Buscar

Belle Époque

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
EXPRESSÃO GRÁFICA Belle Époque A era do divertimento. Moulin Rouge (Moinho Vermelho) é um cabaré tradicional, construído no ano de 1889 por Josep Oller, que já era proprietário do Paris Olympia. Situado na zona de Pigalle no Boulevard de Clichy, ao pé de Montmartre, em Paris. É famoso pela inclusão no terraço do seu edifício de um grande moinho vermelho. O Moulin Rouge, desde então, é um símbolo emblemático da noite parisiense, e tem uma rica história ligada à boêmia da cidade. 
*
 
*
EXPRESSÃO GRÁFICA Belle Époque No Moulin Rouge a escandalosa coreografia da "quadrilha naturalistas", com seu ir e vir de pernas para o alto, deixa à mostra a roupa de baixo das bailarinas acrescentava o precioso palmo de nudez de suas coristas. A idéia dos donos do cabaré, Charles Zidler e Joseph Oller, foi criar uma casa capaz de atrair a elite parisiense para a marginalizada região de Montmartre. Para tanto, precisavam de uma atração sem igual. Zidler, atraído pela boa carreira que a quadrilha naturalista fazia no Elysée-Montmartre, contratou todo o elenco do concorrente. 
*
EXPRESSÃO GRÁFICA Belle Époque Com a nudez de centímetros, compreendidos entre o fim das meias pretas e a barra das calças brancas das dançarinas, o Moulin Rouge se tornou o senhor dos cabarés. Por conta dele, a noite parisiense tornou-se mais festiva e escandalosa também. 
*
*
*
*
*
EXPRESSÃO GRÁFICA Belle Époque Os parisienses ganharam uma casa decorada com gosto e ostentação, com um amplo e agradável jardim, onde está montado o gigantesco elefante de madeira exibido na Exposição Universal. Junto a ele, uma bailarina de formas exuberantes faz apresentações de dança do ventre. 
*
EXPRESSÃO GRÁFICA Belle Époque A grande estrela do Moulin Rouge foi a dançarina Louise-Joséphine Weber, chamada de "La Goulue" (A Gulosa). Aos 23 anos, mas famosa em toda a região, foi contratada por um salário mensal de 800 francos. Traços finos, formas bem torneadas e uma elegância que não perde nem mesmo quando executa os movimentos mais ousados do cancã distinguiam La Goulue de suas companheiras de palco. 
*
 
*
*
 EXPRESSÃO GRÁFICA Belle Époque Um dos frequentadores do Moulin Rouge desde sua inauguração foi o pintor Toulouse Lautrec. De origem aristocrática, o pintor sofreu um grave acidente aos 13 anos, que o deformou para sempre. Desenhista de incrível habilidade, ele tem se especializado desde então em traduzir para telas a vida dos marginais da capital francesa. "Quero pintar a verdade, e não o ideal“. 
*
 
*
 
*
 
*
 
*
 
*
 
*
 
*
 
*
 
*
 
*
EXPRESSÃO GRÁFICA Belle Époque - A Festa da Modernidade Durante seis meses, em 1889, aconteceu em Paris a Exposição Universal. Uma festa da modernidade. Foi construída uma cidade de sonhos para abrigar o evento que foi visitado por 28 milhões de pessoas – que tiveram à sua disposição um extraordinário espetáculo. Celebraram-se ali os avanços da técnica, a pujança da indústria, a diversidade das civilizações e - de maneira bem mais discreta – os 100 anos da revolução francesa. 
*
 
*
 
*
 
*
 
*
 
*
 
*
 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais