Buscar

ED Interpretação de Textos

Prévia do material em texto

Leia a notícia para responder à questão 
Governo cria grupo para estudar recuperação de rios afetados por acidente de MG
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, instituiu grupo de trabalho no âmbito do ministério com a finalidade de coordenar a posição ambiental na esfera federal relacionada ao acidente ocorrido por causa de rompimento da Barragem do Fundão, localizada no município de Mariana (MG). A decisão está em portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (7), e ocorre dois meses depois do desastre.
O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco ocorreu no dia 5 de novembro, provocou mortes, destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, deixou desalojados e gerou um mar de lama que avançou até o Estado do Espírito Santo, atingindo rios e praias. O desastre é considerado a tragédia ambiental mais grave do País [...].
Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/01/07/governo-cria-grupo-para-estudar-recuperacao-de-rios-afetados-por-acidente-de-mg.htm>. Acesso em: 12 jan. 2016.   
A linguagem constitui diversas produções escritas e/ou orais. Em muitos tipos textuais, pode haver o predomínio da linguagem denotativa ou conotativa, o que irá depender do objetivo comunicativo a ser atingido. Em relação à notícia apresentada, é possível afirmar que a linguagem predominante neste gênero textual é: 
A resposta correta é: A linguagem denotativa, pois a notícia é um gênero textual, cujo conteúdo deve ser apresentado por meio de uma linguagem clara e objetiva..
Leia a letra da música Que País é Esse? para responder à questão:
Que País é Esse?
Legião Urbana
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte o meu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis e documentos fieis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se foi
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Disponível em: <http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/46973/>. Acesso em: 12 jan. 2016.  
A partir da leitura da letra da música da Banda Legião Urbana, faça uma reflexão para perceber quais conhecimentos de contexto deve-se ter para entendê-la. A seguir, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
A resposta correta é: O leitor precisa ter conhecimentos sobre a política, a geografia e as condições sociais, e sobre a Constituição, lei máxima de nosso país..
Leia o texto para responder à questão:
Um mundo de coisas para ler
Na próxima década, a massa de informação que circula no mundo dobrará de volume a cada oitenta dias. Pelo menos é o que dizem os especialistas. Reduzir o tempo gasto nessa leitura toda não é má ideia. Mas seria possível?
“Não conheço estudos que indiquem isso”, afirma o neuroftalmologista Paulo Imamura, da Universidade Federal de São Paulo. Jorge Roberto Pagura, neurocirurgião do hospital paulista Albert Einsten, discorda. “Atividades cerebrais podem ser adestradas”, afirma. O fato é que pouco se sabe sobre a fisiologia da leitura. Para a diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marlene Carvalho, a técnica funciona para jornais, relatórios e processos. Mas não para textos literários. O cineasta americano Woody Allen pensa do mesmo modo. Criou até uma piada sobre o assunto: “Fiz um curso de leitura dinâmica e consegui ler o romance Guerra e Paz de Leon Tolstoi em apenas 15 minutos! É sobre a Rússia.”
Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/num-piscar-de-letras>. Acesso em: 12 jan. 2016.  
No artigo, o autor reproduz a fala dos especialistas consultados com a intenção de:
Escolha uma:
A resposta correta é: Colocar em evidência a polêmica da temática tratada..
Patrícia, aluna do 5º ano do ensino fundamental, desconhece a língua inglesa. Ela nunca teve a oportunidade de estudar um idioma, sempre viveu em um vilarejo de poucos recursos. Agora que mudou para a capital está com dificuldade em acompanhar a dinâmica das aulas, no novo colégio, principalmente as de Língua Inglesa.
Fonte: <http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/11/presidente-do-fla-envia-carta-parabenizando-obama-pela-reeleicao.html>. Acesso em: 5 jan. 2016.
Hoje, o dever de casa é traduzir a carta acima. Certamente Patrícia terá dificuldades, já que nunca estudou esse idioma. Diante dessa situação, que tipo de conhecimento falta à aluna para que ela realize essa tarefa?
Escolha uma:
A resposta correta é: Conhecimentos linguísticos..
Ao analisar as imagens acima, percebe-se a relação dos aspectos verbais e não verbais, que se complementam. Após essa análise, leia as assertivas abaixo e verifique a que melhor traduz a definição de intertextualidade. 
I. Há que retomar termos anteriormente colocados para que haja uma não-contradição.
II. É a inserção de dados para manter a atenção do leitor na leitura e na escrita de textos coesos. 
III. Há entrecruzamentos entre os textos em um processo dialógico.
IV. É algo que acontece de modo explícito e implícito.
V. Tem a responsabilidade de promover a progressão temática, bem como a relação de sentido no texto. 
    
Sabendo que a intertextualidade é um fator importante na construção de um texto, analise adequadamente as proposições e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
A resposta correta é: Apenas as proposições III e IV são verdadeiras..
Canção
Nunca eu tivera querido
Dizer palavra tão louca:
Bateu-me o vento na boca,
E depois no teu ouvido. 
Levou somente a palavra
Deixou ficar o sentido.
 
O sentido está guardado
No rosto com que te miro,
Neste perdido suspiro
Que te segue alucinado,
No meu sorriso suspenso
Como um beijo malogrado.
 
Nunca ninguém viu ninguém
Que o amor pusesse tão triste.
Essa tristeza não viste,
E eu sei que ela se vê bem...
Só se aquele mesmo vento
Fechou teus olhos, também...
(Cecília Meireles. Poesias completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993, p. 118.)
 
A partir da leitura do poema Canção, é possível perceber que é utilizada uma linguagem literária, que apresenta subjetividade. Diante disso, assinale a alternativa que corresponde a esse tipo de linguagem e suas características específicas.
Escolha uma:
A resposta correta é: O vocábulo, conforme o que é apresentado no poema, não consegue imprimir todo o sentimento que o eu lírico sente..
Leia o texto abaixo e responda à questão:
“É importante controlar a ansiedade e respeitar o tempo certo das coisas. Evite forçar situações ou iniciar algum assunto agora. Mercúrio ainda briga com Marte e a Lua minguante se desarmoniza com Netuno. A atenção deve ser redobrada para evitar erros. Prefira o recolhimento e interaja com os acontecimentos conforme eles forem surgindo. Deixe a vida fluir, mas sem abandonar as responsabilidades, é claro. (Áries, 21/3 a 20/4)”
Assinale a alternativa que identifica corretamente os tipos de conhecimentos que melhor traduzem o trecho citado acima.
Escolha uma:
A resposta correta é: Permite a identificação de textos como exemplares adequados aos diversos eventos da vida social (conhecimento superestrutural)..
Leia os fragmentos de textos a seguir:
Texto 1
“Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala. Arrastaram-se para lá, devagar, SinháVitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás. Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão. - Anda, condenado do diabo, gritou-lhe o pai.” (RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 89. ed. São Paulo: Record, 2003.)
Texto 2
Seca do Nordeste (Fagner)
Ô sol! sol escaldante
Terra poeirenta
Dias e dias, meses e meses sem chover
E o pobre lavrador com a ferramenta rude
Bate forte no solo duro
Em cada pancada parece gemer
Hum, hum, hum, hum, hum, hum, hum
Geme a terra de dor ó ó ó ô
Não adianta o meu lamento meu senhor
Ó ó ó ô e a chuva não vem
Chão continua seco e poeirento
No auge do desespero uns se revoltam contra deus
Outros rezam com fervor
Nosso gado está sedento meu senhor
Nos livrai dessa desgraça
O céu escurece
As nuvens parecem grandes rolos de fumaça
Chove no coração do Brasil
E o lavrador retira o seu chapéu
E olhando o firmamento
Suas lágrimas se unem
Com as dádivas do céu
O gado muge de alegria
Parece entoar uma linda melodia
Disponível em: <http://letras.terra.com.br/fagner/256802/> Acesso em: 12 jan. 2016. 
Analisando os dois textos, o trecho do livro Vidas secas, de Graciliano, e a música de Fagner, é possível observar que os dois abordam o tema da seca no Nordeste do Brasil.  Sobre eles, pode-se concluir que:
Escolha uma:
A resposta correta é: Mostram o destino do homem abatido pela seca, que luta pela sua sobrevivência..
Texto l
No meio do caminho tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
tinha uma pedra 
no meio do caminho tinha uma pedra [...] 
(ANDRADE, C. D. Reunião Rio de Janeiro: José Olympio, 1971 -fragmento).
Texto II 
As lavadeiras de Mossoró, cada uma tem sua pedra no rio: cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha, de filha a neta, como vão passando as águas no tempo [...]. A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se reúne ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma canção, percebe-se que nova pedra a acompanha em surdina... [...] 
(ANDRADE, C. D. Contos sem propósito. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, Caderno B, 17/7/1979 -fragmento).
A partir da leitura dos textos, verifica-se a possibilidade do estabelecimento da interface entre forma e conteúdo do termo pedra. Diante disso, pode ser observado que:
Escolha uma:
A resposta correta é: Foi utilizada, nos textos, a conotação em relação à palavra pedra..
Observe a pintura de Michelangelo na Capela Sistina, em Roma, apresentada a seguir.
Fonte: <http://covaindeserto.blogspot.com.br/2013/11/encuesta-episcoloca-2-sobre-el_15.html>. Acesso em: 12 jan. 2016.
Que conhecimento de contexto é necessário ter para compreender essa pintura?
Escolha uma:
A resposta correta é: A pintura representa a passagem bíblica em que Adão e Eva, ao provarem do fruto proibido, são expulsos do Paraíso..

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes