Buscar

Atividade respondida De Recursos Terapêuticos Manuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade respondida De Recursos Terapêuticos Manuais 
1) O toque, por si só, traduz efeitos positivos e/ou negativos que deverão ser observados conforme os objetivos pretendidos em um processo de reabilitação. Na prática, o toque utilizado terapeuticamente requer atenção para facilitar sua proposta dentro de um programa de tratamento. Das alternativas abaixo, qual traduz fundamentos terapêuticos no ato de tocar?
R: Dar foco e objetividade ao toque, explicando, desde a avaliação, a necessidade e as intenções dos toques pretendidos.
2) A massagem consiste em compartilhar contatos da mão no corpo, cabeça, nas mãos ou nos pés. A massagem vai além das espessuras da pele, e mais profundamente ainda que aos músculos e ossos. Esta deve ser feita por todo o corpo e consiste em um número relativamente pequeno de movimentos diferentes, repetido em diversas formas, de acordo com as necessidades particulares da parte que você esta massageando. Marque a opção que confirma como dividimos estes movimentos assim como, a forma como devemos ordenar os movimentos.
R: Movimentos superficiais, intensidade média, intensidade profunda e percussão
3) São efeitos da mobilização passiva, EXCETO:
R: Aumento do espasmo muscular.
	4)Um grupo de fisioterapeutas foi convidado a realizar, com os funcionários de uma das agências de um grande banco, um trabalho de orientação de saúde voltada para a prevenção de algias e edemas apresentados em membros inferiores no final do período de trabalho, principalmente nas funcionárias do sexo feminino. No planejamento das estratégias de orientação de saúde, os fisioterapeutas, durante suas palestras, informaram quanto às posturas que interferem negativamente no comportamento do edema, em decorrência do fechamento do ângulo coxofemoral e pela ação da gravidade, que são, respectivamente:
R: Sentada e de pé (ortostática).
5) A inelastoterapia é um recurso manual que visa a uma atuação tanto pré quanto pós-cinesioterapêutica, utilizando-se dos princípios mecânicos dos fluidos corporais, os quais justificam sua atuação. De acordo com a descrição, qual é a alternativa que traduz os objetivos da inelastoterapia, tomando como base a dinâmica de fluidos?
R: Facilitar a reabsorção dos líquidos residuais estagnados através da circulação colateral disponível
6) Marque a opção correta sobre as características do sistema linfático (segundo Foldi):
R: O controle do fluxo depende da pulsação das artérias e veias; os linfonodos retêm resíduos e lesões inflamatórias e fagócita proteínas estranhas.
7) A amplitude de movimento é necessária para realizar atividades funcionais, isso ocorre através da contração dos músculos e forças externas que movem as estruturas ósseas em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. A amplitude de movimento passiva consiste em:
R: Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.

Outros materiais