Buscar

Atividades Básicas de Handebol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividades Básicas de Handebol
Atividades Específicas:
Deslocamento: Em dupla, se deslocaram pela quadra, onde a bola se inicia na mão de quem se deslocará de frente, quicando a bola e passando ao outro, este se deslocará de costas, e continuará progredindo na quadra quicando a bola, onde passará de volta a bola, assim até o final da quadra. Ao chegar ao outro lado, a dupla volta, mas com posições invertidas.
(Essa atividade trabalha o deslocamento de frente e de costas, além da agilidade e coordenação, treina também passe e recepção de cada um.)
Salto: Usando obstáculos (como cones ou steps), em duas fileiras paralelas, onde começa um aluno de cada vez. Ele se desloca até o primeiro obstáculo e salta sobre ele, se desloca lateralmente para a esquerda e salta sobre o outro obstáculo, se desloca novamente até a primeira fileira e salta novamente, assim, até saltar todos os obstáculos, das duas fileiras.
Obs: O salto deve ser sempre com os pés juntos e para cima, não para frente. Os obstáculos sempre um à frente do outro, intercalando as fileiras.
(Essa atividade trabalha salto para cima, a coordenação, senso de direção, e deslocamento lateral de cada aluno.)
Domínio de corpo e bola: Se formaram duas fileiras de alunos, uma em cada lateral da quadra. O primeiro aluno, da primeira fileira correrá até o meio da quadra, onde o próximo arremessará a bola a ele, este aluno deverá receber a bola e arremessar para o primeiro aluno da segunda fileira, este segue até o meio da quadra quicando a bola, ao chegar, ele arremessa para o segundo aluno da primeira fileira, este recebe a bola, e segue até o meio da quadra, quicando a bola, e arremessa para o segundo aluno, da segunda fileira, assim por diante até o primeiro aluno que começou correndo, receber a bola e voltar até o meio da quadra.
Obs: O aluno que começa na primeira fileira, após arremessar a bola, deve ir para o final da segunda fileira, e o aluno da segunda fileira, para o final da primeira.
(Essa atividade trabalha a recepção da bola e o arremesso, além de trabalhar também deslocamento, agilidade e senso de direção.)
Atividades Lúdicas:
Deslocamento: a brincadeira do tradicional pega-pega, onde um indivíduo é escolhido para “pegar” os demais, que devem se deslocar, na intenção de “fugir”, uma variação desta brincadeira é assim, sempre que alguém é “pego”, ele se une ao (s) outro (s) (de mãos dadas), formando uma corrente, e em conjunto, continuam a “pegar” os demais.
(Essa atividade trabalha o deslocamento e a agilidade de cada aluno, e o trabalho em equipe.)
Salto: Amarelinha de bambolês, é uma ótima forma de trabalhar o salto. Com os bambolês intercalados em 1 e 2, na forma da amarelinha tradicional, a pessoal deve saltar por dentro dos bambolês. Onde há 1 bambolê, salta-se com um pé, onde há dois, com os dois (um pé em cada bambolê). Uma maneira boa de trabalhar a atenção é, sempre que o aluno for pular com um pé só, ele deve sempre intercalar os pés, se no primeiro ele pulou com o pé direito, no próximo ele pulará com o pé esquerdo, voltando sempre ao início cada vez que errar. O ideal é que mantenha os bambolês mais afastados para trabalhar a força de cada aluno.
(Essa atividade trabalha a coordenação, a atenção, a força de cada aluno, para o salto com apenas uma perna.)
Domínio de corpo e bola: Parecido com a tradicional Queimada, podemos dividir a turma em 2 grupos, onde ficaram 1 em cada lado da quadra, e apenas 1 jogador de cada grupo ficará no “cemitério” (do lado de fora da quadra). Um dos times começará com a bola, e a bola sairá do “cemitério”, começará com 3 arremessos (esse arremesso, ou passe deve ser sempre por cima da cabeça), os arremessos serão do “cemitério para o campo, do campo para o cemitério e novamente do cemitério para o campo”. E assim, começa o jogo, os arremessos na tentativa de “queimar” o adversário, deve ser sempre junto com um salto, ou seja, a pessoa deve saltar para arremessar a bola contra o adversário, isso dificultará a atividade. O jogo termina quando o último jogador do time adversário, for “queimado”.
Obs: Os jogadores só podem arremessar, ou receber a bola, 1 vez a cada rodada, para haver um maior revezamento de jogadores no campo, exceto o jogador do “cemitério”, enquanto for o único nesta parte da quadra.
(Essa atividade trabalha arremesso, trabalha recepção de bola, trabalha também deslocamento e trabalho em equipe. Trabalha salto e coordenação.)

Outros materiais