Buscar

AD1 ASI Adm CEDERJ 2012 1

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2012/1º
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Coordenador: FRANCISCO COELHO MENDES
Aluno (a): ...........................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
OBS: A avaliação a distância será realizada por meio de quatro exercícios, postados da semana 2 até a semana 5 na plataforma do Cederj (item atividades). O prazo de realização de cada atividade será de uma semana. Os tutores presenciais serão os responsáveis pela correção das atividades. Nesta avaliação serão permitidas consultas ao material didático, e abordará até a aula 07 da disciplina. O grau obtido será de 0 (zero ) a 10 (dez). Este grau corresponderá à AD1 e equivalerá a 20% da nota final do aluno. Em cada atividade está especificada a quantidade de pontos equivalentes.
Atividade 01 (2, 0 pontos)
Analise as figuras a seguir e discorra sobre a redução do número de níveis, de pessoas e de processos dentro da organização digital proporcionados pelos sistemas de informações.
�
Figura 1.20: Achatamento das organizações pelos sistemas de informação.
Fonte: Sistemas de Informação Gerenciais. Laudon & Laudon, 2004.
�
Figura 1.21: Fluxo de trabalho replanejado para a subscrição de seguros.
Fonte: Sistemas de Informação Gerenciais. Laudon & Laudon, 2004.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
�
Atividade 02 (3, 0 pontos)
Relacione os elementos da infra-estrutura de TI e de hardware de computador da coluna da esquerda com suas respectivas definições na coluna da direita, atribuindo os números entre parênteses.
	(1) Sistema de Informação
	( ) é composto por bits e bytes. Os bits (binary digit - dígito binário), representa a menor unidade de dados, na forma de 0 ou 1. Os bytes são formados por uma seqüência de bits, que armazena um número ou caractere, ou seja, um caractere é representado por um byte. Também faz parte a CPU.
	(2) Sistema de computação
	( ) é um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, processa, armazena e dissemina informações (processamento de dados), para apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle.
	(3) Sistema de computadores
	( ) é toda a estrutura de operação dos sistemas de computadores, abrangendo o processamento, a memória, a comunicação de dados, os dispositivos de entrada e saída, os sistemas operacionais e compiladores, enfim abrange tanto os hardwares e softwares quanto os peoplewares.
	(4) Armazenamento primário
	( ) dá-se pelo uso de discos magnéticos (disco flexível, disco rígido), discos óticos (CD-ROM, DVDs), fita magnética e novas alternativas de armazenamento (redes alternativas de armazenamento de dados - Nets of Storage Alternative - SAN).
	(5) Armazenamento secundário
	( ) ocorre por ações conjuntas dos microprocessadores com a capacidade de processamento através da tecnologia de circuitos integrados que integra a memória, a lógica e o controle do computador em um único chip.
	(6) Processamento
	( ) arquiva temporariamente as instruções do programa e dados que estão sendo usados pelo sistema. A composição desse tipo de armazenamento dá-se através do programa de software que está sendo executado, programa do sistema operacional e dados que estão sendo usados pelo programa, bem como a unidade lógico-aritmética, a unidade de controle, a RAM (Random Access Memory) e a ROM (Read Only Memory).
�
Atividade 03 (3, 0 pontos)
Relacione os níveis empresariais de sistemas de informação da coluna da esquerda com suas respectivas características e exemplos na coluna da direita, atribuindo os números entre parênteses.
	(1) Sistemas de apoio ao executivo (SAE)
	( ) Apresenta como características de processamento de informações de entrada (eventos), de processamento (classificação, listagem), de saída (relatórios, resumo) e de usuários (supervisores e operadores). Ex: processamento de pedidos, folha de pagamento, treinamento e desenvolvimento.
	(2) Sistemas de apoio à decisão (SAD)
	( ) Apresenta como características de processamento de informações de entrada (especificações de projeto), de processamento (modelagem), de saída (projetos e gráficos) e de usuários (pessoal técnico). Ex: estação de trabalhos de engenharia e administrativos.
	(3) Sistemas de informação gerenciais (SIG)
	( ) Apresenta como características de processamento de informações de entrada (documentos, cronogramas), de processamento (gerenciamento de documentos), de saída (correspondência) e de usuários (funcionário de escritório). Ex: tratamento de imagens, edição de textos e agenda eletrônica.
	(4) Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC)
	( ) Apresenta como características de processamento de informações de entrada (pequeno volume de dados), de processamento (interatividade), de saída (análise de decisão) e de usuários (equipe de assessores da gerência). Ex: gerenciamento de vendas, controle de estoque e orçamento anual.
	(5) Sistemas de automação de escritório (AE)
	( ) Apresenta como características de processamento de informações de entrada (alto volume de dados), de processamento (modelos simples), de saída (relatórios/sumários executivos) e de usuários (gerentes de nível médio). Ex: programação da produção e análise de custos.
	(6) Sistemas de processamento de transações (SPT)
	( ) Apresenta como características de processamento de informações de entrada (dados agregados), de processamento (interatividade e análise), de saída (projeções) e de usuários (gerentes seniores). Ex: previsão de tendência de vendas e planejamento de pessoal.
�
Atividade 04 (2, 0 pontos)
Você é Administrador do banco de dados de uma empresa especializada em desenvolvimento de softwares. A empresa adota um dos principais tipos de banco de dados existentes hoje como o DBMS relacional e o orientado a objeto. Os DBMS são flexíveis, suportam relações entre entidades do tipo muitos-para-muitos e são eficientes para armazenar dados. Podem também armazenar recursos gráficos e outros tipos de dados, além dos dados convencionais de texto, para dar suporte a aplicações de multimídia, facilitando o acesso e utilização das informações. Uma das suas funções é auxiliar a empresa na criação de um ambiente de banco de dados favorável ao compartilhamento de informações provenientes de projeto conceitual e lógico, diagrama entidade-relacionamento e normalização.
Como os principais tipos de DBMS afetam o modo como a empresa especializada em desenvolvimento de softwares pode acessar e utilizar suas informações?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
� PAGE �1�

Outros materiais

Perguntas Recentes