Buscar

4. REGISTRO DA EMPRESA E DO EMPRESÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

REGISTRO DA EMPRESA E DO EMPRESÁRIO
REGISTRO DO EMPRESÁRIO
Art. 967. É OBRIGATÓRIA a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
Antes de começar a atividade, o empresário tem que providenciar o seu registro. E a lei diz que ele tem que fazer o registro no Registro Público de Empresas Mercantis (juntas comerciais). E para essa lei, o registro público de empresas mercantis é o chamado SINREM (Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis). Esse SINREM está dividido em dois órgãos, o DNRC (Departamento Nacional de Registro de Comércio) e também a Junta Comercial
Cada estado possui uma junta comercial. Só que, no âmbito de competência desses órgãos, o DNRC é um órgão normatizador e fiscalizador. Ao passo que a junta comercial é um órgão executor. Diante desse contexto, responda uma questão: onde o empresário faz o registro? Na Junta Comercial
IMPORTANTE!!! O registro na junta é uma obrigação legal imposta na lei, mas não é requisito para a caracterização do empresário e sua consequente submissão ao regim]e jurídico empresarial. O empresário não registrado na junta será considerado EMPRESÁRIO IRREGULAR, sofrendo com isso algumas consequências.
ENUNCIADO 199 – Art. 967: A inscrição do empresário ou sociedade empresária É REQUISITO DELINEADOR DE SUA REGULARIDADE, E NÃO DA SUA CARACTERIZAÇÃO.
EXCEÇÃO À OBRIGATORIEDADE DO REGISTRO
Art. 971. O empresário, cuja ATIVIDADE RURAL constitua sua principal profissão, PODE (FACULTATIVIDADE), observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus parágrafos, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário sujeito a registro.
A lei não está dizendo que ele deve, está dizendo que ele pode. Significa o quê? Que para o empresário rural, o registro não é obrigatório, mas facultativo.
se o rural não faz o registro, eu não o considero empresário e as regras empresariais não se aplicam a ele. Só se aplica o direito empresarial para o empresário rural se ele se registrar na junta comercial. Se para o empresário comum o registro é mera CONDIÇÃO DE REGULARIDADE, para o rural é diferente, porque ele só vai ser considerado empresário se ele fizer o registro (o registro tem natureza CONSTITUTIVA para o empresário rural).
NATUREZA JURÍDICA DO REGISTRO
PARA O EMPRESÁRIO COMUM, O REGISTRO É MERA CONDIÇÃO DE REGULARIDADE. Se eu tenho registro, eu sou regular. Se eu não tenho registro, eu sou irregular. É de natureza meramente DECLARATÓRIO. O que vai definir se a pessoa física é empresário ou não ou se a pessoa jurídica é sociedade empresária, ou não, é a ATIVIDADE que ela explora: se tem organização, tem habitualidade, tem finalidade lucrativa, produziu um bem ou produziu um serviço (ou circulou um bem ou circulou um serviço).
Já o empresário rural é diferente. Como a lei diz que o sujeito só vai ser empresário rural se fizer o registro, então, o registro é de natureza CONSTITUTIVA porque ele só vai ser empresário se fizer o registro na junta comercial. O REGISTRO É FACULTATIVO, MAS A NATUREZA É CONSTITUTIVA. No registro do empresário comum a natureza é declaratória. No registro do empresário rural a natureza é constitutiva. E nesse sentido, o Enunciado CJF 202:
CONSEQUENCIAS DA AUSÊNCIA DE REGISTRO
1ª Consequência: Não pode PEDIR falência DE UM TERCEIRO. 
Quem não tem registro, NÃO pode PEDIR FALÊNCIA DE TERCEIRO. Veja bem: PODE SOFRER PEDIDO DE FALÊNCIA. O que não pode é pedir falência de um terceiro. 
2ª Consequência: Tratando-se de sociedade, A RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS É ILIMITADA 
3ª Consequência: Não poderá pleitear RECUPERAÇÃO JUDICIAL. 
4ª Consequência: Não poderá participar de licitação.

Outros materiais