Buscar

Fisioterapia Saude da Criança 17

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA
	
	Simulado: 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201307574147)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O movimento acontece devido a movimentos pré programados nos geradores de padrão central (GPC) na medula espinhal que são ativados por processo central e estímulo sensorial, assim pode ocorrer na ausência de uma ação reflexa. Esta afirmativa está baseada em qual das teorias de controle motor?
		
	
	Teoria Reflexa
	
	Teoria da Ação Dinâmica
	
	Teoria Ecológica
	
	Teoria dos Sistemas
	 
	Teoria da Programação Motora
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307536238)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A.O.P. criança termo está no terceiro trimestre de vida extra-uterina. Em supino rola rapidamente para prono. Em prono, realiza movimento de pivô em círculos sob o estômago. Sentada, se mantém somente apoiando ambos os membros superiores e, portanto, não manipula objetos. De acordo com o desenvolvimento neuropsicomotor normal, podemos afirmar que esta criança:
		
	
	Está adequada nas posições supino e sentada, mas atrasada na posição prono.
	
	Está atrasada em todas as posturas para sua idade.
	 
	Está adequada na posição supino, mas está atrasada nas posições prono e sentada.
	
	Está completamente adequada para sua idade.
	 
	Está adequada nas posições supino e prono, mas atrasada na posição sentado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308027663)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Tecklin (2002), os fatores de risco para disfunções neurológicas, podem ocorrer decorrentes de condições: neurológicas, respiratórias, metabólicas, cardiopatias congênitas, infecções virais no feto e neonato e exposição a substancias intra útero. Pensando nisso, assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	 
	São exemplos de cardiopatias congênitas acianóticas a tetralogia de Fallot e a transposição dos grandes vasos.
	 
	A asfixia é resultado de uma troca inadequada de oxigênio e dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos que ocorrem durante a gravidez e no momento do parto.
	 
	A retinopatia da prematuridade é a principal causa de cegueira infantil e acredita-se que seja causada pelo acúmulo de quantidades excessivas de bilirrubina no sangue.
	 
	A aspiração de mecônio causa obstrução das vias aéreas, retração da parede torácica, roncos, taquipnéia e cianose
	 
	As infecções congênitas do tipo TORCH, são pouco preocupantes, pois não causam seqüelas no bebê.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308191406)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1- A asfixia é o resultado de uma troca inadequada de oxigênio e de dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos ocorridos durante a gravidez e no momento do parto. Sobre asfixia assinale a alternativa correta.
		
	
	a) O impacto de um episódio de asfixia no encéfalo de um neonato é chamado de traumatismo cranioencefálico.
	
	e) O boletim de Apgar é um critério de avaliação do grau de asfixia perinatal pouco usado nos países ocidentais para avaliação das condições clínicas do recém nascido.
	
	d) Escores de Apgar de 6 a 8 indicam que o bebê sofreu grave asfixia e necessita urgência e providências imediatas como intubação e massagem cardíaca
	
	b) Lesões hipóxico-isquêmicas são a causa mais comum de defeitos neurológicos graves e progressivos causados por eventos perinatais.
	 
	c) Retardo mental, espasticidade, coreoatetose, ataxia e distúrbios convulsivos estão associados com asfixia no neonato.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308002784)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Há diferentes teorias sobre este tema. Considerando as diferentes Teorias de Controle Motor existentes, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A Teoria Ecológica apresenta a relação do movimento com o meio externo, conferindo importância à utilização das percepções para orientar as ações. Esta Teoria ampliou a concepção de função do sistema nervoso, que passou de sensório-motor, simplesmente reagindo às variáveis do ambiente, a um sistema de percepção e ação que explora ativamente o ambiente para alcançar seus objetivos.
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
	
	Para Sherrington, o movimento é gerado num circuito que envolve um órgão receptor, um condutor e um efetor, gerando respostas automáticas com padrões de movimento definidos, o que corresponde a Teoria do Reflexo.
	
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	
	As Teorias do Controle Motor descrevem pontos de vista relacionados ao modo como o movimento é controlado e enfatizam diferentes aspectos que fundamentam a neurofisiologia e a neuroanatomia relacionadas ao controle do movimento.

Outros materiais