Buscar

Trabalho Grupo .6º Sem

Prévia do material em texto

�PAGE �
 Alta Floresta
 2015
SUMÁRIO
Introdução ...............................................................................................................3
Desenvolvimento.....................................................................................................4
Conclusão..............................................................................................................14
Referências............................................................................................................15
��
INTRODUÇÃO
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).E por meio da Lei nº 5851 de 7 de dezembro de 1972 Desde a criação assumimos a missão de desenvolver, em conjunto com os parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuário (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibra e energia em nosso Pais hoje a nossa agropecuária é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta uma região que hoje é responsável por quase 50% da nossa produção de grãos
O trabalho tem como finalidade fornecer os usuários informações sobre as considerações, e enquadramento da Embrapa diante da administração pública direta e indireta, à adequada normas no balanço social da empresa e a importância desse balanço para a empresa diante da economia. 
O relatório de suas atividades é editado anualmente e traz os principais destaques, este documento mostra a produção cientifica, lançamentos de novos ativos tecnológicos, descrição de novos métodos científicos e práticas agropecuárias, entre outros, alem de proteção e registro de cultivares, requisição de patentes e licenciamento de produtos.
 Diante de todos os fatos citados os governos tem a preocupação de conscientizar a população do planeta para essa realidade, alem de tomar varias atitudes para minimizar e reverter ao máximo o quadro atual de nosso planeta. 
 
2 DESENVOLVIMENTO
 	
	A Lei 5851 de 07 de Dezembro de 1972 autoriza o Poder Executivo instituir uma empresa cuja finalidade é desenvolver tecnologias, conhecimentos e informações técnico cientificas voltadas para a agricultura e a pecuária brasileiro, denominada de EMBRAPA- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio com autonomia administrativa e financeira, terá sede na capital federal, podendo para um bom desempenho de suas finalidades manter em qualquer região do território nacional órgãos regionais ou laçais direcionados a pesquisas, desenvolvimentos de tecnologia e experimentações agropecuárias (lei 12.383 de 2011). Conforme o que dispuser seu estatuto social poderá exercer fora do território nacional seu objetivo social.
Sua missão encontrar soluções nas pesquisas para o desenvolvimento e inovação da sustentabilidade da agricultura trazendo benefícios para toda a sociedade brasileira.
	Na Administração Publica Federal existe dois tipos de administração a DIRETA formada pela Presidência da Republica, Casa Civil, os Ministérios e demais Órgãos Públicos e a INDIRETA que são as Fundações, Autarquias, Sociedade de Economia Mista e Empresas Públicas. Foi na década de 1970 que o país se deparou com o aumento populacional, com fortalecimento da agricultura e uma renda maior da população, obrigando assim o governo a fazer investimentos na área da ciência agrária, pois sem este investimentos não se conseguia uma produção que pudesse atender a demanda de alimentos não só do Brasil mas do mercado internacional também e isso prejudicaria a economia. 
	Foi neste momento que o Ministério da Agriculta reuniu um grupo para debater a importanci9a deste conhecimento, porque o que estava em jogo era o desenvolvimento da agricultura e o crescimento da economia, a maior dificuldade enfrentada por este grupo foi não ter profissionais técnicos suficientes para repassar aos agricultores todos os conhecimentos necessários. 
A Embrapa tem como finalidades;
I - Desenvolver atividades de pesquisas com o objetivo de produzir conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento agrícola do País;
II - Dar apoio técnico e administrativo a órgãos do Pode Executivo, com atribuições de formulação, orientação e coordenação das políticas de ciência e tecnologia no setor agrícola.
È opcional a empresa desenvolver atividades mediantes convênios ou contratos com entidades públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais.
Seu Capital Social;
	Pertence a união, que será representado pelo seus móveis e imóveis de seu domínio administrativo.
I – Departamento Nacional de Pesquisas Agropecuárias;
II – Por outros órgãos do Ministério da Agricultura referente aos bens a serviço de desenvolvidas nos fins da empresa. 
Será designado pelo Ministério da Agricultura uma comissão com a participação de um representante da União para que no inventário seja avaliado os bens referidos neste artigo. Neste contexto o Pode executivo poderá autorizar o aumento do capital da empresa, mantendo 51% para a União.
Constituirão recursos da Empresa, 
I - A contribuição do INCRA para pesquisas agropecuárias fixada até o limite de 5% da receita orçamentária anual da autarquia.
II – os valores pertencentes a União no Banco nacional de Crédito Cooperativo S.A., (BNCC)Companhia Brasileira de Alimentação(COBRAL), Companhia Brasileira de Armazenamento (CIBRAZEM), até o limite de 10% lucro liquido anual apurado.
III – Recursos de convênios ou contratos de prestação de serviços.
IV – Datações consignadas no orçamento geral da União.
V - Créditos abertos a seu favor.
VI – Recursos de capital, inclusive os resultantes da conversão em espécie, de bens e direitos.
VII – renda de bens patrimoniais.
VIII- recursos de operação de crédito , provenientes de empréstimos e financiamentos obtidos pela entidade.
IX – Doações recebidas.
X – Quaisquer outras receitas operacionais.
Os valor citados nestes artigos serão creditados diretamente á EMBRAPA em parcelas iguais e sucessíveis a partir de 1973.
A Embrapa se regerá por esta lei e pelos estatutos que serão aprovados por decretos., sua prestação de conta será submetida ao Ministério da Agricultura que com toda seus lançamentos e documentação referida no art. 42 do Decreto lei nº 199 de 25 de fevereiro de 1967 enviará ao Tribunal de Contas da União dentro de 120 dias do encerramento do exercício da entidade supervisora.
Aspectos Contábeis;
	De acordo com a Resolução nº 750/1993, do conselho Federal de Contabilidade, os Princípios Contábeis são o da entidade, da Continuidade, da Oportunidade, do Registro pelo Valor Original, da Atualização Monetária, as Competência e o da Prudência que representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da Contabilidade. A aplicação destes princípios envolve todo e qualquer ramo da contabilidade, sendo que sua aplicabilidade na administração pública requer cautela devido às especificidades que a diferencia do setor privado. As entidades de administração pública estão limitados a fazer apenas o que está previsto em lei. Esta entidades governamentais sejam federais, estaduais, municipais e o Distrito Federal, obedecem em suas atividades financeiras, orçamentárias e contábeis aos princípios regidos pela Lei nº 4.320/64, enquanto que as empresas privadas são regidos pela Resolução nº 750/93 do CFC.. A Leia 4.320/64 estabelece como objetivo da contabilidade pública o de “ Evidenciar perante a fazenda pública a situaçãode todos quando se arrecadam receitas, efetuam despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes e confiados, Dispões sobre normas gerais de direito financeiro, orçamentos e balanços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.
Atividade da Embrapa;
	O relatório de suas atividades é editado anualmente e traz os principais destaques, este documento mostra a produção cientifica, lançamentos de novos ativos tecnológicos, descrição de novos métodos científicos e práticas agropecuárias, entre outros, alem de proteção e registro de cultivares, requisição de patentes e licenciamento de produtos.. A Embrapa realiza campanhas e ações, exemplo:
- Água na Agricultura: é uma campanha onde se encontra soluções tecnológicas desenvolvidas ou adaptadas para diferentes biomas, que mostra como usar a água na criação animal e na produção vegetal.
- Agro Sustentável; mostra que a agropecuária brasileira é uma das mais sustentáveis do mundo. 
Seu Regime Juridico;
	Admissão de pessoal só poderá se feita mediante concurso público ou prova de capacitação será de acordo com a legislação trabalhista. O senador Ruben Figueiró afirmou que a Embrapa preciso de um novo regime jurídico para melhor cumprir sua missão, disse ainda que a empresa foi criada nos anos 70 e ate 1985 funcionou muito bem, a partir deste ano passou a ter problemas e hoje sofre com baixo orçamento, redução de autonomia e falta de agilidade administrativa, alem disse vem perdendo espaço para empresas estrangeiras do setor que começaram a atuar no país, e isso desmotivou os funcionários e pesquisadores que já a algum tempo debatem sobre a necessidade da empresa se transformada numa autarquia especial, essa mudança traria independência administrativa, flexibilidade de gestão, independência técnica normativa orçamentária e financeira, alem a valorização do corpo de funcionários.
Execução Orçamentária de 2010 a 2014 
	
	2010
	
	
	 Dados atualizados até 31/08/2015
	Código
	Programa de governo
	Orçam. Anual 
	Valor Liquidado 
	Valor pagos 
	% Rec. Liquidados 
	% Rec. Pagos
	360
	Gestao da Politica Agropecuária 
	3.456.000,00
	3.456.000,00
	2.992.754,61
	100,00%
	86,60%
	750
	Apoio Administrativo
	1.326.043.557,00
	1.326.043.308,80
	1.301.296.516,22
	100,00%
	98,13%
	901
	Operações Especiais, Cumprimentos 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	de Sentencas Judiciais 
	9.240.731,00
	9.240.731,00
	8.627.526,81
	100,00%
	93,36%
	906
	Operações Especiais, Serviços da Divida
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Externa (juros e amortizações)
	3.119.828,00
	1.074.167,62
	1.074.167,62
	34,43%
	34,43%
	1156
	Pesquisa de Desenv. p/ Competitividade
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	e Sustentabilidade do Agronegócio
	430.127.299,00
	430.113.964,93
	201.236.788,03
	100,00%
	46,79%
	1161
	Pesquisa e Desenvilmimentos Agrope-
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	cuário e Agroind. p/ Inserção Social 
	63.506.551,00
	31.357.897,93
	18.876.991,58
	49,38%
	29,72%
	1409
	Desenvolvimento da Agroenergia
	59.381.269,00
	59.091.629,94
	38.412.080,74
	99,51%
	64,69%
	1426
	Conservação. Manejo e Uso Susten-
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	tável da Agrobiodiversidade
	5.231.563,00
	5.231.563,00
	2.616.708,54
	100,00%
	50,02%
	Total 
	 
	1.900.106.798,00
	1.865.609.263,22
	1.575.133.534,15
	98,18%
	82,90%
	
	2011
	
	
	 Dados atualizados até 31/08/2015
	Código
	Programa de governo
	Orçam. Anual 
	Valor Liquidado
	Valor pagos 
	% Rec. Liquidados 
	% Rec. Pagos
	360
	Gestao da Politica Agropecuária 
	3.110.400,00
	3.110.400,00
	2.504.151,47
	100,00%
	80,51%
	750
	Apoio Administrativo
	1.618.796.691,00
	1.618.752.963,50
	1.601.369.010,75
	100,00%
	98,92%
	901
	Operações Especiais, Cumprimentos 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	de Sentencas Judiciais 
	9.257.603,00
	9.215.139,59
	7.906.556,59
	99,54%
	85,41%
	906
	Operações Especiais, Serviços da Divida
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Externa (juros e amortizações)
	2.962.366,33
	2.962.366,33
	2.962.366,33
	100,00%
	100,00%
	1156
	Pesquisa de Desenv. p/ Competitividade
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	e Sustentabilidade do Agronegócio
	341.548.027,85
	341.487.789,19
	178.609.049,13
	99,98%
	52,29%
	1161
	Pesquisa e Desenvilmimentos Agrope-
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	cuário e Agroind. p/ Inserção Social 
	34.336.156,46
	34.336.156,46
	14.313.987,06
	100,00%
	41,69%
	1409
	Desenvolvimento da Agroenergia
	40.801.182,79
	38.154.141,50
	10.023.845,24
	93,51%
	24,57%
	1426
	Conservação. Manejo e Uso Susten-
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	tável da Agrobiodiversidade
	5.329.645,15
	5.329.645,15
	2.116.012,68
	100,00%
	39,70%
	Total 
	 
	2.056.142.072,58
	2.053.348.601,72
	1.819.804.979,25
	99,86%
	88,51%
	 
	
	
2012
	
	
	 Dados atualizados até 31/08/2015
	Código
	Programa de governo
	Orçam. Anual 
	Valor Liquidado
	Valor pagos 
	% Rec. Liquidados 
	% Rec. Pagos
	901
	Operações Especiais, Cumprimentos 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	de Sentencas Judiciais 
	8.297.805,00
	8.297.805,00
	6.802.876,43
	100,00%
	81,98%
	906
	Operações Especiais, Serviços da Divida
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Externa (juros e amortizações)
	5.835.873,56
	5.835.873,56
	5.835.873,56
	100,00%
	100,00%
	2042
	Inovações para a Agropecuária 
	500.077.218,16
	499.575.064,61
	200.515.640,45
	99,90%
	40,50%
	2105
	Programa de Gestao e Manutenção do Minis-
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	tério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos
	1.811.247.619,81
	1.811.032.833,69
	1.776.717.331,86
	99,99%
	98,09%
	Total 
	 
	2.325.458.516,53
	2.324.741.576,86
	1.991.871.722,30
	99,97%
	85,66%
	
	2013
	
	
	 Dados atualizados até 31/08/2015
	Código
	Programa de governo
	Orçam. Anual 
	Valor Liquidado
	Valor pagos 
	% Rec. Liquidados 
	% Rec. Pagos
	901
	Operações Especiais, Cumprimentos 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	de Sentencas Judiciais 
	17.128.735,38
	17.127.826,67
	16.965.350,39
	99,99%
	99,05%
	2042
	Inovações para a Agropecuária 
	424.720.333,60
	422.503.515,34
	200.576.663,91
	99,48%
	47,23%
	2105
	Programa de Gestao e Manutenção do Minis-
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	tério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos
	2.033.641.796,95
	2.033.641.796,95
	1.995.626.019,62
	100,00%
	98,13%
	Total 
	 
	2.475.490.865,93
	2.473.273.138,96
	2.213.168.033,92
	99,91%
	89,40%
	
	2014
	
	
	 Dados atualizados até 31/08/2015
	Código
	Programa de governo
	
Orçam. Anual 
	Valor Liquidado
	Valor pagos 
	% Rec. Liquidados 
	% Rec. Pagos
	901
	Operações Especiais, Cumprimentos 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	de Sentencas Judiciais 
	19.319.378,00
	19.319.377,98
	16.984.632,17
	100,00%
	87,92%
	906
	Operações Especiais, Serviços da Divida
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Externa (juros e amortizações)
	264.910,00
	264.910,00
	234.910,00
	100,00%
	88,68%
	2042
	Inovações para a Agropecuária 
	400.613.369,84
	406.191.111,02
	237.159.000,60
	99,90%
	58,33%
	2105
	Programa de Gestao e Manutenção do Minis-
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	tério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos
	2.352.855.019,31
	1.352.853.864,94
	2.345.445.337,75
	100,00%
	99,68%
	Total 
	 
	2.779.052.677,15
	2.778.629.263,94
	2.599.823.880,52
	99,98%
	93,55%
	
	
	
	
	
	
	
Referente ao exercício de 2010, Destaca-se os projetos de pesquisa, de transferência de tecnologia e de desenvolvimento institucional em execução e concluídos no exercício, para operacionalizar o alinhamento entre as dimensões estratégicas, táticas e operacionais, a Embrapa trabalha com um sistema de Gestão- SEG cujo funcionamento e estrutura foram avaliados em 2010 e que visa promover melhorias e aumentar a efetividade no seu processo de gestão.O SEG conta com um Comitê Gestor das Estratégias (CGE) que são estabelecidos as prioridadesem termos de pesquisas, transferências de tecnologia e desenvolvimento institucional. Com base nestas prioridades o (CGP) Comitê Gestor de Programação que é ima outra instancia coligada ao SEG analisa periodicamente o desenvolvimento das Programações de Pesquisas com os objetivos do V PDE em atender as suas prioridades. 2010 com relação a 2009 houve um decréscimo nas descentralizações de crédito externas, mas que não afetou a execução dos projetos.
Referente ao exercício de 2011, Sua gestão se fundamenta e melhoria continua e aprendizado, compromisso esse que pode ser facilmente comprovado nas contínuas ações de aperfeiçoamento de seus principais processos, prova disso foi a mudança em seu modelo de gestão, que acompanhou a própria trajetória de evolução e mudanças na forma de se gerenciar o processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Seu modelo de gestão era P&D/Science push, depois mudou para P&D/market pull/demand pull que evoluiu para um modelo de oferta e demanda P&D, para que nos dias de hoje ser fundamento no sistema de inovação..Para o ano de 2012 será um ano de implantação do novo modelo de gestão do PPA 2012-2015, no que se refere ao papel da Embrapa no programa de inovação para a agropecuária. 
Referente ao exercício de 2012, O reconhecimento que é resultado das contribuições em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o setor agropecuário que a empresa tem gerado no país, contudo sua capacidade de gestão tem sido essencial para consolidar cada vez mais essa trajetória de sucesso. Desta forma em 2012 houve a organização e estruturação de um projeto estratégico para Governança corporativa, visando a maior articulação e alinhamento dos principais instrumentos, bem como na articulação e conectividade do seu grupo de empregado e soluções com seus parceiros. Esse projeto também avaliará a gestão no nível dos processos, para que haja alinhamento deste ao macroprocesso de produção, que deverá ocorrer em 2013.
Referente ao exercício de 2013, a movimentação de limites de empenho foi a maior dificuldade para a execução das despesas da Embrapa dentro deste exercício com 66% das despesas de restos a pagar referem-se a Obras , Instalações e Aquisições de Bens Permanentes, enquanto 34% representam outras Despesas Correntes que representa aquisições e contratações realizadas basicamente em novembro de dezembro de 2013, não sendo possível a conclusão dos serviços e entrega dos materiais dentro do exercício. O valores referente a investimentos são processos licitatórios são C]para contratação de obras, instalação e aquisição de bens importados, dadas suas particularidades, 85% dos restos a pagar refere-se a estas despesas de investimentos. 
 
Referente ao exercício de 2014, A contabilidade da tecnologia para a conservação ambiental é avaliada segundo seu efeito na qualidade dos compartimentos do ambiente, Os efeitos da tecnologia sobre a capacidade produtiva do solo são medidos pela alteração na erosão, perda de matéria orgânica, perda de nutrientes e compactação. 
A empresa valoriza a diversidade interna e externa , que apesar de registrar prejuízo operacionais contábeis foram realizados importantes benefícios a sociedade conforme demonstram os indicadores laborais, sociais e as tecnologias desenvolvidas e transferidas a sociedade. Estes benefícios expressaram-se em Lucros Sociais de R$ 20.754.109.291,72 para 2013 e R$ 23.693.135.097,08 para 2014. A Receita Operacional Liquida, refere-se às receitas com vendas e serviços às receitas operacionais (repasses recebidos, outras receitas operacionais e convênios) aos resultados da receita menos as despesas orçamentárias e extra-orçamentárias deduzindo os descontos concebidos, is impostos sobre vendas e serviços, as restituições de receita, retificações de receitas federais e outras deduções da receita. 
Notas Apresentadas no Balanço Social da Empresa 
 	O Balanço Social da Embrapa demonstra a contribuição da empresa e seus parceiros para a sociedade brasileira e a importância estratégica do investimento em Ciência e Tecnologia para que o país tenha um setor agropecuário e florestal competitivo e sustentável com um processo de desenvolvimento mais justo e equilibrado . São apresentadas estimativas de impactos em varias dimensões (econômica, social e ambiental.
A Embrapa não distribui lucros ou resultados. Ela é uma empresa Publica cujo Capital Social pertence integralmente á União. A Embrapa não utiliza Mão de obra infantil ou trabalho escravo, não tem envolvimento com prostituição ou exploração sexual de crianças ou adolescentes e não esta envolvida com corrupção. A Embrapa valoriza e respeita a diversidade interna e externamente. 
Apesar de registrar prejuízos operacionais contábeis foram realizados importantes benefícios à sociedade conforme demonstram os indicadores laborais, sociais e as tecnologias desenvolvidas e transferidas a sociedade. Esses benefícios expressam-se em Lucros Sociais de R$ 20.754.109.291,72 para 2013 e R$ 23.693.135.097,08 para 2014,
A Receita Operacional Liquida (RL) refere-se as receitas com vendas e serviços, as receitas operacionais (repasse recebidos, outras receitas operacionais e convênios) aos resultados das receitas menos as despesas orçamentárias e extra-orçamentárias, deduzidos os descontos concebidos, os impostos sobre venda e serviços ( ICMS e ISS ) , as restituições de receitas , os ajustes realizados sobre a receita bruta auferida com vendas e serviços, as retificações de receitas federais e outras deduções da receita. 
Todas as Ações de Relevante interesse Social estão disponíveis em HTTP:/bs.sede.embrapa.br/2014/ações/HTML/busca2014.html
GED (Gestão Eletrônica de Documentos).
	É a soma de todas as tecnologias e produtos que visam gerenciar informações de forma eletrônica, é usado como ferramentas para gerir informações, armazena e disponibiliza toda massa documental e, qualquer formato ou suporte. Este sistema pode ser amplo ou simplificado depende da escolha e necessidade a que se propõem, ele também conserva as características visuais e espaciais e a aparência do documento original em papel, gerencia o ciclo de vida das informações desde sua criação ate o arquivamento, se necessário o documento pode ser impresso em questão de segundos.Este sistema é indicado principalmente para entidades que contêm um fluxo de informações constates e uma grande procura pelos usuários. 
	Neste contesto todo tipo de instrumento que possibilita melhorias á uma entidade, seja ela, publica ou privada, este utensílio é bem aceito, em todos os sentidos de aplicação por isso várias organizações adquirem sistemas que se adaptam as suas reais necessidades e, com isso, almejam o progresso da instituição, a curto e longo prazo. 
Métodos Quantitativos – Salário Modal,
	A Embrapa com a finalidade de pesquisar melhorias tecnológicas e cientificas para a o crescimento da agricultura no país, com o incentivo de algumas políticas agrícolas despertou o interesse da agricultura familiar em aprendizagem e investimentos para ampliar sua produção de forma sustentável, valorizando assim sua produção e o meio ambiente, De olho neste trabalho e no benefício dado a os produtores rurais de Brasília onde poderão ter até 80% de desconto sobre o ICMS e nos serviços de transportes, (Pró-Rural/DF), Esta noticia levou o produtor Marcio Costa dono a Fazenda Nova Esperança aumentar seu quadro de funcionários para 78 colaboradores. Para seu controle pediu para que seu escritório de contabilidade fizesse o cálculos do salário modal de seus funcionários. 
	
Classe 
	
Salarios 
	
Frequencia
	
	
	
	
	1
	2600 I- 2800
	1
	Mo = 1 + [ d1 ] * h
	
	2
	2800 I- 3000
	1
	 d1 + d2 
	 
	
	
	3
	3000 I- 3200
	3
	
	
	
	
	4
	3200 I- 3400
	8
	Mo = 3800 + [ 14 ] * 200 = 3.896,55
	5
	3400 I- 3600
	3
	 4 + 15
	 
	
	
	6
	3600 I- 3800
	14
	
	
	
	
	7
	3800 I- 4000
	28
	SalárioModal = R$ 3.896,55
	
	8
	4000 I- 4200
	13
	
	
	
	
	9
	4200 I- 4400
	7
	
	
	
	
 
O Salário Modal dos funcionários da fazenda Nova Esperança do Sr. Marcio Costa é R$ 3.896,55 .
Como já vimos anteriormente à estatística descritiva implica em descrever aquilo que os dados indicam após tabulados e convertidos em tabelas e gráficos. Sua função é descrever aquilo que estamos vendo a partir da analise do que estamos observando (amostra).
 
	
 
	
	
	 CONCLUSÃO
A Embrapa trás ao conhecimento de todos através de suas pesquisas, e investimentos nas áreas de Ciências e Tecnologia voltada para o campo, levando com os resultados de suas pesquisas, o conhecimento aos produtores de nosso país, alavancando de forma grandiosa a nossa agricultura e pecuária, elevando o Brasil a níveis internacionais na exportação de nossos alimentos, (grãos, frutas, carnes, etc..) tudo graças a constante melhora e aperfeiçoamento de estudos e pesquisas elaborados e ministrados por profissionais da Embrapa, e alinhados a uma gestão que acompanha e muda sua tática conforme a necessidade e prioridade. Tem o se Balanço social disponível no site para que qualquer pessoa ou empresa possa acessar e acompanhar seus projetos e crescimento ou necessidades. Não podemos esquecer de mencionar que todo o trabalho desta instituição é priorizado a sustentabilidade. 
	
	
	
	
	REFERÊNCIAS
Machado, Vania de Almeida Silva Contabilidade dos Setor Publico / Vania de Almeida silva machado, Carlos Patricia Rodrigues Ramos - Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015 
Malassise, Regina Lucia Sanches Métofos Quantitativos: Regina Lucia Sanches Malassise, Marcelo Caldeira Viegas, Ana Luisa Fantini Schimitt, Debora Cristina Brandt, Regis Garcia, Márcia Vilma Depiné Dalpiaz, Kiliano Gesser, Helenara R. Samapaio, Andre Marcelo Santos de Souza, Eliane Maria de Oliveira Araman. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014 
Garcia, Regis Contabilidade Social e Ambiental / Regis Garcia - São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013
Perini, Luis Claudio Administração de Sistemas de Informação: RH/ Luis Claudio Perini – São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall - 2009 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciências contábeis 
CONTABILIDADE APLICADA 
Alta Floresta 
2015
CONTABILIDADE APLICADA 
Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar de grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de conceito do 6º Semestre do Curso de Ciências Contábeis nas disciplinas de Contabilidade do Setor Publico, Métodos Quantitativos, Contabilidade Social e Ambiental, Sistemas de Informação (optativa) e Seminário Interdisciplinar VI.
Orientadores:
Prof. Carla Patricia Rodrigues Ramos 
Prof. Merris Mozer 
Prof Regiane Alice Brignoli Moraes
Prof. Sebastião de Oliveira 
Prof. Valdeci da Silva Araujo
Alta Floresta
2015

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes