Buscar

RELATÓRIO 1- Micro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Objetivo: 
Desenvolver habilidades de manipular tubos com meios de cultura com crescimento microbiano, bem como transferir microrganismo de meio de cultura liquido para meio de cultura liquido estéril. A fim de observar a presença de microrganismo no meio de cultura estéril. 
Material utilizado:
Álcool 70º
Água
Sabão líquido
Papel toalha
Tubo de água (Simulando o meio Estéreo )
Tubo de água com corante ( simulando o meio contaminado )
Bico de Bunsen
Alça microbiológica
Estufa a 37º C
 
Procedimento experimental:
O trabalho foi realizado em dupla. 
Para dar inicio ao procedimentos foi realizado a lavagem da mãos . O aluno em posição confortável em frente ao bico de Bunsen , na área de segurança microbiológica. 
Aquecendo a alça de modo a flambar até o rubro , esperando um tempo até que a alça esfrie , para que não queime as bactérias presentes na solução . 
Em seguida inicio –se a abertura do tubo de água com corante “meio de cultura com crescimento microbiano “ essa solução foi aberta e fechada com a mesma mão , de maneira que a tampa do tubo que contém a solução não entre em contado com a bancada , sendo assim evitando o risco de contaminação . 
A abertura do tubo foi realizado com os seguintes passos: segurando a alça com a mão direita , apoiando o tubo no dedo mínimo , com a mão esquerda foi feito a abertura do tubo de água com corante , a tampa do tubo continuou na mão direita, por que após o mergulho da alça na solução deve ser fechada e afim de evitar contaminação . Após a abertura dessa solução flambou-se a borda do tubo , mergulhando a alça na solução foi retirado uma porção na alça . Flambou-se o tubo novamente e fechou o tubo de água com corante. A alça continuou na mão direita com a porção , na área de proteção microbiológica. 
Essa porção retirada com a alça foi mergulhada em outro tubo de água que simulava meio de cultura estéril. 
Para fazer a abertura desse tubo foi realizada a mesma técnica anterior. Finalizamos o trabalho flambando alça micrológica no rubro até que se tornou vermelho, em seguida lavamos as mãos. A fim de evitar contaminação no laboratório . 
Após esses procedimentos colocou–se o tubo que recebeu meio de cultura com crescimento. Que foi levado para a estufa para que a bactérias possa colonizar aquele meio de cultura que era Estéril. 
Resultado:
Após a retirada do tubo da estufa observamos que o tubo estava turvo , ou seja houve crescimento de bactérias .
Conclusão: 
Manobras assépticas são uma série de procedimentos executados de modo a evitar que os meios de cultura estéreis sejam contaminados por microrganismos indesejáveis. Partindo-se do princípio de que todos os materiais a serem utilizados devem estar minuciosamente limpos, ou seja, devem estar estéreis. As vidrarias utilizadas devem passar pela autoclave, que é o aquecimento das mesmas em meio de maior pressão, temperatura e umidade, garantindo a eliminação de todas as formas de vida vegetativa ou esporulada presentes em qualquer material, que possam alterar o resultado da prática. Outro modo de esterilização é com a utilização do bico de Bunsen. por exemplo uma alça bacteriológica, cuja finalidade é de transportar amostras de um meio a outro deve ser “flambada” até que esta apresente . Mas após a técnica deve-se esperar uns segundos para que não haja a desnaturação da amostra por conta do calor excessivo da alça. 
É importante também a passagem dos materiais antes e depois no bico de Bunsen para não causar contaminação do ambiente. 
As manobras assépticas são de extrema importância , para obtermos uma garantia de um resultado correto , sem contaminação, até mesmo para a nossa segurança externa ao ambiente desse trabalho.

Outros materiais