Buscar

PREPARO DE SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NaOH) - Relatório de Aula Prática

Prévia do material em texto

ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE BIOMEDICINA
BÁRBARA VERENA DIAS GALVÃO
PREPARO DE SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NaOH)
Belém-PA
2013
BÁRBARA VERENA DIAS GALVÃO
PREPARO DE SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NaOH)
Trabalho avaliativo requisitado pela professora Danila, na disciplina de Química Geral e Inorgânica, para a obtenção parcial de nota referente ao 2° NPC da turma BS01MA no curso de biomedicina da FIBRA.
PREPARO DE SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NaOH)
OBJETIVO
Aprender a preparar 50ml de solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,1 mol/L.
INTRODUÇÃO
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme.
Soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (soluto) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente).
Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água + NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal. Essas soluções são chamadas soluções aquosas.
MATERIAIS E REAGENTES
Luvas
Vidro de relógio
Espátula
Balança analítica
Béquer de 50 ml
Bastão de vidro
Balão volumétrico
Funil de vidro
Suporte Universal
Pisseta com água destilada
Pipeta Pasteur 
Água (H2O) 
Hidróxido de sódio (NaOH)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1° passo: Calculou-se a massa do soluto necessária através das fórmulas ensinadas teoricamente. (Dados: Na = 23 g, O = 16 g, H = 1g)M = m (g) / MM x V (L)
0,1 = m (g) / 40 x 0,050
m (g) = 0,1 x 40 x 0,050
m (g) = 0,2 g
2° passo: Pesou-se 0,2g de soluto, na balança dentro de um vidro de relógio. É importante que a pesagem seja feita de maneira mais rápida possível e o frasco mantido tampado, devido o NaOH ser uma substância higroscópica, ou seja, tem a capacidade de absorver a umidade do ar.
3° passo: Transferiu-se o NaOH para o béquer com o auxílio do bastão de vidro. Lavaram-se os resíduos do vidro de relógio com uma pequena quantidade de água, despejando-se os resíduos no béquer.
4° passo: Adicionou-se cerca de 20ml de água destilada. Dissolveu-se o NaOH na água, usando um bastão de vidro para facilitar a dissolução. Observou-se que o hidróxido de sódio reage de forma exotérmica com a água, liberando calor.
5° passo: Transferiu-se o líquido para o balão volumétrico através do funil. Lavou-se o béquer e o funil, despejando-se os resíduos no balão volumétrico.
6° passo: Com a pisseta, adicionou-se água até próximo da linha e com a pipeta Pasteur, aferiu-se com água destilada até o menisco, tampou-se e agitou-se o balão volumétrico, para completar a homogeneização.
CONCLUSÃO
Depois de fazer todos os cálculos, produzir a solução, o objetivo da prática foi alcançado. A solução foi feita conforme os cálculos e as técnicas ensinadas teoricamente. Os materiais estavam em boas condições e havia tudo que era necessário para a prática. A prática foi totalmente produtiva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, volume único. São Paulo: Saraiva, 2002.
ATKINS, Peter e JONES, Loretta. Princípios de Química, 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2006.
KOTZ, J.C. e TREICHEL Jr.,P. Química e reações químicas, Volume 1, 3ª edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1998.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes