Buscar

Contabilidade e Gestão Tributária II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contabilidade e Gestão Tributária II – Prof. Georg Monegalha
Trabalho para AV1 – 2 pontos
1. Quanto ao IRPJ, marque seus princípios (0,50 pts):
( ) Não-Cumulatividade
( * ) Universalidade
( * ) Generalidade
( ) Seletividade
( ) Progressividade
Universalidade - Já o critério da universalidade como elemento de construção do imposto de renda, quer dizer que o imposto deve abranger todas  as rendas e proventos de qualquer natureza, todos os rendimentos provenientes de atividades lucrativas, de forma geral e não seletiva, sem qualquer distinção entre espécies de renda ou proventos. Sendo vedado, ainda, estabelecer diferença ou separação da renda, em decorrência da sua natureza, em razão da sua procedência ou destino.  O Imposto de Renda deve incidir sobre todas as rendas auferidas pelos contribuintes no ano-base, observando,  igualmente, o princípio da igualdade e da capacidade contributiva, excetuados as hipóteses  de imunidades e isenções legais.
Generalidade - O princípio da generalidade significa que a regra matriz da tributação do Imposto de Renda alcança todos os indivíduos que auferirem renda no seio de uma comunidade política. 
Da progressividade - No que toca ao critério da progressividade no imposto de renda, trata-se de uma norma cogente que consagra o aumento da carga tributária pela majoração da alíquota aplicável, na medida em que o valor tributável é mais considerável.

Outros materiais