Buscar

Avaliando o aprendizado RTM 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201513277362)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as técnicas percussivas de massagem, definimos que: I. A cutilada deve ser efetuada com rapidez e leveza, não devendo ser aplicada outra pressão além do peso dos dedos relaxados ao golpear a superfície da pele em rápida sucessão. II. O erro mais comum na execução da pancada é a flexão e extensão dos cotovelos, ao invés de rotacionar os antebraços. III. As palmadas são efetuadas em uma velocidade bastante lenta, visto que objetiva o alívio da dor e proporciona um efeito sedativo para o paciente, levando muitas vezes ao relaxamento e ao sono. IV. O socamento é uma manipulação de estimulação na qual as bordas ulnares dos punhos frouxamente cerrados e estendidos golpeiam alternadamente em rápida sucessão a região a ser tratada. Então, pode-se afirmar que:
		
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512721175)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma instituição pública infantil, prioriza-se o atendimento humanitário por meio do toque terapêutico, tanto pela necessidade afetiva do toque, quanto pela falta de recurso para quaisquer outras formas de interferência fisioterapêutica. Entendendo que, nesse grupo de pacientes, o trabalho deve ser lúdico, marque a alternativa que justifica a ação do toque seguindo esse contexto.
		
	
	A melhor forma de se realizar condutas pediátricas é traçando uma rotina terapêutica que contemple toques repetitivos e contínuos, não permitindo ações infantis inesperadas.
	 
	O toque terapêutico é necessário à ação terapêutica. Assim, nem sempre é possível o toque, entendendo que a criança precisa ter seu espaço respeitado.
	
	As crianças só devem ser submetidas a condutas manuais quando não têm cognitivo íntegro, como a maiorias das crianças com problemas neurológicos, para não dificultar o desenvolvimento.
	
	O toque deve ser priorizado em condutas ortopédicas em que haja a necessidade de alongamentos e mobilizações articulares que justifiquem a sua necessidade.
	
	Em crianças com dificuldade de manuteñção da atenção, o toque deve ser estimulado a fim de não permitir que elas realizem atividades além das previstas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512714705)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema circulatório linfático é uma estrutura orgânica multifatorial, formada pela linfa, pelos vasos linfáticos e linfonodos. Ele faz o transporte da linfa, promovendo a anastomose linfolinfática e linfovenosa, e proporciona resistência defensiva-imunitária do organismo. Leduc e Leduc (2007) afirmam que: I. Os vasos linfáticos pré-coletores são valvulados e recebem a linfa coletada pelos capilares para levá-la à rede dos coletores. II. Os canais linfáticos coletores, que recebem a linfa dos pré-coletores, transportam-na até os linfonodos. III. Os movimentos de inspiração e expiração, do sistema respiratório, produzem aumentos de pressões, seguidos de diminuições que facilitam o trânsito linfático até a sua desembocadura venosa. IV. A respiração não tem qualquer ligação com a função linfática, pois a progressão da linfa é facilitada somente por fatores, como contrações musculares e movimentos no sistema venoso. Então, pode-se afirmar que:
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512716041)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O toque terapêutico é direcionado ao processo de reabilitação funcional, seja enquanto avaliação, seja enquanto tratamento propriamente dito. Ele gera alterações fisiológicas e psicológicas que podem tanto facilitar a reabilitação, quanto prejudicá-la. Nas questões abaixo, marque aquela que expressa a relação correta entre o toque e suas alterações possíveis.
		
	
	Edemas residuais dificultam toques terapêuticos profundos, necessários à resposta inflamatória, já que provocam hiperalgesia e alterações de humor e comportamento.
	
	Pacientes somáticos tendem a demonstrar quadros fisiológicos compensatórios, conscientes, que só cedem terapeuticamente a toques não terapêuticos.
	
	Em condições inflamatórias agudas, o toque passa a ser terapêutico quando facilita o aumento do metabolismo local e a vasodiltação.
	 
	Em uma condição de espasmo ou tensão muscular, otimizam-se toques que facilitam boa resposta psicossomática, aumento do metabolismo e relaxamento, entre outros.
	
	Nas lesões cutâneas abertas, utilizamos o toque de forma a prevenir aglomerados de fibroblastos, também denominados como queloides.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512721014)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao se falar em toque na Fisioterapia, sabemos da importante necessidade desse recurso no processo de reabilitação funcional, contudo, percebemos que a preocupação com as condições físicas, às vezes, vem desagregada da preocupação psicológica e social que traduzem reflexos negativos a essa reabilitação almejada, mesmo não nos dando conta. Qual alternativa indica uma precupação global, enfatizando a real reabilitação?
		
	
	Pessoas desenibidas e autossuficientes nunca necessitam de toques mais do que os técnicos, já que outros tipos podem vir a ser mal interpretados, dificultando uma postura profissional e consequente resposta terapêutica.
	
	Uma pessoa tímida, introvertida e sem muito conhecimento intelectual, ao chegar ao setor fisioterapêutico, necessita de afago, atenção e paciência, mas isso não traduz uma ação terapêutica inicial que traz o paciente para a terapêutica de uma forma mais informal e igualitária.
	
	Enquanto toque terapêutico, a ação manual sempre deve ser aquela que traduz respostas confortáveis imediatas, a fim de que o paciente tenha uma boa evolução; toques dolorosos não estimulam respostas coerentes à reabilitação funcional.
	
	A somatização é uma característica de qualquer paciente que não tenha alterações físicas reais e, portanto, não requer atuação fisioterapêutica, e sim psicológica, tendo em vista que o fisioterapeuta não conseguirá atender às suas necessidades.
	 
	É importante lembrar que nem todo paciente reage bem aos toques executados, mesmo que coerentes aos objetivos técnicos e terapêuticos, entendendo que a resposta psicológica é subjetiva e dependente de sua vivência individual.

Outros materiais