Buscar

A dominação sociologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A dominação
Max Weber
Equipe:
Lucas Estevão
Lucas Veloso
Michele Sampaio
Thalita de Jesus
Tipologia da dominação
O Estado ou alguém detém a capacidade de dominar a sociedade porque são reconhecidos como legítimos pelos indivíduos .
A dominação é sempre resultado de uma relação social do poder desigual, onde se percebe claramente a existência de um lado que comandam (domina) e outro que obedece.
Na sociedade capitalista ocidental o Estado para Weber é aquele que detém o monopólio legítimo da força.
Podemos assemelhar assim a dominação a qualquer situação em que encontremos indivíduos subordinados ao poder de outros. Mas a dominação difere da relações de poder em geral por apresentar uma tendência a se estabilizar, a procurar manter-se sem provocar confrontos.
 WEBER DEFINE TRÊS TIPOS BÁSICOS DE DOMINAÇÃO:
Dominação Legal
Dominação tradicional
Dominação carismática
Dominação legal
Tem como ideia base a existência de um estatuto que pode criar e modificar normas, desde que seu processo (forma) esteja previamente estabelecido. 
Por exemplo, pode-se citar o Estado, o município, uma empresa capitalista privada, numa associação com fins utilitários ou qualquer união em que haja uma hierarquia regulada por um estatuto. Sendo assim, a burocracia a forma mais justa da dominação legal.
Dominação tradicional
É a forma mais antiga de dominação. É aceita em nome da tradição dos níveis de hierarquias, onde o exercício da autoridade se dá através, por exemplo, do comando do rei aos súditos, do pai aos filhos, dentre outros.
Dominação tradicional
Ocorre devido a fatores como: afetividade, respeito, admiração, crença, etc.. Assim, com uma inexplicável legitimidade, determina-se que tal hierarquia é inflexível a mudanças.
Dominação carismática
É influenciada diretamente pelos fatores emocionais e afetivos, e a obediência não é estabelecida por regra, mas sim pela crença nas qualidades do líder. Esta devoção deve-se ao reconhecimento que os heróis e demagogos alcançam, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que devem ser seguidos pelos governados.
Dominação carismática
A fonte do poder é estabelecida em cima do que nunca existiu, carecendo da previa de vínculos predeterminados. Essa dominação não pode estabilizar-se sem sofrer profundas mudanças estruturais e, dependendo dos padrões de sucessão, tornar-se-á ou racional-legal ou tradicional, em algumas de suas configurações básicas
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais