Buscar

RELATÓRIO GERADOR DE VAN DER GRAAF

Prévia do material em texto

RELATÓRIO
FUNCIONAMENTO DO GERADOR DE VAN DER GRAAF
DISCIPLINA: FISÍCA EXPERIMENTAL III
TURMA: 3010
ALUNO: NIVALDO MARIANO DE LUCENA JÚNIOR 
OBJETIVOS:
Vamos usar o gerador de van der graaf para reproduzir e compreender o comportamento das cargas elétricas e do corpo eletrizado durante os três processos de eletrização.
MATERIAIS:
01 gerador eletroestático
01 eletrodo com gancho e lamina de alumínio 10 mm x 180 mm (dobrada ao meio)
01 esfera auxiliar
01 cuba cilíndrica
01 conexão elétrica preta com pinos de pressão
01 conexão elétrica vermelha com pinos de pressão
01 frasco de pó de caulim (para evitar o travamento da correia)
01 lamina de alumínio 10 mm x 50 mm
01 fita adesiva
30 ml de óleo de rícino
FUNCIONAMENTO DO GERADOR:
Este equipamento foi desenvolvido pelo Engenheiro americano Robert Jemison Van de Graaff (1901 – 1967) que passou a se dedicar as pesquisas no campo da Física Atômica. O gerador é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio. Ao ligar o motor, à correia feita de borracha entra em atrito com o rolete de PVC, e é onde ocorre à separação das cargas, no contato entre o rolete de PVC e a tira de borracha a superfície do rolete captura elétrons da correia de borracha e o rolete fica com cargas negativas (excesso de elétrons) e a superfície interna da correia de borracha com cargas positivas (falta de elétrons).
O excesso de elétrons do rolete e descarregado na carcaça do motor deixando o rolete eletricamente neutro, já a correia de borracha sobe eletrizada positivamente (falta de elétrons) e descarrega sua carga pelo pente metálico superior que este ligado internamente a esfera com isso a carga conduzida pela correia de borracha vai se acumulando na superfície da esfera. Esse gerador e capaz de produzir uma diferença de potencial de milhares de volts.
PARTES COMPONENTES DO GERADOR DE VAN DER GRAAF:
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Nesse relatório foi apresentado o princípio da distribuição de cargas em um condutor, onde foi utilizado um gerador de Van de Graaff, o que se pode comprovar nesta experiência que teve como principal objetivo a compreensão do comportamento das cargas elétricas e do corpo eletrizado e que tem como explicação o processo de eletrização por indução. Podemos concluir então que o experimento comprovou a teoria, pois os processos de eletrização por atrito, contato e indução foram realizados com a utilização deste instrumento, possibilitando também observar os princípios da eletrostática e de que o campo e a força elétrica influenciam na carga.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes