Buscar

PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA -SLIDE DE APRESENTAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
BENEDITO PEDROZA DE CARVALHO 
EDSON DOS SANTOS MELO
ELY DA SILVA SANTOS
GILVANIA SANTOS DOS BISPO
MARIA DE LOURDES SANTOS RAMOS
MARINÍCIO LOSÂNGELO REIS SANTOS
REGILENE BATISTA SANTOS 
 
PROJETO DE INTERVENÇÃO
IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA DE IMPLEMANTAÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL DR. MOACIR LOPES ANDRADE
PÚBLICO OBJETO DA IMPLEMENTAÇÃO: EQUIPE PSICOPEDAGÓGICA 
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL DR. MOACIR LOPES ANDRADE
TEMA: INSDISCIPLINA E VIOLÊNCIA
 
JUSTIFICATIVA:
	Na atualidade vivemos imersos num contexto diversificado de trocas interpessoais, dado a circulação facilitada na interação entre os indivíduos com acesso à internet, conteúdos midiáticos e demais decorrências da globalização, o que possibilita que a construção de novas atitudes e valores seja compartilhada de modo rápido e, muitas vezes, sem a reflexão pelos alunos, pais e professores. 
	A indisciplina e violência escolar pode ser fruto das novas interações estabelecidas e sendo assim, refletir sobre o tema é importante, pois a partir disto podemos conhecer como a sociedade está interagindo com os valores e atitudes morais na contemporaneidade.
	Para Piaget (1994) as atitudes muitas vezes concebidas como imorais ou de desrespeito, como é o caso da indisciplina e violência escolar, podem ser decorrentes das interações que estabelecemos hoje. 
	Por isso, sendo a escola um ambiente formador da moral precisa repensar sua atuação frente ao aluno e projetos como este poderão abrir novos caminhos de compreensão e atuação do professor na formação moral dos indivíduos.
DIAGNÓSTICO:
	O problema que deu origem a este projeto diz respeito a indisciplina e violência existente na Escola Municipal Dr. Moacir Lopes Andrade, localizada no bairro paciência. Considerando que atitudes de indisciplina e violência ao outro são compartilhadas diariamente no cotidiano escolar, percebe-se a necessidade de ações reflexivas junto aos pais e educadores, a fim de promover novas possibilidades na atuação e compreensão sobre o tema. 
	Dentre estas atitudes destacamos: a agressão física, verbal, simbólica (bullying) e violência silenciada (indiferença ao outro) tão frequente nas escolas hoje. Portanto, sendo a escola um dos ambientes formadores das atitudes morais é importante pensarmos sobre os modos de interação ali estabelecidos, a fim de compreendermos o que a indisciplina e violência escolar tem a nos revelar sobre as interações escolares na contemporaneidade.
 	Diariamente deparamos com relatos dos profissionais que atuam nesta instituição, que se queixam do comportamento indisciplinado dos educando, causando grande preocupação a todos que fazem parte da comunidade escolar, preocupados com essa realidade, vendo nossos desinteressados, sem perspectiva de futuro, não respeitando pais, professores e os colegas, decidimos contribuir voluntariamente com este projeto, mostrando aos mesmos que são capazes de viverem relacionamentos interpessoais saudáveis e que podem ir além daquilo que pensam.
 
OBJETIVO GERAL:
	Promover encontros de reflexão e conhecimento com os professores, pais, corpo diretivo, funcionários e alunos, sobre o enfrentamento à indisciplina e violência no cotidiano escolar.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Refletir sobre a importância das interações cooperativas e de respeito na escola; 
Apresentar as teorias sobre o desenvolvimento moral; 
Discutir sobre a cultura da escola, seus valores e situações de violência no cotidiano escolar;
Conhecer as experiências dos professores sobre as situações de violência; 
METODOLOGIA DA AÇÃO:
	
	Esse projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Dr Moacir Lopes Andrade, situada no bairro Paciência, Município de Piaçabuçu e abrangeu todos que compõem a unidade escolar e equipe psicopedagógica.
	As atividades planejadas tiveram a seguinte composição:
Observação participativa das práticas pedagógicas e comportamento dos educandos.
Momento de reflexão com questionamentos a serem debatidos pelos pais, apresentação de filme sobre a violência e reflexão sobre a temática. 
Momento de orientação lúdica com os alunos, apresentação do filme sobre violência e incentivo a denúncia do agressor.
Momento de reflexão com relatos de experiências dos professores sobre indisciplina e violência escolar.
Momento de reflexão com discussão de quais estratégias traçar para atenuar o problema. 
	
 
REFERÊNCIAS
PIAGET, Jean, et al: organizador Lino Macedo - Cinco Estudos de Educação Moral. – 3ª edição 2003, São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996 – (Coleção psicologia e educação). 
ANEXOS
MOMENTO DE REFLEXÃO COM OS PAIS
MOMENTO DE REFLEXÃO COM OS ALUNOS
MOMENTO DE REFLEXÃO COM PROFESSORES, CORPO DIRETIVO E FUNCIOANRIOS
REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes