Buscar

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS - SÍNTESE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS 
 
QUANTO À NATUREZA DA OBRIGAÇÃO: 
1. UNILATERAL X BILATERAL X PLURILATERAL 
a) Unilateral: Contrato que cria direitos e/ou obrigações unicamente para uma das partes. O ônus do contrato esta somente de um lado e o bônus encontra-se no outro. Em síntese, não há contraprestação.Ex: Doação pura. 
b) Bilateral (Sinalagmático): Contrato que cria/estabelece direitos e obrigações recíprocos para ambos os contratantes. Há sinalagma, isto é, proporcionalidade nas prestações. Ex: Compra e Venda. 
c) Plurilateral: Contrato contraído por mais de dois contratantes, estabelecendo-se neste, direitos e obrigações recíprocos para todos os envolvidos. Ex: Consórcio. 
2. COMUTATIVO X ALEATÓRIO 
a) Comutativo: Contrato onde as obrigações são certas e determinadas; isto é, os contratantes podem antever os sacrifícios e as vantagens do negócio jurídico firmado. Tem-se, subjetivamente, de uma equivalência nas obrigações. 
b) Aleatório: Contrato onde a prestação de um dos contraentes não é conhecida com exatidão quando da celebração do contrato. Está presente a “álea”, o fator de risco; um dos contratantes se submete à sorte. Poderá adotar a seguintes formas: 
b1) Emptio Spei (Risco ao Extremo) / Contrato de Coisa Futura: O contratante assume o risco de não vir a ganhar coisa alguma (da inexistência da coisa 
pretendida), deixando à sorte o resultado da sua contratação (Artigo 458). 
b2) Emptio Rei Speratae (Garantia Mínima ou Limite Máximo) / Contrato de Coisa Futura: Não há a assunção total de riscos pelo contratante, as partes convencionam uma garantia mínima ou limite máximo a cerca do objeto negocial estipulado (Artigo 459). 
3. ONEROSO X GRATUITO 
a) Oneroso: Contrato que estabelece a ambos os contratantes, ao mesmo tempo, direitos e deveres, sacrifícios e benefícios. Há uma prestação e sua consequente contraprestação. 
b) Gratuito: Contrato no qual somente uma das partes é onerado (único detentor das obrigações do contrato), ao passo que a outra auferirá todos os benefícios do contrato. 
4. CAUSAL X ABSTRATO 
a) Causal: Contrato vinculado à causa que o determinou, podendo ser determinado inválido se a mesma for considerada inexistente. 
b) Abstrato: Contrato cuja força decorre de sua própria forma, independentemente da causa que os estipulou. Ex: Títulos de crédito em geral. 
5. PARITÁRIO X ADESÃO 
a) Paritário: Contrato onde as partes estão em iguais condições de negociação, estabelecendo livremente as cláusulas contratuais. 
b) Adesão: Contrato onde um dos pactuantes predetermina (impõe) as cláusulas do negócio jurídico, cabendo à outra parte somente aderir. 
QUANTO À FORMA: 
6. SOLENE X NÃO SOLENE 
a) Solene: Contrato cuja forma é prevista por lei. (Requisito de Validade) 
b) Não Solene: Contrato de forma livre, ou seja, não determinada por lei. 
7. CONSENSUAL X REAL 
a) Consensual: Contrato concretizado com a simples declaração de vontade das partes. 
b) Real: Contrato cuja concretização exige a entrega da coisa (de algo) para que se repute existente. Antes da entrega efetiva da coisa, ter-se-á mera promessa de contratar e não um contrato perfeito e acabado. 
QUANTO À PESSOA CONTRATANTE: 
8. INDIVIDUAL X COLETIVO 
a) Individual: Contrato formado por pessoas cujas vontades são “individualmente consideradas”. Cada contratante terá sua vontade considerada. 
b) Coletivo: Também conhecido como contrato normativo, é o tipo de contrato onde há uma transubjetivação da avença, alcançando grupos não individualizados, reunidos por uma relação jurídica ou de fato. Ex: CCT. 
9. PESSOAL (Personalíssimo) X IMPESSOAL 
a) Pessoal: Contrato formado em “intuitu personae”, ou seja, celebrado em função da pessoa do contratante. 
b) Impessoal: Contrato em que somente interessa o resultado da atividade contratada, independentemente de quem seja a pessoa que irá realizá-la. 
QUANTO AO TEMPO: 
10. DETERMINADO X INDETERMINADO 
a) Determinado: Contrato que possui termo inicial e final estabelecidos. Ou mesmo condição resolutiva que limite a eficácia do contrato. 
b) Indeterminado: Contrato em que o termo final é incerto. 
11. INSTANTÂNEO X EXECUÇÃO DIFERIDA X DE DURAÇÃO 
a) Instantâneo: Contrato cujos efeitos são produzidos de uma só vez; prestação e contraprestação imediatos / simultâneos. 
b) Execução Diferida: Subtipo de contrato instantâneo. É o tipo de contrato que deve ser cumprido com um só ato, contudo, em momento futuro. 
c) De Duração: Contrato que se cumpre por meio de atos reinterados. Ex: Compra e Venda a prazo, Contrato de Trabalho. 
DEMAIS CLASSIFICAÇÕES: 
12. PRINCIPAL X ACESSÓRIO 
a) Principal: Contrato que têm existência autônoma, isto é, independe da existência de outro contrato. 
b) Acessório: Contrato cuja existência jurídica pressupõe a de outro contrato, o principal. 
13. TÍPICO X ATÍPICO 
a) Típico: Contratos previstos pelo ordenamento jurídico, por lei em sentido lato. 
b) Atípico: Não previstos/tipificados por lei, resultam da convenção das partes. 
14. CIVIL X ADMINISTRATIVO 
a) Civil: Contrato formado somente por entes de natureza privada. Quanto aos efeitos, estes prevalecem para a esfera privada. 
b) Administrativo: Contrato onde o ente público participa da relação jurídica negocial. Quantos aos efeitos, estes prevalecem para a esfera pública. 
15. DERIVADO OU SUBCONTRATO (São Sinônimos) 
Contrato que tem por objeto, direitos estabelecidos em outro contrato, denominados básicos ou principais. Nessa espécie de avença, um dos contratantes transfere a terceiro, sem se desvincular, a utilidade correspondente à sua posição contratual. Ex: Sublocação de imóveis. 
16. AUTOCONTRATO 
Contrato em que o representante conclui, ele mesmo, o contrato por si e pelo representado. Ex: Mandatário que celebra contrato consigo mesmo em nome de outro. 
17. MISTOS X SIMPLES 
a) Simples: Contrato Individualizado (nominado), puro. 
b) Misto: Contrato que reúne em seu conteúdo os elementos de dois ou mais tipos contratuais previstos no ordenamento jurídico. Dá origem a um contrato atípico. 
18. PRELIMINAR X DEFINITIVO: 
a) Preliminar: Contrato que tem por finalidade/conteúdo determinar a existência de outro contrato futuro e definitivo. 
b) Definitivo: Contrato que independe da existência de outro futuro, produzindo efeitos plenos por si só.

Outros materiais