Buscar

aula 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Berço do pensamento ético:
GRÉCIA
HISTÓRIA DA ÉTICA
Historicamente, a ideia de Ética Surgiu na antiga Grécia, por volta de 500 a 300 a.C, através das observações de Sócrates e seus discípulos.
 No final do século V a.C., filosofia e ciência começaram a se separar, e a filosofia passou a ocupar-se, principalmente, do homem e da ética humana. Surgiu a Escola Socrática, inspirada no pensamento de Sócrates.
 Sócrates e seu discípulo Platão: educadores que viviam preocupados em conhecer o indivíduo mais do que os segredos do Universo. Criador da célebre frase: "só sei que nada sei".
Estátua do “Pensador” de Rodin
Inspirado na frase de Sócrates 
“Só sei que nada sei”
Platão (427-348 a.C.)
Aluno de Sócrates, Platão procurou, através de sua teoria dos ideais, explicar o conhecimento e a existência das coisas. Ele nos faz pensar sobre o verdadeiro significado das coisas que estão em nosso redor e que existe um mundo maior do qual não temos conhecimento, pois não conseguimos enxergá-lo com clareza. Platão em sua obra buscou entender o homem e o conhecimento universal das coisas.
Os pensadores após a fase de Platão
Platão dava aulas em um jardim dedicado ao herói Academo, por isso sua escola ficou chamada de “Academia”.
De 320 a.C. até o início da era cristã, muitos filósofos se preocuparam com outras coisas, uma delas foi o desprezo pelas honrarias e riquezas: afirmavam que somente a virtude poderia libertar o homem do desejo de possuir riquezas. Outros como Epicuro acreditavam que devíamos buscar o prazer no conhecimento, no cultivo do espírito e na prática das virtudes.
ARISTÓTELES
Como viver? Quais os verdadeiros bens da vida e como classificá-los hierarquicamente? A Ética de Aristóteles se debruça sobre essas grandes indagações.
Os homens são formados por 2 naturezas: material (corpo, perecível) e espiritual (alma, imortal). A lógica e a razão são os instrumentos para atingir a sabedoria. 
O homem ético seria aquele que conseguisse viver conforme manda a razão, voltando-se para a obtenção do bem e alcançando virtudes éticas, desenvolvidas na vida prática para a realização de fins diversos e intelectuais. 
Reflexões desses pensadores gregos
- Consideravam a prudência a virtude dos sábios.
- A ética epicurista (descrita por Epicuro) é individualista, com certo utilitarismo egoísta. -
- Eram fatalistas: Nada acontece por acaso e o destino de todos está traçado.
- Tanto as coisas felizes como as desgraças são coisas naturais e devem ser aceitas com naturalidade
Ética Cristã
Inicia na Idade Média após a obscuridade da filosofia. Retoma o pensamento do bem comum e a vida espiritual é elevada por meio de práticas de purificação do corpo, instituindo o jejum, a abstinência e a flagelação. Essa tendência predominou na Alta Idade Média, influenciada pela Igreja.
Princípios
Moral cristã (ocidental)
Representantes: 
 Santo Agostinho (354 – 430)
 São Tomás de Aquino – Tomismo (1225 – 1274)
PRINCÍPIO BÁSICO: 2 mandamentos,
 (1) “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, com toda a tua alma e com toda a tua força” e 
 (2) “ao próximo como a si mesmo” (Deuteronômio, VI, 5 e Levítico, XIX, 18).
Séc XII a XIII
Cristo põe de forma pró-ativa a lei de ouro da ética: 
 “Não faça ao outro o que não queres que o outro te faça”, dizendo: “Tudo que quereis que os outros vos façam, fazei primeiro a eles” (Mateus, VII, 12).
O mal é a ausência de Deus e o bem Sua presença.
Ética moderna
Ocidente - O Ser moral 
e Ser religioso convivem separadamente
Abrange o período dos séculos XV ao XIX
Séculos XIV ao XVI
Renascimento → ética ganha um novo rumo → a partir da valorização do homem nas ciências e nas artes → início Ética Moderna
(volta da divisão MATERIAL X ESPIRITUAL)
Inicio do Capitalismo: novos pensamentos éticos: Crescimento da burguesia = COMÉRCIO
Séculos das luzes, em virtude da razão - Iluminismo
Pensamentos
Plano espiritual → perda do papel de guia atribuído à Igreja Católica → a religião deixa de ser a forma ideológica dominante.
Separação : 
 razão/ fé, natureza; 
 homem/Deus; 
 Estado/Igreja. 
Dimensão humana → centro da arte, filosofia, ciência, política e da moral, do desenvolvimento do homem
Teocentrismo ≠ Antropocentrismo
Era Moderna
O humanismo renascentista do séc. XV;
A descoberta do Novo Mundo (1492);
A Reforma Protestante do séc. XVI; 
A Revolução Científica do séc. XVII.
Fatores históricos atribuídos à origem da filosofia moderna:
Confrontos com o “diferente”
Trecho sobre o novo mundo, atribuído a Américo Vespúcio:
“Esta figura mostra-nos a gente e a ilha descoberta pelo cristianíssimo rei de Portugal ou por seus súditos. Essas pessoas são nuas, belas e cor parda, bem feitas de corpo. Sua cabeça, pescoço, braços, partes íntimas e pés ligeiramente cobertos por penas. Os homens também usam pedras preciosas. Ninguém possui nada, mas todas as coisas são comuns. E os homens tomam por esposas as que mais lhe agradam, sejam suas mães, irmãs ou amigas. Lutam mutuamente , comem-se uns aos outros. Vivem 150 anos e não possuem governo.”
Contexto histórico
Então temos a crise da Igreja... (rompimento com o pensamento imposto pela mesma)
Concebe a razão humana como extensão do poder divino;
Colocou o homem em condições de pensar livremente e responsabilizar-se pelos seus atos de forma autônoma;
Desenvolvimento científico
As leis científicas passam a explicar matematicamente os fenômenos testados por verificação empírica e a prever a ocorrência de novos fenômenos.
Cientístas: Galileu, Newton, Lavoisier e outros.
A ciência é entendida como sinônimo de progresso e de felicidade.
Pensadores
Nicolau Maquiavel → papel da ação política → sobrevivência de um grupo, não de indivíduos isolados → formação de novos conceitos éticos.
Pensadores
Thomas Hobbes → homem é antissocial → satisfazer interesse próprio → Egoísmo Ético 
Kant → consciência moral voltada para um homem ativo, criador e legislador → costumes podem orientar as ações humanas → único bem é a boa vontade → agir só por respeito ao dever → sujeição do homem à lei moral. 
Século XIX
Nietzsche → valores da cultura europeia (cristianismo, socialismo e igualitarismo democrático) → formas de uma moral a ser superada mediante a formulação de um ponto de vista além do bem e do mal.
Marx → explica a moral como uma das expressões da consciência humana, que por sua vez, são o reflexo das relações sociais estabelecidas no mundo do trabalho: conforme variam os modos de produção, mudam não só as normas morais, mas também os valores sociais, políticos e econômicos.
ÉTICA CONTEMPORÂNEA
Principios
Influenciados pela globalização, sistemas econômicos e o relativismo ético → novo modelo de ciência.
Bem → individual ou coletivo, parte do particular para o geral ou vice- versa?? 
Necessidade → noção de uma equidade cultural → uniformidade de valores (morais e sociais)
As principais correntes são: 
O Existencialismo, o Pragmatismo, a Psicanálise, o Marxismo, o Neopositivismo e a Filosofia Analítica.
Correntes de pensamento
Existencialismo: principais filósofos Kierkgaard e Sartre - o indivíduo é o único responsável em dar significado à sua vida e em vivê-la de maneira sincera e apaixonada.
Pragmatismo: Charles Sanders Peirce, William James e Oliver Wendell Holmes Jr - opondo-se ao intelectualismo, considera o valor prático como critério da verdade.
Psicanálise: Freud - teoria que pretende explicar o funcionamento da mente humana e consequentemente, o comportamento.
Correntes...
Marxismo: MARX - compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver
a produtividade do trabalho, transformando a base produtiva no sentido da socialização dos meios de produção, para a realização do trabalho livremente associado - o comunismo -, abolindo as classes sociais existentes e orientando a produção - sob controle social dos próprios produtores - de acordo com os interesses humano-naturais.
correntes...
Neopositivismo: Kuhn e Paul Feyerabend - também denominada empirismo lógico , estuda o método científico e explora a lógica da teoria da confirmação, através do verificacionismo.
Filosofia analítica: Frege, Bertrand Russell - A atividade filosófica passou a ser considerada basicamente como um método lógico de análise do pensamento.
Ambas aceitam o homem como ser social, e que assume a liberdade como algo que deve ser aproveitado juntamente com o outro
Sec. XX e XXI
Sociedade atual
A nova filosofia de vida e a ética de manipulação favorecem ao imediatismo, à criação de cidadãos altamente manipuláveis e à superação do individual sobre o coletivo. Tudo é feito em nome de uma falsa liberdade, que está se confundindo com o conceito de libertinagem.
Evolução da ética
Ecologia Social →integra estudos do homem e de seus ecossistemas → compreensão da direta correlação entre natureza e cultura → relação não só com os demais membros de sua espécie, consigo próprio e com seu ambiente.
BIOÉTICA
Para discussão:
No mundo contemporâneo, muito são os desafios para tentar construir a vida ética e moral. A questão que se coloca hoje é a da superação dos empecilhos que dificultam a existência de princípios e parâmetros para a boa conduta. Algumas dessas dificuldades derivam da sociedade individualista, incapaz de praticar a solidariedade e a tolerância.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 2000.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais