Buscar

Turismo de luxo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Turismo de luxo: uma nova tendência
Turismo de luxo é o tema do momento. Vários artigos sobre esse segmento tendem a apresentar novos conceitos e questionamentos. O que seria então turismo de luxo? Quais os serviços necessários para estar inserido em viagem de alto padrão? Os conceitos mais utilizados para esse tema definem turismo de luxo como um segmento que engloba conceitos como sofisticação, exclusividade, facilidade e conforto.
Dados da pesquisa global sobre o setor de viagens e turismo realizada pela International Luxury Travel Market (ILTM) apontam mudanças significativas no perfil do turista de luxo. Os consumidores de luxo dos dias atuais sabem que tempo é dinheiro e estão dispostos a pagar por isso, querem privacidade, procuram por aprendizado, conhecimento e são muito bem informados.
Seja em aeroportos, hotéis, operadoras ou em destinos turísticos, o turista desse segmento quer mais que belas paisagens e instalações. O que ele busca é exclusividade e serviços de alto padrão. Para isso os provedores desses serviços e produtos precisam estar atentos para atender a essa demanda e ir além, superando as expectativas deste turista exigente.
De acordo com o relatório de pesquisa “World Travel Market Trends Report”, da Euromotor, o gasto médio desse turista em cada viagem é cerca de US$ 20 mil dólares, em comparação aos US$ 2.500 do turista tradicional. Estudos da Organização Mundial de Turismo (OMT) e da ILTM revelam que o turismo de luxo no mundo movimenta 3% do volume total e 25% da receita do setor de turismo. 
Para Frederico Levy, diretor da operadora Interpoint, de São Paulo, os desafios desse segmento são muitos. O Brasil começa a despertar para o Turismo do Luxo. Para que o país se insira nesse nicho é preciso sanar a carência relacionada à prestação de serviços, investir em qualificação e capacitação de mão de obra. Essas ações são determinantes para a promoção de produtos e serviços de luxo.
Dados da pesquisa realizada pelo Jornal Panrotas, em 2012, (edição 1037) apontam que o mercado corporativo é responsável por 50% da ocupação hoteleira de luxo no país. Empreendimentos luxuosos como o Emiliano e o Unique, em São Paulo, e o Vila Naiá e o Txai Resort, na Bahia, recebem turistas que praticam esse segmento, sendo 60% dos hóspedes com objetivo de negócios e eventos, seguidos dos turistas a lazer, 36%.
Com base nos dados desta pesquisa, Minas Gerais tem tudo para despontar como um destino de turismo de luxo. O Estado, além de ter vocação para o turismo de negócios e eventos, é conhecido pela hospitalidade, por suas belas montanhas, pela rica cultura, pela gastronomia diferenciada e por roteiros com serviços e produtos exclusivos e de alta qualidade.
Podemos constatar que o turismo de luxo é uma tendência que vem para incrementar os setores da cadeia produtiva do turismo. Muito ainda precisa ser feito para atender a esse exigente público no que diz respeito à qualificação e infraestrutura, mas a união de esforços dos empresários pode ser fator determinante para a criação de produtos consolidados, capazes de gerar experiências inigualáveis.

Outros materiais