Buscar

(x) EAMBAN 2013.1 - GESTÃO AMBIENTAL - CAPÍTULO VI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Curso: Eng. Ambiental e Sanitária. Sala:3002
Aluno: Camila Reis Caldas. Matrícula:131004249
Matéria: EAMBAN - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 
GESTÂO AMBIENTAL - CAPÍTULO VI
Para que servem as tecnologias de remediação? 
Tecnologias de remediação são tecnologias que servem para diminuir as consequências dos impactos ambientais gerados, ou seja, de acidentes ambientais. Isso ocorre porque as empresas ainda não visualizaram que prevenir é melhor do que remediar, então produzem e extraem de maneira inadequada gerando acidentes ao meio ambiente e quando se dão conta da ação buscam tecnologias de remediação para consertar o erro.
Para que servem as tecnologias end of pipe control?
End of pipe control significa, controle no final do processo, ou também conhecida como tecnologia de fim de tudo, que são tecnologias que tem como objetivo conter a poluição gerada antes que ela chegue na natureza. Porém esse tipo de tecnologia além de caros não representam uma solução definitiva transformando um tipo físico de resíduo em outro tipo físico de resíduo de também difícil descarte. Como exemplo desta tecnologia estão os filtros e estação de tratamento.
O que é um SGA?
 SGA, é Sistema de Gestão Ambiental. É um conceito que abrange as práticas administrativas e operacionais de uma empresa no intuito de mitigar os impactos ambientais gerados pelo mesmo. Esse sistema de gestão utiliza uma abordagem holística que estabelece normas e objetivos e que necessita de todos os setores da empresa envolvidos.
O que á a ISO 14001? 
Pertencente a família da ISO 1400, que é uma série de normas que abrange temas complexos como SGA, auditoria, ciclo de vida do produto e rotulagem ambiental, a ISO 14001 também conhecida no Brasil com NBR ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental, é a única que pode proporcionar certificação, ou seja, as empresas que atendem ao padrões dispostos por essa norma recebe um certificado, comprovando que segue á risca os procedimentos ambientais recomendados pela organização internacional.
Por que a ISO propôs normas para o desenvolvimento de um SGA?
 A ISO propôs normas para o desenvolvimento de um SGA no intuito de orientar as empresas rumo a sustentabilidade, facilitando, entre outras coisas, a intensificação do comércio entre países. 
Qual é o objetivo principal da ISO 14001? 
A ISO 14001 tem como objetivo principal conciliar as estratégias de prevenção de poluição com as metas econômicas da empresa, garantindo dessa forma a sustentabilidade de seus negócios.

Outros materiais