Buscar

objetiva pesquisa e pratica a escola

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
 Para a construção do projeto político pedagógico devemos ter como princípio norteador que a escola é um local de trabalho onde a tarefa de educar exige organização da ação educativa, e que é imprescindível estabelecer um plano de ação para um período determinado, a partir da análise do que é fundamental para a melhoria dos serviços escolares.
 
PALMA, Marcia Silva Di. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes:2012. p. 136  
 
Com relação ao roteiro estabelecido por GROCHOSKA (2012) sobre a elaboração do projeto político-pedagógico da escola, relacione a coluna A com a coluna B e, após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna B de cima para baixo.
	
	A
	I – III – IV – II
	
	B
	II – IV – III – I
	
	C
	I – II – III – IV
	
	D
	IV – III – II – I
Você acertou!
De acordo com Libâneo, citado por GROCHOSKA (2011, p. 55), o roteiro para a realização segue a seguinte ordem: Contextualização e caracterização da escola: aspectos sociais, econômicos, culturais e geográficos. Concepção de educação e de práticas escolares: princípios norteadores da ação pedagógico-didática. Diagnóstico da situação atual: estratégias de ação, escolha de soluções. Objetivos gerais: o que se pretende com a concepção de educação proposta.
	
	E
	III – I – IV - II
�
Questão 2/10
O corpo técnico-administrativo é construído por profissionais cuja atuação direta é sobre os docentes, discentes, pais e membros da comunidade (coordenadores, orientadores, supervisores).
PALMA, Marcia Silva Di. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012. p.107   
 
Sobre o setor técnico-administrativo, elemento que compõem o organograma básico das escolas, é correto afirmar que:
 
Analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (Falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
(   ) A Secretaria da escola é responsável pela documentação dos alunos e atendimento da comunidade;
(  ) A zeladoria é responsável pela manutenção, conservação, limpeza, além da merenda e realização de pequenos reparos;
(   ) A Secretaria é responsável pelo desempenho escolar dos alunos.
(   ) A vigilância tem como objetivo o acompanhamento dos alunos, orientação quanto às normas disciplinares e atendimento em casos de acidentes.
	
	A
	V - F - V - V
	
	B
	F - V - V - F
	
	C
	V - V - F - V
Você acertou!
GROCHOSKA (2012, p.55): uma das características do setor pedagógico é se responsabilizar pela qualidade do que é ensinado aos alunos e o seu desempenho escolar, porém o setor pedagógico não faz parte do setor técnico-administrativo.
	
	D
	F - F - F – V
	
	E
	V – V – V - F
�
Questão 3/10
[...] A escola apresenta-se como uma proposta que pretende assumir e legitimar as práticas decorrentes dos movimentos de renovação pedagógica, reconhecendo os agentes educativos como sujeitos socioculturais que pensam e fazem a ação educativa a partir de sua inserção social, de sua história de vida, de seus valores, de sua cultura.
Soares, Claudia Caldeira. Reinventando a escola: os ciclos de formação na Escola Plural/ Claudia Caldeira Soares. São Paulo: Annblume, 2002. p. 21
Discutir o papel de cada um no espaço escolar é pressuposto para sua organização, pois é incentivada, assim, a corresponsabilidade de todos que ali estão, levando-os a engajar-se em busca da melhoria da educação. Nesse contexto, o que os sujeitos envolvidos no processo educativo da organização escolar devem ter claro para exercer a função em seu dia a dia?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	O distanciamento da interação dos vários agentes atuantes no contexto escolar.
	
	B
	A hierarquização de todos os agentes educativos para que, desta forma, respeitem os processos de organização da instituição escolar.
	
	C
	O afastamento dos agentes educativos do processo de organização da instituição escolar, permitindo a participação única dos professores e pedagogos.
	
	D
	A reflexão sobre a maneira como suas relações promovem as várias interfaces que definem rumos para a organização da instituição escolar.
Você acertou!
é importante refletir sobre a maneira como as relações entre os agentes educativos de dentro e fora dos espaços escolares promovem as várias interfaces que definem rumos para a organização da instituição escolar. Entender que a organização do trabalho pedagógico é um processo no qual todos os agentes envolvidos sintam-se corresponsáveis pelo ato educativo. (p. 08 e 09)
	
	E
	A reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico atrelada à equipe pedagógica da escola.
�
Questão 4/10
“Freire criticava a ideia de que ensinar é transmitir, o que para ele é uma educação bancária, e afirmava que o papel do professor era possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos pelo aprendiz”.
 
Fonte: Biblioteca Paulo Freire 2011
SUHR, Ingue Renate Frose, Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 147. 
 
De acordo com o que se espera dos professores segundo GROCHOSKA (2011), analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
(  ) Que sejam especialistas no conteúdo que ensinam. Nesse caso, o conhecimento cultural em geral não é primordial para a sua atuação.
(  ) Que associem o conhecimento científico ao desenvolvimento dos processos de pensamento.
(  )  A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação está em segundo plano, o que importa é o domínio as práticas tradicionais.
(  ) Que dominem métodos e procedimentos, pesquisa e exercícios centrados em problemas.
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	F – V – F – V
Você acertou!
De acordo com GROCHOSKA (2011, p. 29 e 30), espera-se que os professores sejam especialistas no conteúdo que ensinam, nos processos investigativos e tenham certo grau de conhecimento e de cultura geral e que dominem a tecnologia de informação e comunicação (conteúdo e manejo).
	
	E
	V – V – V – F
�
Questão 5/10
A forma como o professor se relaciona com a sua própria área de conhecimento é fundamental, assim como sua percepção de ciência e de produção de conhecimento. E isto é passado para o aluno e interfere na relação professor- aluno; é parte dessa relação.
Outro aspecto que se entrelaça é a metodologia do professor. Um professor que acredita nas potencialidades do aluno, que está preocupado com sua aprendizagem e com o seu nível de satisfação com a mesma exerce práticas de sala de aula de acordo com esta posição.
Cunha, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática / Maria Izabel da Cunha – Campinas, SP: Papirus, 1999. p. 71
O professor é um dos atores que propiciam aos alunos o desenvolvimento, promovendo o saber científico. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, quais são os aspectos necessários para que o trabalho docente seja eficaz?
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) a formação inicial é satisfatória para o trabalho docente.
( ) remuneração adequada.
( ) boas condições de trabalho.
( ) comportamento assíduo e organizado.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
Você acertou!
A tarefa principal do professor é o ensino. Assim, o professor é um profissional cuja formação lhe permite promover o ensino-aprendizagem por meio do conhecimento. Para que o professor tenha um bom desempenho profissional, é necessário que: tenha formação inicial e esteja vinculado a iniciativas de formação continuada, receba remuneração que lhe permita ascensão, em especial , intelectual, tenha boas condições de trabalho, possua comportamento ético, político e responsável, domine
a matéria e os métodos de ensino, participe da construção do PPP da instituição de que faz parte, respeite a cultura dos seus alunos, seja assíduo, tenha disciplina na organização de suas aulas (p. 27-28) O professor deve também participar de cursos de formação continuada. (p. 28)
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – F - F
�
Questão 6/10
( ..) Compreendemos que é possível aos pedagogos coordenarem as ações desenvolvidas pelos professores para a oferta de uma educação de qualidade à população. Isso demandará desse profissional o pensamento em ações que possibilitem o enfrentamento dos desafios da organização escolar da atualidade.
 
SOARES, Marco Aurelio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2014. p. 60.
 
As demandas do sistema capitalista têm consequências na organização da instituição escolar. Sobre isso, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
 
I- A escola estabelece critérios que desfavorecem aos já desfavorecidos.
II- Exclui de seus limites a bagagem experimental da criança.
III- Rebate o autoritarismo e as práticas centralizadoras.
	
	A
	Somente as proposições I e II estão corretas.
Você acertou!
A organização escolar, estruturada pela sociedade capitalista, procura, em última instancia, a manutenção das relações sociais de produção, refletindo as divisões sociais existentes, a manutenção do poder da classe dominante. Sob a influência da ideologia burguesa, realiza escolhas, estabelece critérios que desfavorecem aos já desfavorecidos, excluindo de seus limites a bagagem experimental da criança, especialmente a criança do povo, utilizando-se do autoritarismo e das práticas centralizadoras (p.22)
	
	B
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições II e III estão corretas.
	
	D
	Somente a proposição I está correta.
	
	E
	Somente a proposição II está correta.
�
Questão 7/10
(....) As necessidades pedagógicas e administrativas são expressas no limite da prática da gestão educacional, tais como a falácia do planejamento participativo no meio político educacional, a não clareza educacional metodológica, por parte dos educadores, acerca dos conceitos como democracia, participação e justiça, bem como no cuidado da utilização restrita e acrítica dos livros didáticos e principalmente a escola não estar dando conta da inclusão do seu processo educativo.   
BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 176
 
A gestão educacional vai além da gestão escolar, e inter-relaciona todos os componentes de uma política de educação, que envolve...”.
 
I – Sistemas de ensino.
II – Gestão centralizadora.
III – Projetos político-pedagógicos das escolas.
IV – As diretrizes educacionais.
Assinale a alternativa que complementa corretamente o excerto acima:
 
	
	A
	Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Somente as proposições I, II e III estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
Você acertou!
Os componentes de uma política educacional, que envolve uma perspectiva além da gestão escolar são os sistemas de ensino, as diretrizes educacionais, e o projeto político-pedagógico (GROCHOSKA, 2011, p.92).
 
	
	E
	Somente as proposições I e II estão corretas.
�
Questão 8/10
No momento atual, as instituições educativas encontram-se em crise (escolas, famílias, igrejas, entre outras). Vive-se a degradação do ser humano, violências nas instituições de ensino (com professores, colegas), grandes problemas com indisciplina, evasão escolar e repetência. O aluno não sente mais necessidade de estar na escola, ela não mais corresponde as suas expectativas e aos seus interesses.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 25.
Hengemuhle (2004, citado por Grochoska, 2012, p. 25) parte de uma concepção de formação de um aluno integral e integrado, desenvolvendo a responsabilidade em todas as áreas. 
Nesse contexto, qual é o princípio básico necessário para a proposta de um perfil com essa formação?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	Um perfil com referencial de excelência para a educação básica.
	
	B
	Um perfil que contemple os quatro pilares dos relatórios de Delors.
Você acertou!
Os quatro pilares dos relatórios de Delors são: SER, CONHECER, CONVIVER E FAZER que contemplam um perfil de aluno adequado aos cenários vivenciados. (p.25)
	
	C
	Um perfil adequado ao Manifesto dos Pioneiros.
	
	D
	Um perfil que apresente diretrizes para a educação global.
	
	E
	Um perfil próximo a organização curricular da escola.
�
Questão 9/10
 A formação de professores desenvolve-se num contexto de coletividade. Articula-se com as escolas, com seus projetos, no sentido de que o profissional muda a instituição e muda com a instituição. A formação busca a emancipação e a consolidação de um coletivo profissional autônomo e construtor de saberes e valores próprios.
VEIGA, Ilma Passos (org). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008 p.17.      
Como consequência das mudanças sociais atuais, a escola passa a repensar sua perspectiva e deixa de ter apenas a responsabilidade com a formação de massa, tornando-se um elemento para (...).
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que completa corretamente a frase:
 
	
	A
	a formação individual.
	
	B
	a conformidade igualitária.
	
	C
	a transformação social.
Você acertou!
Diante de muitas mudanças, como as novas tecnologias e ampliação dos espaços pedagógicos, a escola passa a se repensar na sua perspectiva e deixa de ter apenas a responsabilidade com a formação de massa, tornando-se um elemento para a transformação social. (p.22)
	
	D
	a inclusão parcial.
	
	E
	o conformismo estético.
�
Questão 10/10
O Projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
Ilma Passos Alencastro Veiga (org).Projeto Político Pedagógico: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 13.
 
Com relação ao Projeto Político Pedagógico é correto afirmar que:
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	Exige, para sua elaboração, um sujeito com formação técnico/financeiro.
	
	B
	O projeto político-pedagógico é construído pela secretaria da escola.
	
	C
	O seu ponto de partida se dá exclusivamente pelas intenções da equipe diretiva da escola.
	
	D
	É o resultado de uma discussão que transmite a realidade da escola e vai além dos pressupostos pedagógicos.
Você acertou!
GROCHOSKA (2012, p.57) citando VEIGA diz que o PPP exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicação do seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo. O PPP é fruto de uma construção coletiva e define o rumo educacional da escola. Parte de muito estudo, muita discussão e muita reflexão até que as especificidades da instituição sejam identificadas e a identidade, intensificada.
	
	E
	O ideal é que Projeto Político Pedagógico seja construído pelo pedagogo, pois ele detém o conhecimento pedagógico necessário.
�
_1521830442.unknown
_1521830450.unknown
_1521830454.unknown
_1521830456.unknown
_1521830457.unknown
_1521830455.unknown
_1521830452.unknown
_1521830453.unknown
_1521830451.unknown
_1521830446.unknown
_1521830448.unknown
_1521830449.unknown
_1521830447.unknown
_1521830444.unknown
_1521830445.unknown
_1521830443.unknown
_1521830426.unknown
_1521830434.unknown
_1521830438.unknown
_1521830440.unknown
_1521830441.unknown
_1521830439.unknown
_1521830436.unknown
_1521830437.unknown
_1521830435.unknown
_1521830430.unknown
_1521830432.unknown
_1521830433.unknown
_1521830431.unknown
_1521830428.unknown
_1521830429.unknown
_1521830427.unknown
_1521830418.unknown
_1521830422.unknown
_1521830424.unknown
_1521830425.unknown
_1521830423.unknown
_1521830420.unknown
_1521830421.unknown
_1521830419.unknown
_1521830414.unknown
_1521830416.unknown
_1521830417.unknown
_1521830415.unknown
_1521830412.unknown
_1521830413.unknown
_1521830410.unknown
_1521830411.unknown
_1521830409.unknown
_1521830408.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais