Buscar

Resenha critica "O que é cultura?" José Luiz dos Santos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Entendemos que cultura é a grande preocupação dos grupos humanos hoje em dia, pois é a cultura que define o que somos hoje, e a nossa perspectiva do amanhã. E José Luiz nesta obra deixou em evidencia que a cultura é mutável, e que a cada contato ou conflito será uma conseqüência para a cultura. A cultura oferece uma plataforma bem firme, que oferece respeito e compreensão no dia a dia de cada um dos povos, grupos humanos e nações. Uma outra evidencia que está bem clara é a de relacionar as dimensões culturais com as outras classes que também fazem parte desta dita plataforma. Podemos perceber que essa discussão sobre cultura pode nos ajudar a pensar mais sobre nossa própria realidade, e sobre as demais, fazendo com que diminua os preconceitos e conflitos na nossa sociedade, e que tenhamos um outro olhar histórico sobre essa evolução cultural.
O autor é admirador do Raymond Williams (1921 – 1988). José Luiz considera varias citações dele, e tais citações são encaradas como formas de ampliar o olhar sobre a evolução, que é buscado desde o inicio da obra, quando usa a concepção da cultura medieval.
Foi citado também Edward Thompson, o famoso marxista, (1924 – 1993), que comentava sobre as diferenças culturais sobre as classes sociais. “o ser social determina a consciencia social’ nesta citação ele deixa claro que as relações pessoais alteram as idéias da coletividade. E o movimento cultural acontece justamente por isso, a cada novo dia as concepções são mudadas, seja ela por conhecimento ou não.
Deste modo, podemos concluir que o objetivo é mostrar ao leitor que a cultura vai alem de qualquer conceito, podendo variar por varias outros estágios. Consegui absorver pra mim com a obra que não há superioridade ou inferioridade de culturas e sim a guerra de classes, cada pais, povos, grupos tem sua riqueza, tem algo que é incrível, mais que é desconhecido pelo mundo. As duas não andam juntas, a classe esta bem avançada, enquanto a cultura fica para trás, muitas vezes pelo capitalismo. 
	A cultura é uma esfera, podemos partir de uma noção básica de cultura, nunca colocar uma definição exata, tentar sempre explicar um conceito sobre a obra trabalhada, destinguir cultura de outras coisas semelhantes, e saber que a cultura é o desenvolvimento da vida humana, de valores e costumes ricos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes