Buscar

(x) EAMBAN 2013.1 - GESTÃO AMBIENTAL - CAPÍTULO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Eng. Ambiental e Sanitária. Sala:3002
Aluno: Camila Reis Caldas. Matrícula:131004249
Matéria: EAMBAN - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 
GESTÂO AMBIENTAL - CAPÍTULO II
Por que a Revolução Industrial foi um divisor de águas na evolução das relações entre homem e meio ambiente? 
A Revolução industrial foi um divisor de águas na evolução das relações entre homem e meio ambiente porque antes da mesma o homem já extraia recursos da natureza produzindo impactos negativos, porem foi depois da Revolução Industrial que o homem impôs um novo ritmo da utilização dos recursos do meio ambiente como matéria prima, extraindo cada vez mais em maiores quantidades, além da poluição como consequência. Foi a partir da revolução industrial que a comunidade cientifica passou a se interessar pelas questões ambientais argumentando a necessidade de se estabelecer áreas intocáveis como santuários ecológicos e o surgimento do movimento ambientalista.
Que temas ocuparam o debate ambiental da primeira metade do século XX? Por quê? 
Na primeira metade do século os temas que ocuparam os debates ambientais foram sobre a preservação de animais, pássaros e peixes da África, a proteção de pássaros úteis a agricultura e da natureza, e a preservação da fauna e da flora. Não sendo uma forma de preservação eficaz, pois a noção de desenvolvimento era sinônimo de industrialização e acreditava-se que o processo tecnológico traria soluções para os problemas ligados a desigualdade social, além de quê os debates ambientais foram deixados de lados na segunda metade do século XX porque acontecimentos como a Guerra das Coreias e a crise dos mísseis cubanos roubaram a cena , de forma que os assuntos ligados a natureza não fosse, popularizados.
Por que a Conferência de Estocolmo revolucionou as discussões sobre o meio ambiente? 
Porque a Conferência de Estocolmo mudou as visões tradicionais de meio ambiente, gerando em 1972 as primeiras reflexões sobre os reveses da industrialização além de ter um forte apelo politico já que recebeu representações diplomáticas podendo desta forma conseguindo aprovar um documento que incluía 110 recomendações e 26 princípios sendo nomeado de Declaração sobre o Meio Ambiente Humano. Porem essa declaração não tinha força de lei por conta do contexto internacional em que sem encontrava na época.
Qual foi a principal contribuição do Relatório Brundtland? 
A principal contribuição do Relatório Brundltand foi a apresentação do termo Desenvolvimento Sustentável, termo este que significa a forma de promover as atividades econômicas sem comprometer o atendimento ás necessidades das gerações futuras.
Qual foi o impacto da Eco-92? 
O impacto da Eco-92 foi conseguir superar as divergências gerando estratégias internacionais para proteger a natureza, levando em consideração o desenvolvimento econômico. A maneira encontrada de gerar estratégias foi produzindo cindo importantes documentos, sendo eles: a Declaração do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Declaração sobre Princípios Florestais, a Convenção sobre Mudanças Climáticas, a Convenção sobre Biodiversidade e a Agenda 21.
Quais os principais pontos do Protocolo de Quioto? 
Os principais pontos do Protocolo de Quioto são os seus três importantes mecanismos utilizados para viabilizar o sucesso do protocolo, esses são:
 - A Implementação Conjunta, que sugere a cooperação entre os países do Anexo I de maneira de transferência ou aquisição de unidades de redução de emissões como sumidouros de carbono e outros projetos ecologicamente corretos.
- Comércio de emissões, no qual esse item do protocolo autoriza a participação dos países do Anexo I no comércio de emissões para atingir suas metas. Como por exemplo se um país enfrenta dificuldades ele pode pedir ajuda a outro pais que já superou sua meta, sendo este auxílio feito por venda do “direito de poluir” sendo essas transações negociadas entre empresas ou em bolsas.
- Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que tem como base a ideia de que se um país periférico reduz suas emissões ele merece ser premiado, pois esta agindo voluntariamente já que esta era uma atividade de obrigação com força de lei dos países do Anexo I. Esta recompensa oferecida pelo MDL é uma quantidade de créditos de carbono, ou seja, um certificado que permite a emissão de toneladas de CO².
O que significa MDL? 
O MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) é um mecanismos que permite oferecer um crédito de carbono, ou seja, um direito de poluir que pode ser vendido pra outro país do Anexo I. Como exemplo se um país periférico reduz se a quantidade de emissões ele merece ser premiado por tal ação voluntária, ganhando assim o direito de poluir, onde esse direito pode ser vendido. Para participar desde mecanismo é necessário cumprir alguns requisitos chamados de estágios e numerados de 1º ao 9º sendo esses:
1º Elaboração do Projeto (DPC)
2º Validade do projeto pela EOD.
3º Registro do projeto na AND.
4º Implementação do projeto pelas empresas
5º Monitoramento do projeto pelas empresas.
6º Emissão de relatório pelas empresas.
7º Verificação das reduções pela EOD.
8º Certificação das reduções pelo CE.
9º Emissão das RCes (créditos de carbono)
Quais foram as principais contribuições da Conferência de Copenhague? Por que ela é alvo de críticas?
A conferência de Copenhague teve como contribuições os EUA e ao países emergentes assumindo compromissos internacionais que apesar de desprovidos de força de lei, serão verificáveis permitindo o acompanhamento da questão ambiental nesses territórios, além do Brasil que é defensora das responsabilidades diferenciadas ter se engajado mais no combate ao aquecimento global. A Copenhague é alvo de críticas porque as metas apresentadas pelos próprios países em vez de impostas pela conferência são modestas, ou seja, não foram traçadas a fim de grandes expectativas.

Outros materiais