Buscar

O congresso de Viena AULA 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O congresso de Viena
Objetivos: Redesenhar o Mapa Europeu Inteiro; restaurar aos tronos, seus antigos detentores monárquicos,
Potências: Áustria representada por Metermich, Prússia, Inglaterra, Rússia representada pelo Czar e a França
Diretrizes:
1ª: Restabelecimento do equilíbrio europeu (Impedir que a França ou qualquer ator possa conquistar a hegemonia europeia.) 
2ª: Restauração do Antigo regime (Monarquias Absolutas que odiavam os ideais liberais e nacionais que provém do iluminismo que acaba fragmentando o poder do monarca) para evitar sua expansão na Europa. Apesar de ser vantajoso para a Inglaterra a disseminação dos ideais liberais devido ao comercio, ela apoiou o Antigo regime devido as possíveis guerras que sua rejeição dessa diretriz poderia causar, fazendo com que ela perca muito mais na área comercial.
3ª: Princípio da legitimidade
4º Princípio das compensações
Mecanismos:
Alianças: Alianças feitas durante a guerra podem seguir em momentos de paz onde acaba gerando uma estabilidade, visto que o inimigo foi neutralizado. (Hard-Balancing)
Congressos: Processo de consulta, onde cada um tem seu momento de palavra. Serve para gerar debates entra as grandes potencias, gerando a paz.
Normas e regras: Fazem om que a estabilidade seja alcançada. Tipos de ordem podem estar interligadas como por exemplo, o equilíbrio de poder (alianças) e a ordem constitucional (congressos e normas).
O concerto da década de 1820
Confederação Germânica: Com a fragmentação do império Sacro-Germânico, a Áustria decide criar uma confederação com cidades-estados tentando reorganizar o poder e se fortalecerem em conjunto. Com os ideais iluministas da revolução francesa se expandindo por toda a Europa, eles acabam chegando na Confederação. Logo, o Príncipe da Áustria cria o decreto de Carlsbad, determinando que os idealistas iluministas fossem reprimidos e com isso, a ordem se reestabeleça. 
Península Italiana:
Troppau/ Laibach
Discussões sobre o que fazer na Área Italiana que estava fragmentada ocorreram. Decretam que a Áustria conteria os revolucionários Italianos para evitar essa proliferação. Presidência ex-ofício à Áustria.
Portugal: Movimento revolucionário do Porto nasceu defendendo que a família real voltasse a Portugal e instaurasse uma monarquia constitucional. Com isso, o Brasil voltaria a ter o comércio exclusivo com Portugal, retornando ao pacto colonial. Esse movimento revolucionário é derrotado pelo exército português. A família Real retorna, porém D. Pedro 1 fica no brasil e proclama a Independência do Brasil. Independência esta, que só foi realizada para os comerciantes portugueses que tinham se estabilizado no brasil não se prejudicassem com a volta da exclusividade com o comercio somente com a Metrópole.
Espanha -> Verona
Revolução do Cádiz insurgiu, o congresso de Verona foi convocado em 1822. O Czar russo propôs marchar da Rússia até a Espanha para combater os revolucionários. Inglaterra se opôs veementemente, pois o exército russo teria que cruzar a Europa para alcançar a Espanha, mostrando sua força e poder, algo que poderia causar uma Hegemonia na região. A solução foi emitir um mandato para a França intervir na Espanha e combater as revoluções Liberais.
O assunto colonial não era discutido no congresso de Viena, por causa do princípio da legitimidade que era uma das diretrizes do Congresso. Afinal, quem era o legitimo das colônias? A Inglaterra com sua revolução industrial apoiou a independência das colônias pois isso acaba com o aumento do mercado consumidor.
As Revoluções de 1830
França: Luís 18 morre e Carlos 10, centralizador, monarca assume. Ele começou privando as liberdades de seus cidadãos. Neste momento a Burguesia se revolta e começa a fazer pressão contra o governo de Carlos 10 e acabam tendo sucesso nessa fase. Carlos 10 é exilado e um novo rei é posto no poder: Luís Felipe. Com uma cara mais burguesa, instaurou a monarquia Constitucional. Respeitou o direito constitucional, aliviando as tensões dos que temiam por uma nova onda revolucionária na França, visto que as revoluções anteriores causaram.
Península Italiana: A volta dos Movimentos revolucionários na Itália voltou mais forte e mais radical. A Áustria recebe novamente o mandato para atacar novamente os rebeldes e os derrota, contudo, os Movimentos perceberam que com a descentralização no poder dos movimentos, não conseguiriam ganhar da Áustria que tinham dos melhores exércitos naquele presente momento.
Confederação Germânica: Áustria estava tendo vários movimentos liberais eclodindo. Prússia, vendo com o enfraquecimento do poder central da Confederação, começou a assinar acordos comerciais com as cidades estados na área e descentralizando o poder da Áustria. A Áustria já havia percebido esse movimento, porém dependia da Prússia, pois com um rompimento diplomático com a Prússia, a Quíntupla aliança acabaria e ela estava enfrentando conflitos em vários lugares e um inimigo em seu lado não era a melhor opção neste momento.
Bélgica: Belgas desejavam a independência da Bélgica em relação a Holanda. França e Inglaterra apoiaram, porém o resto da Quíntupla aliança foi contra (Áustria, Rússia e Prússia), gerando um embate. Os ingleses e franceses desejaram a independência pois abririam novas portas para o mercado se adentrar e os contra falavam que não gostariam dessa separação pois o congresso de Viena, que demarcou a Europa novamente, foi conservador. A independência quebraria a legitimidade da Convenção e feriria os conservadores naquele momento. Depois de 8 Anos, Holanda reconhece a independência. A quíntupla aliança enfraquece pela falta de harmonia nos desejos dos estados e o concerto acaba ruindo.
Polônia: Movimentos aparecem, porém com facilidade, as potencias orientais massacra-os. É possível ver, nesse contexto, o princípio da Legitimidade acaba se rompendo, pois, os orientais interviram sem sequer autorização da Convenção, fazendo que essa ideia comesse a se romper.

Outros materiais