Buscar

Teoria da espiral do silêncio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACULDADE ESAMC UBERLÂNDIA
Ana Luiza Vaz Perez – Jornalismo (Noturno)
Bruna Franciele Merlin – Jornalismo (Noturno)
Ingrid Cristina Trindade Souza - Jornalismo (Noturno)
 
TEORIA ESPIRAL DO SILENCIO
CADÊOOSMAR?
Uberlândia 
2016
Teoria da espiral do silêncio.
A teoria começou a ser estudada na década de 60, pela socióloga alemã Elizabeth Noelle-Neuman. Ela tinha o objetivo de estudar os efeitos que os meios de comunicação exerciam sobre a sociedade. “O resultado é um processo em espiral que incita os indivíduos a perceber as mudanças de opinião e a segui-las até que uma opinião se estabelece como atitude prevalecente, enquanto as outras opiniões são rejeitadas ou evitadas por todos, à exceção dos duros de espírito”. 
Essa teoria estuda como as opiniões dominantes são importantes e como elas refletem nos meios, fazendo com que cada opinião individual seja uma opinião coletiva, ganhando cada vez mais força. E por isso, quando um determinado indivíduo tem opiniões que diferem da maioria ou do pensamento coletivo, acaba acontecendo o silencio, ou seja, essa mesma pessoa, não expressa a sua opinião por medo do isolamento social. 
 A Teoria da Espiral do Silêncio ajuda a entender como a mídia funciona em relação à opinião pública e silencia suas ideias. Noelle-Neuman dizia que para entender melhor como funciona a Espiral do Silêncio, é preciso conhecer os três mecanismos pelos quais a teoria influencia a mídia sobre o público:
1) Acumulação: excesso de exposição de determinados temas na mídia.
2) Consonância: forma semelhante como as notícias são produzidas e veiculadas.
3) Ubiquidade: presença da mídia em todos os lugares.
A espiral do silencio diz que uma pessoa, pode deixar de expressar sua opinião quando esta é diferente das demais. As noticias são o que são, porque assim as determinamos. Quando nos calamos diante de uma divergência de opiniões, podemos causar a impressão de que concordamos com aquela noticia e com a forma que ela foi repassada, quando na verdade, poderíamos demostrar que aquele fato não é aquilo ou daquela forma que esta sendo apresentado. As noticias em maioria são consideradas verdade absoluta, pois em quase todas as vezes, não nos opomos à ela e assim não há quem possa dizer que a mesma está errada.
Podemos observar a teoria do espiral do silêncio sendo utilizada na sala de aula, quando um professor levanta um debate na sala, citaremos como exemplo o futebol, o professor  pergunta qual o time que as pessoas torcem, a sala quase toda torce para o Flamengo mas um único aluno observa, pois ele torce para o Vasco e ao invés de falar o time que torce esse aluno prefere se calar com medo de se expor e não ser aceito. Isso acontece em nossa sociedade diretamente, não só em escolas, mas também na nossa casa quando a família resolve fazer um almoço e certo cardápio e escolhido e você é o único que não concorda que o cardápio escolhido seja o melhor para aquele horário, você acredita que seja melhor para o jantar e mesmo você acreditando que a sua opinião esteja certa, você prefere calar – se .

Outros materiais