Buscar

Roteiro para Elaboração de Qualquer Trabalho de Cunho Acadêmico em 2016.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROPOSTA DE ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA OU QUALQUER TRABALHO DE CUNHO ACADÊMICO QUE TRADUZA, NA ESCRITA, O TRABALHO REALIZADO, MOSTRANDO COMO, POR EXEMPLO, A PROPOSTA DO PROJETO DE UM SISTEMA MECÂNICO A SER DESENVOLVIDO PELOS DIVERSOS GRUPOS DE UMA DADA TURMA DE DISCIPLINAS DE PROJETO EM 2016.1
1 – O trabalho escrito deve apresentar elementos que expressem, com clareza, todo o desenvolvimento do projeto, enquanto objeto do estudo, de formas a facilitar a compreensão e o acesso de qualquer pessoa que, mesmo leiga sobre o assunto, possa entender os objetivos e as finalidades do referido estudo. Desta forma, como sugestão, procura-se mostrar aqui um roteiro que tem como finalidade básica estabelecer parâmetros mínimos de uniformidade na construção do trabalho escrito, independentemente do projeto ou do grupo responsável pelo estudo. Portanto, os parâmetros básicos que tentam uniformizar a construção do trabalho escrito são:
– Apresentação do trabalho → Neste item deve-se apresentar o trabalho do ponto de vista do que trata o seu conteúdo, ou seja; deve buscar motivar o leitor não só pelo tema tratado, mas fundamentalmente pela forma como o mesmo é abordado.
– Objetivo ou objetivos → Aqui, deve-se inserir tanto o objetivo geral quanto o objetivo ou objetivos específicos do conteúdo do trabalho, procurando mostrar a importância e a relevância desse conteúdo.
– Introdução → Este item, em geral, é o mais difícil de ser trabalhado. Isto reside no fato de que aqui, deve-se tratar dos aspectos que fazem a conexão entre princípio, meio e fim do trabalho elaborado. Em linhas gerais isto significa: tomar conhecimento do problema, analisar o problema, apresentar solução ou soluções para o problema, avaliar a solução ou soluções alcançadas de formas a poder tirar conclusões e, em algumas situações indicar sugestões a serem futuramente apreciadas.
2 – Os Capítulos: Neste conjunto de espaços, recomenda-se organizar o trabalho de formas a torná-lo atrativo e de melhor compreensão. Para tanto, deve-se passar a idéia de estar tratando do conteúdo por parte, mas sem jamais perder a idéia de noção do todo. Portanto, deve-se organizar o corpo do trabalho com elementos como: 1 – Estado da Arte: onde se deve trabalhar no sentido de uma pesquisa bibliográfica que possa dar conta do problema, mostrando todos os elementos e ferramentas necessárias a elaboração e desenvolvimento do estudo como, por exemplo - procurar apresentar o objeto de estudo com um histórico, evolução e estágio atual; mostrar conteúdos que, mesmo não sendo intrínseco ao objeto de estudo, torna-se necessário conhecê-lo; trabalhar a necessidade de selecionar e especificar materiais; apresentar ferramentas necessárias a análise e a avaliação do estudo realizado, entre outros. 2 – Metodologia e Materiais: aqui, deve-se definir, com clareza, que metodologias ou métodos serão utilizados na elaboração e desenvolvimento do trabalho, como também discutir sobre os materiais que possam ser utilizados para a confecção do objeto de estudo. 3 – Elaboração da Planilha de Cálculos: neste ponto, deve-se mostrar o conjunto de elementos de cálculos necessários a uma análise preliminar dimensional do membro em estudo, de forma que se possa formular uma proposta para o componente em termos físicos. 4 – A Proposta de Projeto: aqui, deve-se expressar uma idéia não só dimensional, mas fundamentalmente de forma, ou seja; uma arquitetura proposta para o elemento de estudo, fisicamente falando, sobre o qual se avaliará a sua resposta do ponto de vista da falha, da rigidez necessária e da velocidade crítica. 5 – Análise e Avaliação dos Resultados: neste ponto, é preciso que se realize uma investigação sobre os procedimentos e análises efetuados, considerando as hipóteses adotadas e as tomadas de decisões efetuadas. 6 – Conclusões e Sugestões: aqui, devem-se expressar claramente quais elementos foram considerados na elaboração e desenvolvimento do estudo e seu confronto com a análise dos resultados alcançados, a partir de uma crítica sobre os procedimentos adotados para alcançar os mencionados resultados. 7 – Bibliografia: neste ponto, devem-se apresentar todos os elementos bibliográficos utilizados no estudo elaborado, garantindo, de forma clara, que todos os direitos aos créditos sejam devidamente citados.

Outros materiais