Buscar

Conceituar replicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Conceituar replicação, transcrição e tradução.
Replicação, transcrição e tradução são processos que ocorrem com os ácidos nucléicos e que são essenciais para o funcionamento das nossas células. Em tópicos anteriores, já vimos a estrutura geral dos ácidos nucléicos, a estrutura do DNA e sua organização em cromossomos e os diferentes tipos de RNA. Reveja todos esses tópicos para poder compreender melhor os tópicos em seguida.
Descrever o processo de replicação, transcrição e tradução.
Replicação: Os principais agentes envolvidos nesse processo são enzimas especiais chamadas polimerases. Enzimas que fazem a síntese de DNA são chamadas de polimerases de DNA (ou DNA polimerase). Essas enzimas encarregam-se de adicionar um a um os nucleotídeos à fita nova, bastando que haja na sua extremidade 3' um grupo hidroxil (OH) livre, onde é ligado o próximo nucleotídeo pelo seu grupo fosfato. É importante, então, notar que a síntese de uma fita nova de DNA  acontece na direção 5' 3'.
Na replicação, cada uma das fitas de uma molécula de DNA é usada individualmente como molde, e cada uma das duas fitas novas sintetizadas estará ligada à sua molde. O início da síntese das fitas novas se faz a partir de um ponto no DNA chamado origem de replicação, onde o DNA se abre para que a cópia das novas fitas possa iniciar. O processo requer que haja um fragmento curto de DNA ou RNA (também com a extremidade 3’OH livre) em fita simples ligado à fita molde, onde a enzima começará a “encaixar” os nucleotídeos. Esse fragmento, chamado de “primer”, é sintetizado por uma outra enzima. Há várias enzimas que atuam ao longo do processo de replicação do DNA, cada uma realizando uma determinada tarefa.
Transcrição: A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir.
A transcrição é um processo altamente seletivo, pois apenas pequenas porções da fita de DNA é molde é copiada. Isso é muito importante, pois é o primeiro passo da regulação de um gene.
O processo é iniciado quando a polimerase do DNA se liga a uma das extremidades do DNA. Essa extremidade é muito específica, possuindo uma seqüência especial de bases, e é chamada de promotor. Neste local, existe um sítio de iniciação, com a primeira base a ter transcrita. A polimerase do RNA segue pela extensão da cadeia, transcrevendo o DNA em RNA até encontrar a seqüência de terminalização, que contém bases específicas que determinam o fim da transcrição.
Tradução: A tradução é o processo de síntese ou fabricação de proteínas (construção da cadeia de aminoácidos). Para a fabricação das proteínas é necessário que estruturas celulares chamadas ribossomos decodifiquem a mensagem contida na molécula de mRNA(RNA mensageiro) para uma cadeia de aminoácidos. A decodificação está baseada em trincas de nucleotídeos, chamadas códons, que são usados para especificar o aminoácido. A correspondência entre uma trinca de nucleotídeos e um aminoácido é chamada de código genético. Combinando os 4 nucleotídeos em triplas obtém-se 64 combinações. Embora esse número seja superior aos 20 aminoácidos existentes, mais do que um códon pode representar um mesmo aminoácido.
Descrever as atividades das enzimas no processo de replicação.
Dna polímeros I eII, RNA primase, helicase, SSB, cinto deslizante, topoisomerase.
DNA-polimerase I
Se liga ao DNA de cadeia única e é responsável pelo enchimento das falhas entre pequenos oligonucleotídeos precursores. Possui a função de revisão pois embora polimerize no sentido 5’ 3’ também edita o filamento filho removendo nucleotídeos incorretos, não pareados, devido a uma capacidade 3’ exonuclease. A exonuclease é capaz de digerir o primer  de RNA na direção 5’ 3’,  e preencher falhas com desoxirribonucleotídeos.
DNA-polimerase II
Tem capacidade de polimerização semelhante com a DNA-polimerase I possuindo atividade 3’ 5’ exonuclease. Pode promover o reparo de lesões pelo ultravioleta.  Não pode utilizar um primer seccionado ou que possua grade extensão com filamento único.
Na célula, a replicação do ADN tem início em locais específicos do genoma denominadas [[origens de replicação.3 Mais especificamente, inicia-se numa zona da cadeia denominada tripleto de iniciação. Neste local as helicases começam a abrir a cadeia para ambos os lados da origem quebrando as ligações de hidrogênio existentes entre as bases complementares e dando origem a uma "bolha de replicação" que é constituída por duas forquilhas de replicação. Em seguida liga-se às cadeias de DNA a enzima RNA primase que sintetiza um primer, que consiste numa sequência de bases de RNA que iniciam a síntese, visto que a DNA polimerase III não tem a capacidade de o fazer pela ausência de grupos hidroxila expostos. Após a síntese do primer, a DNA polimerase III vai continuar o processo que ocorre no sentido da extremidade 5' para a extremidade 3' da nova cadeia. Como a DNA polimerase vai atuar para ambos os lados da origem de replicação, por cada cadeia simples de DNA existente, uma parte da nova cadeia será sintetizada na direção da replicação. Esta cadeia é sintetizada de modo contínuo e denomina-se "cadeia contínua". Existe uma outra parte da cadeia em que a direção da replicação é contrária à direção da síntese, esta cadeia é sintetizada descontinuamente, isto é, a RNA primase vai sintetizar vários primers ao longo da cadeia, inicialmente próximo da origem de replicação e posteriormente a maior distância. Os fragmentos formados são denominados fragmentos de Okazaki. Entre estes fragmentos existem primers que serão removidos e substituídos por DNA, pela ação de uma outra DNA polimerase, a DNA polimerase I. Como a DNA polimerase não consegue estabelecer a ligação entre esses nucleótidos e os que se encontram nas extremidades dos fragmentos de Okazaki, formam-se lacunas entre o grupo fosfato de um e o carbono 3' do outro. Esses nucleótidos são posteriormente ligados pela DNA ligase. A esta cadeia chama-se "cadeia descontínua". As partes finais da cadeia de DNA denominadas telômeros são sintetizadas pela enzima telomerase. A telomerase é uma DNA polimerase com atividade de transcriptase reversa. Apresenta um molde interno de RNA e a partir daí é capaz de sintetizar o DNA das extremidades cromossômicas, evitando a perda progressiva e encurtamento dos telômeros. Durante todo o processo de replicação atuam outras enzimas entre elas as SSB e as topoisomerases que têm como função evitar o enrolamento da cadeia durante a síntese.
Conceituar o processo de replicação da fita continua e descontinua DNA.
Para duplicar o DNA é preciso abrir as fitas de DNA , a enzima responsável por abrir essas fitas é a enzima helicase esta enzima vai quebrando as ligações de hidrogênio entre as duas cadeias de nucleotídeos. Quando a molécula de DNA vai abrindo ela é chamada de forquilha de replicação . Depois da enzima helicase abrir as fitas completamente ,as duas cadeias de DNA são separadas. Em seguida ,os nucleotídeos livres existentes no núcleo ligam-se por complementaridade de bases ,a cadeia de DNA. De uma cadeia original de DNA formam-se duas. A replicação do DNA é o processo de auto- duplicação do material genético mantendo o padrão de herança ao longo das gerações.
           Cada cadeia do DNA é duplicada formando uma fita hibrida, isto é a cadeia velha pareia- se com a cadeia nova formando um novo DNA: de uma molécula de DNA formam- se duas outras iguais a ela. Cada DNA ,recém formado possui uma das cadeias da molécula mãe, por isso o nome é semi- conservativo .
         Ao mesmo tempo em que a DNA helicase vai abrindo a molécula de DNA,outra enzima chamada polimerase liga um número de nucleotídeos que se pareiam com os nucleotídeos da molécula- mãe.
         Somente uma das fitas na forquilha de replicação, a fita líder é replicada de modo continuo. A fita retardada é sintetizada pela DNApolimerase de modo descontinuo , por um processo de ''costura para trás'' polimerizando pequenos segmentos de DNA (chamados de fragmentos de Okazaki).
Conceito de forquilha de replicação. 
A forquilha de replicação em formato de Y corresponde a uma haste de duplex de DNA parental e duas garras, as duas contendo duplex-filhos de DNA. As fitas de DNA parental são antiparalelas, de modo que as ligações de nucleotídeos nas fitas-filhas ocorrem em direções opostas. No entanto, todas as DNA-polimerases conhecidas, enzimas sintetizadoras, estendem o DNA em uma única direção: 5’-3’. Consequentemente, ambas as fitas-filhas não podem ser replicadas na mesma direção em que a forquilha de replicação se move.

Outros materiais