Buscar

empresa plastsuco passo 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PASSO 5 DA PLASTSUCO
O atual cenário da economia mundial exige das empresas a busca incessante por ações estrategicamente eficientes afim de que obtenham diferenciais e sejam capazes de enfrentar a competitividade em curso das Nações, as quais essas empresas estão vinculadas, sofrem da mesma forma constante influência do mercado global, cada vez mais exigente e complexo. Dessa forma, torna-se essencial para a evolução da economia a interdependência entre as nações. O comércio exterior deve ser encarado como um instrumento estratégico do desenvolvimento nacional, isso influencia de forma direta no desenvolvimento do país.
Para que a empresa venha a ter sucesso nas exportações, deverá dar atenção especial ao mercado. É necessária uma análise criteriosa, através de observações e estudos, para descobrir o perfil do mesmo; estas informações irão orientar as decisões do empresário. Além disso, é essencial identificar qual será a aceitação do produto em determinado pais, com o qual a empresa está disposta negociar. Para tanto, é preciso conhecer alguns costumes e práticas de compra e venda dos consumidores e se há exigências especiais para conseguir colocar produto naquela região.
Quando as atividades comerciais são realizadas apenas no mercado interno, a empresa fica exposta a riscos, devido às alterações na política econômica. A comercialização dos produtos, também no mercado externo, dilui os riscos comerciais e econômicos em mais de um mercado, e permite maior segurança na tomada de decisões, pois não é comum ocorrerem instabilidades simultâneas em mercados distintos. Com a exportação, obviamente sua produção aumenta significativamente, passando por uma revisão do processo produtivo, isso faz com que aumente a busca por matéria-prima, e consequentemente, o custo das mercadorias diminui, tornando-as mais competitivas e aumentando a margem de lucro.
Ao introduzir em um país determinado produto, as empresas tem que adaptá-lo às exigências do mercado ao qual se destina, adquirindo assim tecnologia, processo esse que os países exigem de seus fornecedores, normas e procedimentos que, com o tempo, são internalizadas e passam a ser rotineiras e, assim, todos os seus negócios posteriores com o exterior, ou com o mercado interno serão feitos dentro dessas normas.
As empresas que exportam podem utilizar mecanismos que contribuem para uma diminuição dos tributos que normalmente são devidos nas operações no mercado interno, são chamados de incentivos fiscais. Os incentivos fiscais são benefícios destinados a eliminar os tributos incidentes sobre os produtos nas operações normais de mercado interno. Quando se trata de uma exportação, é importante que o produto possa alcançar o mercado internacional em condições de competir em preço e, por isso, ela pode compensar o recolhimento dos impostos internos:
IPI - Impostos Sobre os Produtos Industrializados – os produtos exportados não sofrem incidência.
ICMS - Imposto Sobre circulação de Mercadorias e Serviços – não incide sobre operações de exportações.
COFINS - Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – as receitas decorrentes da exportação são excluídas na determinação da base de cálculo.
PIS - Programa de Integração Social – as receitas decorrentes da exportação são isentas da contribuição.
IOF – Imposto sobre Operações Financeiras – as operações de câmbio vinculadas à exportação (serve também para outros bens e serviços) têm alíquota zero.
Geralmente, quando uma empresa passa a exportar ela obtém melhoras significativas, tanto internamente, através de novos padrões gerenciais, novas tecnologias, novas formas de gestão, qualificação da mão de obra, agregação de valor à marca, quanto externamente, pela melhoria da sua imagem frente a clientes, fornecedores e concorrentes. Ao tornar-se uma empresa exportadora, a sua imagem muda, o seu nome e a sua marca passam a ser uma referência em relação à concorrência e ela passa a ser vista como uma empresa de produtos de qualidade.
Os compradores no exterior são bastante exigentes. Os clientes e os fornecedores da empresa exportadora sabem que ela consegue colocar seus produtos no exterior graças ao seu esforço a fim de tornar-se mais competitiva, a empresa passa a gerar novos empregos, devido ao aumento da produção, e os funcionários passam a sentir orgulho de trabalhar em uma empresa que exporta seus produtos.

Outros materiais