Buscar

AV ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0521_AV_ » ADMINISTRAÇÃ DE PESSOAL 
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	PAULO RAIMUNDO GARCIA DE OLIVEIRA 
	Turma: 9013/AL
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota de Partic.: 1,0         Data: 31/05/2014 
	 1a Questão (Ref.: 201301702845)
	2a sem.: Sindicato
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	À soma dos períodos em que os empregados de determinada organização se encontram ausentes do trabalho, seja por faltas ou atrasos, chamamos de:
 turnover
absenteísmo
 rotatividade
 ausência
 estima
	 2a Questão (Ref.: 201301685768)
	2a sem.: Sindicato
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A conversão de parte das férias em pecúnia deverá ser requerida com antecedência de até 15 dias antes do término do período aquisitivo. Após este prazo, caberá ao empregador aceitar ou não a solicitação do empregado. Qual denominação dessa conversão?
 Auxilio.
 Adiantamento 
 Adicional
 Complemento
 Abono 
 
	 3a Questão (Ref.: 201301804444)
	8a sem.: Direito Coletivo
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os exames médicos realizados em até 135 dias, dependendo da graduação de riscos de acidente de trabalho da empresa (NR4), poderão ser utilizados para exame médico ocupacional. No entanto, é sempre aconselhável submeter o empregado a novo exame médico, exceto no caso de contrato de: 
	
	
	Estagiário
	
	Prazo indeterminado 
	
	Aprendizagem
	
	Experiência
	
	Prazo certo
		
	 4a Questão (Ref.: 201301887642)
	4a sem.: Contribuição Sindical
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As empresas atualmente buscam sempre um relacionamento saudável, construtivo e comprometido com os seus empregados, desta forma apresentando índices baixos de ausências, atingindo a meta de que seus empregados não faltem deliberadamente ao trabalho. Mesmo com todas as ações empresariais, existem várias situações resguardadas pela legislação que permitem ou justificam determinadas ausências, impedindo que o dia ou período de falta seja descontado do salário, do DSR e das férias dos empregados. Ausências decorrentes de alistamento militar, casamento e doação de sangue são algumas destas situações legais. Para as situações mencionadas, podemos afirmar que os períodos justificados e os comprovantes necessários são: 
	
	
	Alistamento militar: 2 dias consecutivos e atestados ou declaração oficial / Casamento: 3 dias consecutivos e declaração do Padre ou Pastor / Doação de sangue: 1 dia a cada 12 meses de trabalho e atestado do posto de coleta
Alistamento militar: 3 dias consecutivos e fotografia do alistamento / Casamento: 5 dias consecutivos e copia da certidão / Doação de sangue: 1 dia a cada 12 meses de trabalho e atestado do posto de coleta
Alistamento militar: 3 dias consecutivos e atestados ou declaração oficial / Casamento: 8 dias consecutivos e cópia da certidão / Doação de sangue: 1 dia a cada 12 meses de trabalho e testemunhas da doação
Alistamento militar: 2 dias consecutivos e atestados ou declaração oficial / Casamento: 3 dias consecutivos e cópia da certidão / Doação de sangue: 1 dia a cada 12 meses de trabalho e atestado do posto de coleta
	
	 5a Questão (Ref.: 201301887668)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Selma cumpre jornada de trabalho, de segunda a sábado, de 6 horas e 40 minutos por dia. Solicitou de seu empregador a liberação do trabalho aos sábados e aumento de sua carga horária diária de segunda a sexta. A solicitação de Selma se enquadra em: 
		
	
	Compensação e liberação assistida pelo empregador; 
	 
	Prorrogação e compensação; 
	
	Prorrogação e liberação do cumprimento de jornada de trabalho; 
	 
	Prorrogação e liberação do cumprimento de jornadas de trabalho; 
	
	Compensação e transaç
	
	 6a Questão (Ref.: 201301887624)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1(um) ano, período de recesso, a ser gozado preferencialmente durante duas férias escolares. Esse período de recesso será de quantos dias?
 20
 30
 10
 45
 15
	 
	
	
		
	 7a Questão (Ref.: 201301888220)
	Pontos: 0,5 / 0,5
	Em se tratando de contrato de trabalho temos que o mais comum são os contratos por prazo indeterminado que só terminam pela vontade de uma das partes, mas a lei permite que para algumas ocorrências específicas possamos ter a condição de um contrato por prazo determinado. Analise as opções abaixo e escolha aquela que não está dentro das condições legais para ser considerada de prazo certo.
		
	
	 A contratação de estudante, inscrito no programa de aprendizagem, menor de 18 anos e maior de 14 anos, sempre por escrito, cujo prazo máximo é de 02 anos e a natureza dos serviços prestados pelo menor aprendiz deverá ser uma extensão da aprendizagem metódica escolar.
	
	 Empresas do ramo de recreação, em alta temporada, nas regiões de turismo.
	
	 Contrato, que via de regra, as partes estarão se experimentando e cujo prazo máximo permitido por lei é de 90 (noventa) dia. 
	 
	 Contratação de um técnico para treinar os empregados a manusearem a máquina nova da linha de produção da empresa. 
	
	 Química que três vezes por semana comparece a uma empresa para fazer análise da qualidade da água enviando relatório para o serviço de segurança e higiene do trabalho.
	 8a Questão (Ref.: 201301804375)
	8a sem.: Direito Coletivo
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Visando adequar seu horário de trabalho a seus concorrentes, a empresa XYZ pretende regularizar tal situação, de acordo com o artigo 58 da CLT. Independente dos horários que serão adotados, qual jornada de trabalho semanal máxima permitida por lei?
	
	
	42 horas semanais 
	
	40 horas semanais 
	
	44 horas semanais .
	
	36 horas semanais 
	
	48 horas semanais 
	 9a Questão (Ref.: 201301701764)
	8a sem.: Direito Coletivo
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Descreva de acordo o seu entendimento o que podemos afirmar como Banco de Horas: 
	
Gabarito: É a compensação anual, inter-semanal dos excessos de jornada sendo necessário um acordo coletivo ou uma convenção coletiva, com prazo de 01 ano, desde que não seja ultrapassado o limite diário de 10 horas e nem a jornada semanal ( 44 horas). Poderá ser remunerado com algumas horas ordinárias negociadas e compensando os excessos com jornadas menores ou ausência de jornada em outros dias
	
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301710303)
	8a sem.: Direito Coletivo
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	José foi ao setor de gestão de recursos humanos em sua empresa e lá disseram a ele que havia um desconto pelas faltas injustificadas que teve ao longo do ano que forma em número de 5 faltas. Quando recebeu o documento, percebeu que poderia gozar dos trinta dias. O departamento de pessoal da empresa errou?
Gabarito: A legislação trabalhista relativa às férias, determina que faltas injustificadas ocorridas dentro do período de aquisição das férias influenciarão na quantidade de dias de aquisição, em outras palavras, o empregado que falte sem justificativa durante o período de aquisição, poderá ter redução em seu direito de descanso de 30 dias de férias anuais. A legislação porém permite um limite de faltas injustificadas a serem desconsiderados no limite de 5 dias, por isso não houve o desconto do período de gozo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes