Buscar

Questões de Direito Penal - Alessandra Rapassi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO
1) Considerando o fato abaixo relatado, responda às questões que seguem.
Milão. Um brasileiro foi preso pela polícia da Itália acusado de ter matado um operário albanês e ferido um sobrinho dele porque os dois, seus vizinhos, reclamaram do volume com que ele falava ao telefone. O brasileiro, identificado como R. M. Gomez, de 43 anos, estava em situação regular no país europeu e não possuía antecedentes criminais, assim como o operário morto, G. Perdoka, de 42 anos, e o familiar dele, de 22. O brasileiro foi detido sob ordens do procurador de Milão, N. Piacente, quando se apresentou no canteiro de obras onde trabalhava.
Questiona-se:
A legislação penal brasileira pode ser aplicada a R. M. Gomez? Justifique, com argumentos de fato e de direito. 
2) Em dezembro de 2009, Roque começou a cumprir uma pena de 5 anos e 4 meses de reclusão em regime semi-aberto, em razão de um crime praticado em 2007. Após dois meses, Roque passou a estudar na unidade prisional e a exercer atividades laborativas externamente. Em fevereiro de 2011, o defensor solicitou, mas o juiz negou, a remição da pena pelo estudo. O defensor recorreu da decisão. Questões: Manifeste-se sobre a decisão do Juiz e quais seriam os argumentos da defesa para sustentar a alteração da decisão. Se o defensor renovar o pedido em 2012, deve o mesmo ser atendido? Justifique, com argumentos de fato e de direito.
A remição está disciplinada pela Lei n. 7.210/84, que foi alterada em 2011, como segue:
	Art. 126. O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semi-aberto poderá remir, pelo trabalho, parte do tempo de execução da pena. 
§ 1º A contagem do tempo para o fim deste artigo será feita à razão de 1 (um) dia de pena por 3 (três) de trabalho. (Em vigor até 29.06.2011)
Art. 126.  O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena.
§ 1o  A contagem de tempo referida no caput será feita à razão de:
I - 1 (um) dia de pena a cada 12 (doze) horas de frequência escolar - atividade de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificação profissional - divididas, no mínimo, em 3 (três) dias;
II - 1 (um) dia de pena a cada 3 (três) dias de trabalho.
[...] § 3o  Para fins de cumulação dos casos de remição, as horas diárias de trabalho e de estudo serão definidas de forma a se compatibilizarem. (Em vigor desde 30.06.2011)
3) Considerando o fato abaixo relatado, responda à questão.
Um italiano de 63 anos promoveu a saída de uma jovem amazonense para a Itália, obrigando-a a se prostituir no país. A jovem foi atraída com a promessa de trabalho na casa da mãe do italiano e com a possibilidade de estudar na Itália. Já no país estrangeiro, ela foi violentada e obrigada a se prostituir em uma casa noturna na cidade de Roma. O italiano, que atualmente se encontra no Brasil, responde a processo na Justiça Italiana, tendo sido acusado, pelo Ministério Público Italiano, dos crimes de estupro (violenza sessuale, artigo 609-bis do Código Penal Italiano) e favorecimento à prostituição (artigo 3 da Lei nº. 75/1958).
Questiona-se: a lei penal brasileira pode ser aplicada ao italiano? Justifique, considerando os crimes de tráfico de pessoas (art. 231, CP), estupro (art. 213, CP) e favorecimento à prostituição (art. 228, CP). 
4) Disserte sobre a relevância do princípio da intervenção mínima em um Estado Democrático de Direito, e comente, entre outras questões, sobre o que dispõe o artigo 33, §4° da Lei n. 11.343/06, que veda a conversão da pena privativa de liberdade em penas em restritivas de direitos, mesmo nos casos em “que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa”.

Outros materiais