterapia, abordando critérios positivos e negativos do conhecimento de métodos específicos à reabilitação.
É importante que o profissional tenha conhecimento de várias técnicas mas saiba quando e onde utiliza-las. Não adianta que tenha vários títulos e não execute nenhuma das ferramentas de forma clara a fim de dar resultados aos pacientes. É importante que o fisioterapeuta saiba executar bem as técnicas a fim de proporcionar ao paciente melhor resultado, não focando apenas em realizar vários exercícios que não deem nenhum resultado ao problema que está sendo tratado. 
Com relação aos exercícios de Oxford e DeLorme explique as principais diferenças entre eles e diga os objetivos esperados com os exercícios com variação de cargas e / ou repetições.
Oxford: exercícios feitos com a carga máxima suportada pelo paciente de forma descendente.
DeLorme: exercícios feitos com a carga máxima suportada pelo paciente de forma ascendente.
O fato de darmos estímulos variados, seja na carga, seja repetição, serve para otimizar o fortalecimento da musculatura envolvida, afastando-a da zona de fadiga. 
De maneira geral, conceitue os tipos de contração assim como os tipos de mobilização a serem utilizadas em Cinesioterapia.
Mobilização:
Passiva: fisioterapeuta realiza todos os movimentos pelo paciente. Pode ser feita a osteocinemática ou artrocinemática. 
Mobilização ativa:
Ativa livre: paciente faz sozinho, sendo feita apenas de forma osteocinemática apenas. 
Ativa assistida: paciente executa o movimento sendo auxiliado pelo fisioterapeuta. Pode ser feita osteo e artrocinematica.
Ativa resistida: paciente faz movimento sozinho com resistência de uma força mecânica. Pode ser feita osteocinematica.
Contração:
Isométrica: Não há movimento aparente no músculo diante da contração muscular. 
Isotônica concêntrica: Há execução do movimento contra a força da gravidade. 
Isotônica excêntrica: Há uma execução do movimento a favor da força de gravidade, sustentando o movimento de retorno. 
Isocinética: Há contração muscular concêntrica, porém de forma calculada. Este tipo de exercício só pode ser realizado com ajuda de um dinamômetro.

Outros materiais