Buscar

Objetiva Didatica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Objetiva Didática e Currículo Escolar
Questão 1/5
Do pontos de vista pedagógico conclui-se, pois, que se para a pedagogia tradicional a questão central é aprender e para a pedagogia nova aprender a aprender, para a pedagogia tecnicista o que importa é aprender a fazer. [...] na verdade a pedagogia tecnicista ao ensaiar transpor para a escola a forma de funcionamento do sistema fabril, perdeu de vista a especificidade da educação, ignorando que a articulação entre escola e processo produtivo se dá de modo indireto e através de complexas mediações.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 12.
 
De acordo com os aspectos apontados no livro-base sobre o “aprender a fazer”, descreva quais as características deste momento educacional:
	Qual o cerne do processo de ensino? (50%)
	Qual o papel do professor e do aluno? (50%)
Questão 2/5
“Apesar da sensível distância entre o ambiente de John Dewey e a situação brasileira, o fato é que o Brasil viveu, nas décadas de 1930 a 1950, momentos claramente marcados pelo espírito de modernização, sinônimo de mudança urgente, única via capaz de coloca o país em pé de igualdade com as nações mais prósperas do mundo ocidental. Esse movimento culminou, nos marcos aqui estabelecidos, com o predomínio do ideário desenvolvimentista abraçado pelo governo Kubitschek, quando a educação veio a assumir, mais uma vez, o papel de agência de socialização das novas gerações, mediante a incorporação das técnicas e dos resultados oriundos da pesquisa científica [...]”CUNHA, Marcus Vinicius da . John Dewey e o pensamento educacional brasileiro:a centralidade da noção de movimento. Revista Brasileira de Educação. Maio/jun/jul/ago 2001, nº 17. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n17/n17a06 >. Acesso em: 22/12/2014. Dewey desempenhou um papel muito relevante sobre o pensamento educacional renovador brasileiro, e despertou nos teóricos brasileiros a reflexão sobre inúmeros aspectos educacionais.Com base no texto dado e nos conteúdos abordados no livro-base sabemos que Dewey teve e continua tendo uma influência relevante sobre a educação brasileira. Sobre tal autor explique:Quem foi o reformador brasileiro que trouxe o pensamento de Dewey ao Brasil?  Qual foi a principal contribuição de sua teoria para o currículo nacional?
Questão 3/5
“A concepção pedagógica produtivista postula que a educação é um bem de produção e não apenas um bem de consumo. Tem, pois, importância decisiva no processo de desenvolvimento econômico. As análises que serviram de base a essa concepção foram sistematizadas principalmente na teoria do capital humano, cuja fundamentação filosófica se expressa pelo positivismo na versão estrutural-funcionalista. A referida concepção desenvolveu-se a partir as décadas de 1950 e 1960, tornando-se orientação oficial no Brasil sob a forma da pedagogia tecnicista.”
SAVIANI, DEMERVAL. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 168.
 
Com base nos conteúdos abordados no livro e nas aulas apresente ao menos cinco características da pedagogia tecnicista.
Questão 4/5
Apesar da Revolução de 1964, com suas leis e práticas repressivas os trabalhadores começam a reagir e a criar novas formas de luta. A década de 1980 configura-se como um importante momento histórico, marcado pela abertura política do regime militar instalado em 1964, e pelo acirramento das lutas de classe no país. Neste contexto, realiza-se o I Seminário “A didática em questão”, iniciando um amplo movimento de reação ao modelo de ensino anterior. Novas palavras de ordem surgem na educação.
VEIGA, Ilma (org). Didática: O Ensino E Suas Relações. Campinas: Papirus, 1996. p. 83-84.
 
Descreva quais as principais contribuições do Seminário “A Didática em Questão”, realizado em 1982, para a educação brasileira.
Questão 5/5
Durante muito tempo, a aula expositiva foi o único procedimento empregado em sala de aula. No século passado, no entanto, ela perdeu espaço na escola e até passou a ser malvista por muitos educadores, já que se tornou a representação mais clara de um ensino diretivo e tradicional, que tem por base a transmissão do conhecimento do mestre para o aluno. Não é bem assim. Se bem planejada e realizada, essa estratégia de ensino - em que você é o protagonista e conduz a turma por um raciocínio - pode ser o melhor meio de ensinar determinados conteúdos e garantir a aprendizagem da turma.
FERNANDES, Elisângela. Aula expositiva: o professor no centro das atenções. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/formacao/aula-expositiva-professor-centro-atencoes-645903.shtml>. Acesso em: 06/02/2015.
 
Descreva duas modalidades de aula expositiva. (40%)
Apresente ao menos uma característica de cada uma destas modalidades. (60%)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais