Buscar

Resumo de Tecido Epitelial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Histologia – Professora Esther
TECIDO EPITELIAL
Características:
- Os epitélios são camadas de células altamente coesas que cobrem ou revestem superfícies corporais e formam as unidades funcionais das glândulas de secreção exócrina e endócrinas;
- Derivado do ectoderma, mesoderma e endoderma;
- Se renovam por mitose constantemente;
- Recebem nutrientes por difusão do tecido conjuntivo, pois não possuem um suprimento sanguíneo e linfático direto;
- Substância intercelular escassa;
- A coesão do epitélio se deve a existência de moléculas de adesão celular e a complexos juncionais;
- O epitélio encontra-se ancorado a Lâmina Basal (Lâmina Basal + Componentes do tecido conjuntivo = Membrana Basal);
- O epitélio apresenta polaridade estrutural e funcional.
Funções:
- Proteção (pele); - Absorção (intestino delgado e grosso);
- Transporte de substâncias sobre superfícies (por meio de cílios);
- Secreção (glândulas); - Excreção (túbulos do rim);
- Trocas gasosas (alvéolos pulmonares);
- Barreira contra a perda de água;
- Deslizamento entre superfícies (mesotélio de serosas).
*Endotélio é o epitélio simples pavimentoso que reveste vasos sanguíneos e linfáticos. Mesotélio é o epitélio simples pavimentoso que reveste as cavidades corporais.
Tipos de Tecido Epitelial:
- Epitélio Simples Pavimentoso: formado por uma única camada de células, que tem como função a troca de substâncias entres o sangue e o tecido. Ex: Endotélio e Mesotélio.
- Epitélio Simples Cúbico: formado por uma única camada de células altamente polarizadas, que possui como função a absorção, secreção (glândula tireoide) e transporte ativo de íons. Ex: Túnulo Coletor e Rim.
- Epitélio Simples Cilindrico/Colunar/Prismático: formado por uma camada de células que contém no domínio apical microvilos (microvilosidades – formam a Planura Estriada), responsáveis pelo revestimento e participam da absorção. Ex: Intestino Delgado.
- Epitélio Estratificado Pavimentoso: Não Queratinizado: mais de uma camada de célula, entre as quais existem as indiferenciadas especializadas para a divisão mitótica. As células sobre a camada basal estão em diferenciação. As células mais externas são altamente diferenciadas, aumentam seu conteúdo de queratina para proteger contra a ação mecânica e elas retém seus núcleos. Ex: Esôfago.
- Epitélio Estratificado Pavimentoso Queratinizado: mais de uma camada de células, dentre as quais as basais são indiferenciadas, especializadas para divisão mitótica. As células mais superficiais contêm abundantes quantidades de queratina, que previne contra a perda de água e penetração de agressões químicas e físicas. As células superficiais não apresentam núcleos. Ex: Epiderme. 
- Epitélio Pseudo – Estratificado Cilíndrico Ciliado: possui células cilíndricas/colunares/prismáticas, com cílios em seu domínio apical; células basais; células caliciformes secretoras de muco; somente as células colunares de caliciformes estão aderidas a lâmina basal e atingem a superfície do epitélio. Ex: Traquéia.
- Epitélio Pseudo – Estratificado Cilíndrico Estereociliado: possui células cilíndricas com estereocílios e um complexo de Golgi (células principais); e células basais, sendo que ambas estão aderidas a lâmina basal, mas somente as principais atingem a superfície do epitélio. Ex: Epidídimo.
- Epitélio de Transição: chamado de Urotélio, por ser encontrado revestindo as vias urinárias, formado por células colunares superficiais (se estendem da lâmina basal a superfície) e células basais. As células superficiais respondem a forças de tensão através da alteração da sua geometria e configuração superficial. Placas de proteínas agregadas estão no domínio apical das células da superfície.
Polaridade das Células Epiteliais:
- As células epiteliais apresentam dois domínios:
I) Domínio Apical: possui estruturas para a proteção da superfície epitelial ou para a absorção de substâncias, podendo apresentar três tipos de especializações de superfície: 
 CÍLIOS: projeções móveis que se originam a partir de corpúsculos basais ancorados por radículas ao domínio apical; formado por um par central de microtúbulos circundados por nove pares de microtúbulos concêntricos (Axonema). Ex: Traquéia e Tuba Uterina.
 MICROVILOSIDADES/MICROVILOS: projeções digitiformes que contêm eixos de microfilamentos de actina unidos, que se estendem em direção a Trama Terminal (rede de filamentos de citoesqueleto que estão paralelos ao domínio apical). Formam a Planura Estriada ou Borda em Escova com função absortiva. Ex: Intestino e porções do Néfron.
 ESTEREOCÍLIOS: projeções digitiformes e ramificadas do domínio apical, formado por filamentos de actina sem a formação do axonema. Ex: Epidídimo.
 II) Domínio Basolateral: ancora uma célula a outra e a membrana basal por meio de complexos juncionais e moléculas de adesão celular.
Moléculas de Adesão Celular:
- As moléculas de adesão celular permitem o contato entre as células epiteliais, sendo esse contato estabilizado por junções celulares.
- Moléculas de Adesão Ca++ - dependentes:
I) Caderinas: adesão celular e morfogênese. Encontram-se ligadas a actina por meio de proteínas intermediárias (Complexo das Cateninas, alfa, beta e gama) e por proteínas de ligação a actina – alfa-actinina, vinculina e formina-1. As cateninas medeiam a ligação entre os filamentos de actina, interagem com o citoesqueleto de actina, controlam o caráter adesivo do domínio extracelular, forma celular e polaridade. A perda de Ca++ pelas caderinas associa-se a metástase.
 E – CADERINA: manutenção da maioria das camadas epiteliais, dímeros cis-homofílicos.
 N – CADERINA: sistema nervoso celular, cristalino do olho, células usculares esqueléticas e cardíacas.
II) Selectinas: grupo das lectinas, domínio de reconhecimento de carboidratos + proteína ou lipídio. Participa do movimento dos leucócitos do sangue para tecidos inflamados.
 P – SELECTINA: plaquetas e endotélio ativado.
 E – SELECTINA: células endoteliais ativas.
 L – SELECTINA: leucócitos.
- Moléculas Ca++ - independentes: 
I) Superfamília das Imunoglobulinas: as moléculas ICAMs (Moléculas de Adesão Intercelular) e VCAMs (Moléculas de Adesão entre Célula de Vaso) são importantes na interação entre células T e na ligação de leucócitos a células endoteliais ativadas ou em repouso.
II) Integrinas: heterodímeros formados pela união de subunidades associadas alfa e beta. O domínio extracelular das integrinas se lida a sequência tripeptídica Arg-Gly-Asp presente na laminina e na fibronectina (membrana basal, matriz extracelular). Cascata intracelular. Sinalização ao avesso.
Junções Celulares: fornece uma estabilidade mais intensa.
- Via Transcelular: canais e transportadores.
- Via Paracelular: regulada por um contínuo contato intercelular ou junções celulares.
I) Junções de Oclusão: são simétricas, é uma rede de faixas de vedação anastomosadas e ramificadas, que determinam a polaridade das células epiteliais e formam uma barreira para a passagem de substâncias pela via paracelular (claudinas). As membranas celulares de células adjacentes possuem áreas de íntimo contato que têm continuidade ao redor de todo perímetro apical (cinturão), formando proteínas transmembrana (ocludinas e claudinas). Fazem parte dessa junção as nectinas e moléculas de adesão juncionais (JAMs).
II) Junções de Ancoragem ou de Adesão: 
 ZÔNULAS DE ADESÃO OU DESMOSSOMA EM CINTURÃO: associado a microfilamentos de actina, associação mediada pela interação de caderinas com cateninas.
 MÁCULAS DE ADESÃO OU DESMOSSOMA EM PONTO OU EM MANCHA: associada a filamentos intermediários de citoqueratinas, dão resistência e rigidez a uma camada de células epiteliais. Estão presentes nos discos intercalares dos cardiócitos e nas meninges.
*Membranas plasmáticas adjacentes unidas por zônulas e máculas de adesão estão separadas por um espaço amplo, ocupado por proteína da família das caderinas, ancoradas a placas citoplasmáticas.*Auto-anticorpos para a desmogleína 1 (proteína das cadrinas) gera a Doença Bolhosa da Pele chamada de Pênfigo Foliáceo.
 HEMIDESMOSSOMOS: são assimétricos e ancoram o domínio basal da célula a lâmina basal subjacente. Constituído por um disco interno citoplasmático interno associado a filamentos intermediários e uma placa membranar externa que os liga a lâmina basal por filamentos de ancoragem (laminina) e integrinas. Aumentam a estabilidade dos tecidos sobre a membrana basal através da ligação a filamentos intermediários.
III) Junções Comunicantes ou do tipo GAP: são simétricos e formados por proteínas integrais de membrana denominada conexinas, que se associam para formar um conexon (cilindro oco que se estende através das memebranas plasmáticas), formando um canal direto de comunicação. Responsáveis pelo acoplamento químico e elétrico entre células adjacentes.
*Mutação na conexina 26 (surdez - células da cóclea); na conexina 32 (neuropatia desmielinizante de Charcot-Marie-Tooth); na conexina 50 (cataratas congênitas – cegueira).
Laminina, Fibronectina e a Membrana Basal:
- Laminina + Fibronectina + Proteoglicanos + Colágeno tipo IV + Proteínas = Membrana Basal.
- Membrana Basal = Lâmina Basal + Lâmina Reticular.
I) Lâmina Basal: matriz extracelular em contato direto com as superfícies celulares epiteliais. É formada pela união de moléculas de laminina com colágeno tipo IV, entactina/nidogênio e proteoglicanos. Sustentação para epitélios.
II) Lâmina Reticular: formada por fibras colágenas, responsável por sustentar a lâmina basal e é contínua ao tecido conjuntivo.
*A Lâminina tem sítios de ligação para a entactina/nidogênio, para proteoglicanos (heparan-sulfato/perlecans), para o alfa-distroglicano e para integrinas.
*Fibronectina, produzida pelos fibroblastos, é formada por duas cadeias proteicas unidas por pontes dissulfeto, sendo a principal molécula de adesão da matriz extrecelulardo tecido conjuntivo. Possui sítios de ligação para a heparina dos proteoglicanos, para vários tipos de colágeno e para fibrina (coagulação sanguínea).
*Fibronectina plasmática (produzida pelos hepatócitos e circulante na corrente sanguínea) X Fibronectina celular (produzida pelos fibroblastos e faz parte da matriz extracelular).
EPITÉLIO GLANDULAR – GLÂNDULAS
- A maioria das glândulas se desenvolve como brotamentos epiteliais para o interior do tecido conjuntivo subjacente.
Classificação das Glândulas quanto ao desenvolvimento:
I) Exócrinas: são aquelas que permanecem conectadas a superfície do epitélio que lhes deu origem mediante um ducto secretor, que transporta o produto para a superfície externa do corpo ou para cavidades.
II) Endócrinas: são aquelas que não apresentam um ducto excretor, e seu produto é lançado na corrente sanguínea.
Classificação de acordo com o tipo de ducto secretor:
I) Simples: um único ducto secretor.
II)Composto ou Ramificado: quando o ducto excretor se subdivide.
Classificação quanto o tipo de secreção:
I) Mucosas: produto secretado é rico em glicoproteínas, são viscosas e escorregadias.
II) Serosas: ricas em proteínas e água, são aquosas e límpidas.
III) Mistas: mucosas + serosas. Ex: Glândulas Salivares.
Classificação quanto o mecanismo de secreção:
I) Merócrina: a membrana das vesículas se funde com a membrana plasmática para liberar apenas o seu produto no espaço extracelular. Ex: secreção dos Grânulos de Zimogênio pelas células do Pâncreas.
II) Apócrina: umas pequena parte do citoplasma apical da célula é eliminado juntamente com a secreção. Ex: Glândula Mamária.
III) Holócrina: a secreção é produzida no citoplasma, e em seguida se desintegra para liberar o material de secreção. Ex: Glândulas Sebáceas.

Outros materiais