Buscar

AP1 GABARITO 2013 2º Adm Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2013/2º
Disciplina: Administração Brasileira - GABARITO
Coordenador: Carlos Cunha
ALUNO: MATR:
1 – Marque V (verdadeiro) ou F (falso): de acordo com Chiavenato (2004), as obrigações da empresa socialmente responsável são: (1pt)
(_V_) incorporar objetivos sociais em seus planejamentos;
(_V_) aplicar normas comparativas de outras organizações em seus programas sociais;
(_V_) apresentar relatórios aos membros organizacionais e aos parceiros ou STAKEHOLDERS sobre os seus progressos, no que diz respeito à responsabilidade social;
(_V_) experimentar diferentes abordagens para medir o seu desempenho social;
(_V_) medir os custos dos programas sociais e o retorno do investimento em programas sociais.
2 – No século XXI, o comportamento ético continua sendo um dos pressupostos da ação dos homens em sociedade. Falando sobre Recursos Humanos, marque a alternativa correta: (1pt)
( X ) a globalização e relações com fornecedores/concorrentes promovem uma orientação para um mercado global, Ético, objetivando formar parcerias e alianças
( ) o bem-estar dos recursos humanos em contrapartida aos interesses éticos da organização. 
( ) o bem-estar da sociedade como um todo, em contrapartida aos interesses éticos particulares. 
( ) nenhuma consideração pelas preferências livremente formuladas por cada cidadão. 
3 - Henry Ford foi um homem com grande sentido de criatividade e responsabilidade, uma pessoa que deixou uma marca na História. Este trabalho fala da forma como criou e desenvolveu vários modelos de carros. Em 1906 e 1907, Ford implantou na companhia a política de produzir um carro padronizado relativamente barato, que necessitasse de um mínimo de cuidado e custos de manutenção. Projetou primeiro o fiável Modelo N e melhorou-o, construindo o Modelo T, que ficou conhecido em todo o mundo como o «carro Ford». Em 1909, anunciou que a companhia fabricaria apenas o chassis do Modelo T e que o cliente poderia ter um carro pintado com a cor que desejasse desde que fosse preto. Ford: (1pt)
( ) desenvolveu um estudo onde em cada organização são desenvolvidas seis funções básicas e a função administrativa desempenha papel de integração e coordenação das demais funções. 
( ) enfrentou o problema do desperdício das indústrias brasileiras observando e estudando os tempos e dos movimentos dos operários, com vistas a aumentar a produtividade e estabelecer a divisão racional do trabalho. 
( ) definiu as características básicas da organização brasileira burocrática moderna, especialmente a legalidade, a impessoalidade e a hierarquia. 
( ) contestou a teoria científica da administração, formulando uma abordagem baseada na dinâmica informal do comportamento organizacional, nas técnicas de motivação e no papel das lideranças. 
( X ) implementou uma rotina de se fazer um automóvel: fazer um igual a outro. Se você não alterar o design e concentrar na produção, conforme o volume da produção aumenta, o preço dos carros diminui.
4 – O estudo da administração no Brasil é um fenômeno recente e caracterizado pela ocorrência da incorporação de teorias e modelos estrangeiros sem uma preocupação com a adequação destes à realidade brasileira (MOTTA, ALCADIPANI e BRESLER, 2000). Em outras palavras, este processo ocorre sem o que Guerreiro Ramos (1996) denominou de um procedimento crítico-assimilativo da experiência estrangeira. A idéia não é inviabilizar a difusão de procedimentos não brasileiros, mas sim de proceder uma releitura que considere as nossas particularidades e especificidades sociais, econômicas, políticas e culturais. No entanto, como esta situação poderia ser diferente? Existe uma forma específica e particular brasileira de administrar? Quanto à administração de autores clássicos em Administração, assinale a opção incorreta. (1pt)
( ) quando a organização tem como objetivos manter a cultura organizacional brasileira existente, ela deve promover mecanismos para aumentar a motivação dos empregados e incentivar sua manutenção e seu desenvolvimento. 
( ) O estudo deve relacionar de um procedimento crítico-assimilativo da experiência estrangeira com as características relacionadas aos desempenhos altamente positivos dos colaboradores. 
( X ) A avaliação do desempenho dos colaboradores devem conter critérios rigorosos e claros de avaliar o colaborador baseado em características brasileiras de gestão. 
( ) A organização deve efetuar uma releitura que considere as nossas particularidades e especificidades sociais, econômicas, políticas e culturais para poder julgar a existência ou não do fenômeno. 
5 - Segundo o jornal A Gazeta Mercantil (2007), o comportamento dos consumidores está criando novas relações com as empresas no mundo inteiro e configurando cenários de uma nova ordem econômica. E é provável que essa tendência marque o perfil da economia globalizada num futuro próximo.
Há uma tendência no Brasil de que o consumidor passe a privilegiar não somente o preço e a qualidade dos produtos, mas especialmente o comportamento social das empresas fabricantes. Como consequência, os programas de rotulagem ambiental (selo verde) passam a ser amplamente adotados em diferentes países, com base na análise do ciclo de vida dos produtos e conferidos por instituições independentes, governamentais ou não-governamentais. Tal comportamento macroorganizacional requer transparência e ética social por parte das organizações. Assinale a opção correta de acordo com o texto. (1pt)
( X ) A ocorrência de novas relações com os consumidores é decorrente da nova ordem econômica que esta se instalando.
( ) Para uma adequada gestão de Responsabilidade Social as organizações devem maximizar os investimentos nessa área. 
( ) Se a análise do ciclo de vida for conferidos por instituições independentes, governamentais ou não-governamentais, o projeto de Responsabilidade Social dependerá da aprovação e apoio do Estado para implementação, devendo a sociedade cobrar das organizações essa postura. 
( ) Ruptura de paradigma é o termo que caracteriza no Brasil a impossibilidade de atendimento a uma realidade ambiental degradada pela ação do homem. 
6 - Empreendedorismo é definido como o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, transformam idéias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo. (1pt)
I Para Schumpeter, o empreendedor é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de negócios já existentes.
II observa-se que a evolução do termo empreendedorismo está intrinsecamente relacionada àquele que assume riscos, um idealizador, que busca realizar seus sonhos e não somente àquele que visa abrir o próprio negócio.
III O momento atual não pode ser chamado como a ERA DO EMPREENDEDORISMO, pois são os empreendedores que estão eliminando as barreiras comerciais e culturais, globalizando e renovando conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho, novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.
IV Empreendedorismo não é o único termo que define o conjunto de atividades imprescindíveis para um emprego, empresa ou projeto.
Estão certos apenas os itens: 
( ) I e II. 
( ) I e III. 
( ) II e IV. 
( ) III e IV. 
( X ) I, II e IV. 
QUESTÃO DISCURSIVA (4 PT): Descreva no caso brasileiro como os Recursos Humanos e Empreendedores podem tentar resolver problemas relacionados a área de Responsabilidade Social no século XXI.
O aluno deve abordar a evolução da área de RH, citando a Era do Conhecimento, o modelo flexível de estrutura organizacional, no qual predominam as equipes multifuncionais de trabalho e finalmente a época daGestão de Pessoas. Na questão empreendedora o aluno deve abordar a evolução do termo empreendedorismo intrinsecamente relacionada àquele que assume riscos, um idealizador, que busca realizar seus sonhos e não somente àquele que visa abrir o próprio negócio.
Os problemas de Responsabilidade Social abordados devem beneficiar o desempenho das organizações, por adquirirem eficiência e qualidade nos produtos e serviços desenvolvidos. Devem favorecer também aos funcionários por fazerem parte deste processo de desenvolvimento, bem como propiciam a geração de maior lucratividade e resolução de problemas do século XXI.

Outros materiais