Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS SIMULADO 2 PTS AV3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	Simulado: CCJ0001_SM_201603282084 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 10/04/2016 13:12:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201604006797)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social. (BERGER, P. e BERGER, B. apud FORACCHI e MARTINS, 1977, p. 200). A partir da análise do texto podemos concluir que: a) A relação que a criança estabelece com o seu corpo não deveria ser de interesse das Ciências Sociais, mas apenas da Biologia; b) Os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade; c) As experiências individuais, até mesmo aquelas que parecem mais relacionadas às nossas necessidades físicas, contém exclusivamente dimensões biológicas; d) O fenômeno tratado pelos autores corresponde ao conceito de socialização, que designa o aprendizado, pelos indivíduos, das regras e dos valores sociais; e) O desconforto físico que uma criança sente, como a fome, o frio e a dor, pode receber dos adultos distintas respostas de satisfação, dependendo da sociedade na qual estão inseridos. Indique a única alternativa que contém as premissas corretas:
		
	
	Apenas c, d, e.
	
	Apenas a, c, e.
	
	Apenas b, c.
	
	Apenas a, b, c.
	 
	Apenas b, d, e.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603952980)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
		
	 
	etnocentrismo
	
	heliocentrismo
	
	egocentrismo
	
	heterocentrismo
	
	altruismo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603483761)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Veja - 06/09/2012 - 10:13 - Eleições 2012 "Pesquisa eleitoral dá o tom da campanha nas ruas Apesar de os candidatos insistirem na máxima de que pesquisa eleitoral é um retrato do momento e evitarem, publicamente, comemorar ou demostrar preocupação com os resultados, fato é que os reflexos dos números podem ser sentidos nas ruas. No mesmo dia da publicação de mais uma pesquisa Datafolha, o primeiro colocado, Celso Russomanno (PRB), teve uma agenda no extremo sul da cidade onde não faltaram comentários sobre a liderança e possíveis rivais no segundo turno. Já o segundo colocado, José Serra (PSDB), que registrou queda na preferência do eleitorado, teve um encontro fechado com taxistas e preferiu se calar sobre a pesquisa." A pesquisa eleitoral é um instrumento de investigação que permite compreender os conceitos de poder, autoridade e dominação, conceitos que são utilizados por qual ciência social?
		
	
	Ciência da comunicação.
	
	Ciência Antropológica.
	 
	Ciência Política.
	
	Ciência da Informação.
	
	Ciência Eleitoral.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603961154)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para esse pensador francês, a sociologia possuía um desígnio que era a reconciliação entre a ordem e o progresso, pregando a necessidade mútua destes dois elementos para a nova sociedade . Estamos falando de qual pensador?
		
	
	Max Weber
	
	Karl Marx
	 
	Augusto Comte
	
	Emile Durkheim
	
	Pierre Bourdieu
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603987120)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia a reportagem abaixo e assinale a alternativa adequada, do ponto de vista antropológico. Campanha denuncia casos de discriminação e xenofobia na Universidade de Coimbra "'Mas você é brasileira!' Quando recusei uma investida sexual". A foto faz parte de uma campanha de denúncias de casos de discriminação e xenofobia surgidas durante as eleições para a Associação Acadêmica de Coimbra, da Universidade de Coimbra, em Portugal, em novembro de 2013. A chapa Lista R - AAC, composta por estudantes portugueses e brasileiros, que tinha como principal bandeira a luta contra discriminações dentro e fora da Universidade de Coimbra. "O objetivo era fazer com que as pessoas, ao lerem os cartazes, se dessem conta do quanto alguns comentários, que às vezes não passam de brincadeiras, são ofensivos e refletem o quanto os preconceitos estão enraizados na cultura", informou a chapa Divulgação/Lista R - ACC. (Disponível em: < http://noticias.uol.com.br/album/2014/01/30/campanha-denuncia-casos-de-discriminacao-e-xenofobia-na-universidade-de-coimbra.htm#fotoNav=8>. Acesso em: 20 abr 2015.).
		
	 
	Casos de xenofobia, como este do cartaz, mostram os preconceitos culturais velados, em forma de brincadeiras.
	 
	Casos de xenofobia são importantes como processos integradores de culturas diversas.
	
	O cartaz está coerente, do ponto de vista antropológico, por se tratar de uma brasileira em busca de atividades sexuais dentro da universidade
	
	O português que disse à brasileira que ela era brasileira, na verdade, estava brincando, porque ela era americana.
	
	O equívoco da brasileira do cartaz foi ter levado a sério uma brincadeira, como a que é feita para receber os calouros nas universidades.

Outros materiais