Buscar

Resumo de Anatomia do Aparelho Locomotor pra Av1

Prévia do material em texto

Sistema esquelético – é o conjunto de ossos e cartilagens q se interligam p/ formar a sustentação do corpo (arcabouço) e desempenhar importantes funções como, sustentação, proteção movimento, hematopoese, armazenamento de gordura de minerais. 
Hematopoese – proteção no interior do tecido ósseo esponjoso, onde há produção de células sanguíneas, chamado hematopoese, (na medula óssea vermelha) na medula óssea nos ossos trabeculares, produção de glóbulos brancos (celulas de defesa, macrofogos e linfócitos B), glóbulos vermelhos (hemácias, transporte de oxigênio no sangue). Ossos do quadril, vertebra, são onde tem medila óssea. Os linfócitos T produzidos pelo Timo, q só são produzidos ate a adolescência, identifica quem vai acionar todo o sistema imuno./ Sustentacao – o esqueleto forma o arcabouço de sustentação, c/ 206 ossos, capaz de suportar a massa muscular e os órgãos, q podem pesar ate 5x + q os ossos. / Armazenamento de gordura – os lipídios são armazenados no tecido adiposo no interior da cavidade medular de certos ossos (medula óssea amarela). / Armazenamento de minerais – a matriz inorgânica do osso é composta principalmente de minerais, cálcio e fosforo. 95% de cálcio (necessário pra contração muscular, p/ coagulação sanguínea e pro movimento de ions de nutrientes através da membrana celular). 90% fosforo (necessário pra atividades do DNA e RNA como tb pra utilização no ATP). Há tb pequena qtd de magnésio, sódio, flúor e estrôncio. A forca e dureza do osso vem de seus componentes inorgânicos, Calcio e Fosforo que ocupam aproximadamente dois terco do osso. Se os sais minerais não estiverem presentes na dieta em qtds suficientes, eles podem ser extraídos dos ossos ate compensar na alimentação. A vitamina D auxilia na absorção do Calcio e Fosforo no intestino delgado pro sangue. / Movimento – fixação dos músculos, neste ponto os ossos atuam como alavancas (as articulações funcionando como pivô) qd os músculos contraem e provocam o movimento do corpo. 
Esqueleto é dividido em duas partes – Axial e Apendicular.
Apendicular - 
Osso longo típico – é aquele q apresenta um comprimento consideravelmente maior q sua largura e espessura, funciona como alavanca. apresenta, diafase, epífise, cavidade medular, cartilagem epifisial, lamina epifisial, linha epifisial e metáfise. A epífise é proximal, epífise distal e no meio a diafase. Diafase, corpo do osso, consiste em um cilindro ósseo compacto q envolve uma cavidade central chamada cavidade medular, esta é revestida com uma fina camada de tecido conjuntivo, chamado endosteo. No adulto a cavidade tem medula óssea amarela por ter gordura amarela. Em cada extremidade da diafase temos as epífises constituídas por osso esponjoso, envolvida por uma camada de osso compacto. A medula óssea vermelha é encontrada no interior das cavidades porosas do osso esponjoso. Ex de osso longo, a maioria dos ossos dos MMSS e MMII (úmero, radio ulna) / Osso curto – comprimento = largura = espessura, forma aproxima-se de um cubo, ex. ossos do carpo e do tarso, onde transferem forca de movimento. Compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. / Osso plano – são aqueles q apresentam uma superfície larga para inserção de músculos ou proteção de órgãos, ex. crânio, costelas e cíngulo do MMSS. / Osso laminar – comprimento e largura equivalentes maior q a espessura, ex. ossos do crânio, escapula e quadril / Osso irregular – apresenta morfologia complexa q não encontra correspondência em formas geométricas conhecidas. Ex. vertebras, ossos do crânio. Eles tem qtd variáveis de osso esponjoso e compacto. / Osso pneumático – apresenta uma ou + cavidades, de volume variável, apresentam pequeno peso em relação ao volume, sao revestida de mucosa contendo ar, ou seja são ocos. Ex. esfenoide (cituado na face). / Osso sesamoide – desenvolvem-se na substancia de certos tendões ou capsula fibrosa q envolve as articulações, que se movem repetidamente, resultado da calcificação. É um osso extra numerário no interior das articulações, origina no tendão ou tecido conjuntivo com capacidade de calcificar. Há no crânio e patela. 
2 tipos de substancia óssea, encontrada nas extremidades do osso, a maioria dos ossos apresentam ambos os tipos – Compacta ou laminar – pq é formada por laminas, ele é duro e denso é a porcao externa protetora de todos os ossos. Encontrado no corpo do osso, na diafase / Esponjoso ou trabecular – cruzamento de laminas, tem aspecto esponjoso, qd presente situa-se profundamente ao compacto, é bastante poroso. O esponjoso é altamente vascularizado e propicia grande forca com o mínimo de peso. Encontrado nas epífises, extremidades dos ossos longos, no osso ilio do quadril, esterno, ele da suporte pra medula vermelha (glóbulos brancos e vermelhos). 
Coluna Vertebral – tem 26 ossos isolados e separados pelos discos invertebrais, a extensão total da coluna vertebral é igual a soma das espessuras das vertebras + a soma das espessuras dos discos intervertebrais (tecidos não ósseo). Na coluna verterbal de acordo com o tecido q interpõe há 3 tipos de articulações, cartilaginosa, fibrosas e sinoviais, as sinoviais são encontradas entre as vertebras superiores e inferiores, na posterior da coluna, entre uma vertebra e outra, e a sínfise entre as mesmas. As vertebras se articulam para formar a coluna vertebral, que está conectada por ligamentos curtos (interessa as vertebras sucessivas) e longos (a toda coluna), além disso se articulam pra dar rigidez e flexibilidade na condução do peso corporal. Essa união ou articulação, se da entre os corpos vertebrais, onde encontramos o disco intervertebral e na juncao dos processos articulares vertebrais. Os discos é um articulação cartilaginosa, uma sinfise, faz a união e alinhamento da coluna, e sofre acao da forca muscular, da gravidade e dos movimentos, e geralmente mudam suas configurações anatômicas qd a pessoa envelhece, um disco consiste em 1 bainha de fibro cartilagem chamada anel fibroso e o núcleo pulposo, esse núcleo exerce função de resistências a acao sofrida nos discos, como amortecedor qd se faz exercício. No adulto jovem o núcleo pulposo é esponjoso e úmido, com o avançar da idade, ele resseca, resultado o achatamento do disco intervertebral. Coletivamente os discos correspondem a 25% da altura da coluna vertebral. 
Normalmente o núcleo pulposo é rico em agua, no decorrer do dia, a agua migra pras células no corpo da vertebra, e no momento de descanso, ou seja, de descompressão das vertebras, o movimento é o contrario, sai do corpo pro núcleo, por isso o ideal de verificar a estatura, o índice de massa corpórea de uma pessoa, o ideal é verificar sempre no mesmo horário. 
Na região pélvica, varias vertebras estão fundidas para formar o sacro q é a porcao de fixação do cíngulo do M.I. Algumas poucas vertebras finais estão fundidas pra formar o cóccix (osso da cauda). Pessoas idosas mostram frequentemente alguma ossificação das cartilagens costais da caixa torácica, o q pode restringir os movimentos da caixa toracia e confundir a imagem dos pulmões em uma radiografia do tórax.
As articulações fibrosas da coluna vertebral é formada por ligamentos, e o lig. Longitudinal anterior da estabilidade anterior a vertebra e não deixa o disco intervertebral sair pra anterior, estabilizando-o. Lig. longitudinal posterior não deixa o disco permear pra posterior. Lig. Amarelo – onde da anestesia. A coluna então é toda estabilizada por ligamentos, que são chamados de sindesmoses, ou seja articulações fibrosas.
Qtd de ossos – varia dependendo da idade e genética, no nascimento tem 270 ossos. No desenvolvimento a ossificação ocorre + durante a infância, na adolescência os ossos diminuem, qd os ossos separados vao se fundindo. Cada osso é de fato um órgão q desempenha uma parte no funcionamento global do sistema esquelético. 
Lamina epifisial ou cartilagem epifisiaria – entre a diafase e epífise tem o disco cartilaginoso, responsável pelo crescimento linear do osso. Qd o crescimento do ossoestiver completado, uma linha epifisial substitui a lamina ocorrendo o final da ossificação entre epífise e diafase, onde tem a cartilagem epifisiaria ou disco epifisário, responsável pelo crescimento longitudinal do osso. Se fizer raio x do pé e da mao e não tiver + o disco cartilaginoso, sinal q já chegou na estrutura final. 
O tecido ósseo é composto de vários tipos de celulas osseas incluídas em uma matriz de substancia fundamental, sais inorgânicos (Ca e Fo) e fibras colágenas. As células osseas e as substancia fundamental dao flexibilidade.
Caracteristicas da superfície do osso 
Depressoes – Fosseta (Fovea) – uma superfície articular plana ou rasa / Fossa – superfície plana ou pouco profunda. 
Saliencias – Cabeca – extremidade articular proeminente e arredondada de um osso (cabeça do fêmur) / Condicolo – uma saliência articular arredondada grande (osso occipital). 
Proeminencias não articulares – Crista – saliência estreita (crista ilíaca do osso do quadril) / Tuberculo – um processo pequeno, arredondado (tubérculo maior do úmero) / Tuberosidade – um processo grande, irregular (tuberosidade do radio) / Processo – proeminência óssea acentuada (processo mastoide do osso temporal) / Espinha – um processo delgado aguçado (espinha da escapula) / Espinha – um processo delgado aguçado (espinha da escapula)
Aberturas – Forame – Uma abertura arredondada atraveis de um osso (forame magno do osso occipital)
Periosteo – envolve o osso, está fixo ao osso por fibras perfurantes. Formado por tecido conjuntivo denso regular e cobre a superfície do osso, exceto sobre a cartilagem articular. É responsável pelo crescimento transversal do osso. Serve como fixação do musculo, e participa da reconstituição de fraturas. Qto + velho, + fina fica a camada do periósteo. 
* Como tem vaso sanguíneo ele participa da nutrição óssea. 
Periosteo qd passa pela articulação sinovial do joelho, ombro e cotovelo, forma a capsula. 
Aonde tem fratura o periósteo tende a afastar do osso. Qd ele afasta, estimula-se um tipo de célula chamado Osteoplasto, célula jovem com capacidade de osteogenese, o osteoblasto é uma célula produtora de osso, liberando enzimas, q em conexão com uma cartilagem, vai produzindo a matriz óssea, matriz cartilaginosa, ocorrendo reposição de Ca e Fo, deixando de ser cartilaginosa, tornando óssea. 
As células de revestimento ósseo são derivadas dos osteoblastos ao longo da superfície da maioria dos ossos.
Osteoclasto – células destruidoras de osso, enzimaticamente decompõem o tecido ósseo, elas fagocitam as células sem funções, liberando Ca, Magnesio e outros minerais pro sangue. Essas células são importantes no crescimento, na modelagem e no reparo do osso, elas q ajudam a devolver o formato normal do q era o osso.
Osteocitos – são células osseas maduras derivadas dos osteoblastos q tinham secretado tecido ósseo em torno de si próprio. Osteocitos mantem o tecido ósseo saudável, secretando enzimas e influindo no conteúdo mineral óssea (faz nutrição do osso). 
Quem pratica atividade física estimula a osteogênese, por isso q essas pessoas tem + massa óssea, pois estimula a formação de laminas osseas, por isso q ele é chamado de osso compacto.
Canal de Harver – canais do osso em sentindo longitudinal. / Canal de volkmann – canal transversal 
São canais criados pro osso se recuperar de fraturas, e através dos osteoclastos que fagocitam os fragmentos, esses espaços fagocitados acabam penetrando a artéria pra nutrir o osso jovem, criando esses canais. 
Caruocio – fraturas, resquícios dela , ex. joanetes
Tipos de ossificação – Endocondral – qd a ossificação é de base cartilaginosa / Intramembranosa – qd a ossificação é de base de tecido conjuntivo 
Junturas da cabeça – Cranio e Face – Qto ao movimento – As junturas da cabeça são imóveis ou quase imóveis, com exceção da articulação temporamandibular (ATM), q é muito móvel. / Qto ao tecido que interpõe – temos as articulações fibrosas, cartilaginosas e sinoviais . 
Sistema Articular – permitir movimento, determina a direção e amplitude do movimento. A forma da articulação que determina o movimento. 
Classificacao pelas estruturas – Fibrosa – os ossos q se articulam são unidos através de tecido conjuntivo fibroso, nestas articulações faltam cavidades articulares. Encontram-se + no crânio. / Cartilagíneas – os ossos q se articulam são unidos através de cartilagem. Nestas tb faltam a cavidade articular. / Sinoviais – juncao de 2 ou + ossos onde tem cavidade, articulações sinoviais são envolvidas por uma capsula articular composta por tecido conjuntivo denso regular, as partes dos ossos q se articulam estão cobertas com cartilagens e geralmente são auxiliadas por ligamentos q lhe dao suporte, amortecem impacto, firma o corpo, mantem a estabilidade, e a potencia. Os osso q se articulam em uma articulação sinovial são revestidas com uma camada lisa de cartilagem hialina chamada cartilagem articular. Estas articulações se distinguem pelo liquido q preenche as cavidades articulares, onde há espaço entre os ossos, e se encontra o liquido sinovial, o liquido tem função cartilaginosa, esse liquido que nutre as células no osso pelo movimento do liquido sinovial durante a atividade articular, pq nessa região não tem vasos sanguíneos. A capsula articular q mantem o liquido, esse liquido é produzido pela membrana sinovial q fica na parte interna da capsula articular. Elas proporcionam bastante movimento na coluna vertebral porem maior risco de lesões. Toda ar. Sinovial tem q ter capsula, nem todas sinoviais possuem menisco e discos. Ex. Ocorre entre os processos articulares S. e I.. Entre o fêmur e a tíbia (joelho), está presente tb na região cervial, no plano obliquo com movimentos de projeção e flexcao, na região torácica, no plano frontas, com movimentos de inclinação, e na região lombar, no plano sagital, c/ mov. De flex e ext.
**Estruturas q estabilizam a articulação sinovial – músculos, ligamentos e capsula articular. 
3 fatores que determinam a amplitude do movimento da articulação sinovial – estrutura dos ossos envolvidos na articulação, resistência da capsula articular e a resistência e a tensão dos ligamentos e tendões associados, o tamanho, a disposição e a acao dos músculos q transpõem a articulação. A amplitude do movimento nas articulações sinoviais caracteriza-se por grande variação individual, relacionadas as condições do corpo, embora algumas pessoas possam executar contorções notáveis elas não possuem nenhuma articulação extra q as ajude a fazer.
Bursas (bolsas sinoviais)– sao bolsas serosas entre um tendão e o osso para não permitir atrito, localizadas entre músculos ou tendões e capsulas articulares. / Bainha de tendão – é um saco de camada dupla com liquido sinovial q envolve completamente um tendão. 
Caracteristicas das articulações sinoviais qto a sua forma e movimento q permitem – Plana – permitem apenas movimentos de deslizamentos entre lados e de uma lado para o outro com ligeira rotação. Este é o tipo + simples de articulação com movimento. Ex. articulações intercapais (punho) e intertarsais, a articulação esternoclavicular e as entre processos articulares de vertebras adjacentes. / Esferoide – esse tipo é a q proporciona maior amplitude de movimentos entre todas as articulações sinoviais, tem formato de esfera, permitindo o movimento nos 3 planos, consegue abdução, flexão, aducao e extensão, ex. entre o úmero e escápula, fêmur e osso do quadril, no ombro. / Trocoide ou Pivo – o movimento é limitado a rotação em torno de um eixo central. ex. entre as articulação do radio e da ulna pra rotação do antebraço, entre o atlas e o axis q permite o movimento de rotação da cabeça, como girar a maçaneta da porta. / Ginglimo – tipo + comum de articulações sinoviais, só permite uma direção de movimento, o ligamento não permite o movimento contrario ex. no cotovelo, joelho, há entre ulna e úmero / Condilar (elipsoidea) – é estruturada de forma q uma superfície convexa oval de um osso se ajuste em uma depressão côncava do outro osso, o qpermite movimentos angulares em duas direções, movimentos de cima pra baixo e de lado a lado. Ex. as articulações radiocarpal do punho. / Selar – esta articulação é uma condilar modificada q permite uma amplitude maior de movimentos. Ex. articulação do trapézio do carpo com o primeiro osso metacarpal e a articulação entre o martelo e a bigorna dois ossículos da audição da orelha. 
Bicondilar – tem 2 cones ex. joelho 
Movimento das articulações sinoviais – Frontal – o eixo tem q ser perpendicular ao plano pra q ocorra movimento, o eixo forma um ângulo reto com o plano, são eixos antero-posterior ou sagital (heteropolar, toca dois pontos diferentes do corpo), faz movimentos de abdução e aducao (afastamento do ombro do plano mediano tem abdução,se aproximou aducao, ex. ombro e trapezio), inclinação pra direita e esquerda (qd afasta a cabeça em direção pro ombro, afastamento de D. e E.). / Sagital – eixo latero-lateral ou transversal (homopolar, toca dois pontos iguais do corpo), com movimentos flexão e extensão (pra cima e pra baixo, no ombro e cotovelo),A maioria dos movimentos vao ocorrer pra anterior, so a flexcao do joelho q vai pra posterior, protusao e retrusao (na mandíbula, projetou a mandíbula pra frente protusao, pra posterior, retrusao), protracao, retração (no ombro pra frente protracao, pra tras retração) / Transversal – eixo longitudinal, ou seja rotacionar (heteropolar), com movimentos rotação medial e lateral (qd rotaciono o polegar pro plano mediano, tem rotação medial, afasta o polegar do plano mediano, rotação lateral, e pronacao e supinacao, qd ta com a palma da mao voltada pra cima, supinada, ou seja, qd vc vira o pé pra ver a sola do sapato, supinacao, palma da mao pra baixo, pronada
Inversao – é a associação da aducao + supinacao , maior incidência de lesão é em inversão. Ex. qd a mulher vira o pé no salto / Eversao – abudacao + pronacao, lado contrario de qd vira o salto.
Flexao Dorsal – qd vc movimento a ponta do pé em direção a canela / Flexao Plantar – qd movimenta a ponta do pé pro solo. 
Articulacao Sinovial – Articulacao Tempomandibular (ATM) – juncao da mandíbula com o osso do crânio, fica bem a frente da orelha, essa articulação é em forma de gínglimo e plana, os movimentos dessa articulação envolvem abaixamento e elevação, protracao e retração, e movimentos rotatórios laterais. O movimento lateral torna-se possível pelo disco articular, esse disco une a cabeça da mandíbula com a fossa mandibular. Como é uma articulação sinovial, vai ter a presença da capsula articular. 
Articulacao Atlantoaxial Mediana Sinovial - qto a forma, é trocoide ou pivô 
Articulacao Lombossacral / Sacroiliaca – tb tem uma serie de ligamentos, é uma articulação plana, sinovial. 
Angulacao – parte sempre da posição anatômica, ela é um zero pra calcular a angulação 
Articulacoes tem presença de - Menisco – estrutura de fibro cartilagem tem como funcao adaptar estruturas diferentes a outra. Ex. encontrado no joelho / ou Disco articular – executa funções semelhantes ao menisco. ex. juncao da clavícula com o esterno. 
Classificacao de articulações qto o grau de movimento – Sinartroses – não tem movimento (articulação fibrosa) / Anfiartroses – pequenos movimentos + uma flexibilidade (articulações cartilaginosas) / Diartrose – bastante momento (articulações sinoviais) 
-> O crânio do bebe é de tecido fibroso, depois q ocorre o processo de ossificação, esse tecido fibroso q facilita o parto normal, esse tecido conjuntivo permite q os ossos do crânio encavale um sob o outro, e saia do canal vaginal em forma de parafuso, voltando a forma anatômica. O ultimo processo de calcificação a fechar é a fontanela anterior, devido ela ser mole, foi batizado de molera. ** A altura da fontanela anterior, pode dar dicas, se ela ta rebaixada e a esclera do olho ta sem brilho, é sinal de desidratação. Numa suspeita de meningite, a fontanela se apresentara elevada e com rigidez nucal. 
Fontanela fica no centro do ápice da cabeça do bebe, até 2 anos ela desaparece. A frontal fecha por processo de ossificação, por volta de 5 a 6 anos. O frontal e fontanela são tecidos conjuntivos. 
Aarticulacoes Fibrosas - Sutura coronal – uni o osso frontal aos 2 parietais / Sutura sagital – uni os 2 parietais / Sutura Lambidoide – uni os 2 parietais ao osso occipital. / Sutura escamosa – apresenta superfícies em forma de bisel, fica na lateral do crânio, une o temporal ao parietal. / Classificacao das Suturas qto a forma – serratil ou dentiada, caracteriza-se pelos dentículos engrenados em ambas superfícies articulares osseas. / Sutura plana – apresenta uma linha de juncao reta ex. sutura internasal. 
Sindesmose - união dos ossos só com tecido fibroso , ex. tíbia e fíbula. São articulações fibrosas ligadas por fibras colágenas ou laminas de tecido fibroso chamadas membranas interosseas. Ex. Esse tipo de articulação corre no antebraço entre as partes distais do radio e da ulna, e na perna entre as partes distais da tíbia e da fíbula, permitindo movimentos ligeiros nestas articulações qd o antebraço ou perna são rodados. / Gonfose – camada de tecido conjuntivo entre o osso e o dente, além dele fixar o dente ao osso, permite mastigação em coisas duras sem trincar. 
Que une um osso ao outro é tecido fibroso, sem movimento.
* Sinosteose – processo de ossificação definitivo entre os ossos, a base pode ser de tecido fibroso. Cartilagem epifisária é nas pontas dos ossos, a sinosteose acontece no tempo certo qd a pessoa não cresce +, sumindo essa cartilagem.
Articulacoes cartilagínea (ou cartilaginosa) – Sincondrose – osso com osso com juncao por cartilagem, é um tipo de articulação primária, pois é formada por cartilagem hialina entre os ossos q se articulam, algumas são temporárias e formam a lamina epifisial (lamina de crescimento), entre a diafase e a epífise nos ossos das crianças. Onde tem cartilagem hialina pode calcificar principalmente se colocar carga, estimulando o processo de ossificação. Ex. asa no nariz, costela. Todos os ossos longos tem 
-> “condro” – vem de cartilagem. A sincondrose tem aspecto azulado, bem flexível, ex. asa do nariz, esterno costal, costela. São cartilagens primaria, do inicio da nossa formação. / Sínfise – são secundarias, formada depois, as superfícies dos ossos q se articulam em uma sínfise são cobertas com carlagem hialina q é infiltrada com fibras colágenas pra formar um bloco interposto de fibrocartilagem, este bloco amortece a articulação e permite movimento limitado. por fibro cartilagem, anel fibroso, e no centro núcleo pulposo (formado por agua), não calcifica, ex. articulações intervertebrais formadas pelos discos intervertebrais e região púbis. 
Articulacoes do tórax – as articulações do tórax incluem as da região torácica da coluna vertebral e as das costelas e do esterno. As articulações das costelas e do esterno são – articulações costovertebrais, esternocostais, costocondrais, intercondrais, esternais. 
Articulacoes costovertebrais – a articulação da cabeça da costela, se faz com os 2 corpos vertebrais e o disco interposto, pelas mesmas. A exceção são as I, XI e XII (atípicas) q articulam somente com um corpo vertebral. O liga. Radiado une a cabeça da costela as fóveas costais e ao disco intervertebral. 
Articulacoes esternocostais – se faz em cunha, através da cartilagem costal e a incisura costa do esterno. 
Articulacoes costocondrais – é a juncao do arco costal com o arco condral.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes