Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA Filosofia Educacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
	NOME DA DISCIPLINA:
	FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
ATIVIDADES ESTRUTURADAS 
PROFESSOR: 
 ALUNA: ALDNA
 MATRICULA:
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:
	Conhecimento e Educação em Kant através de vídeos e filme
Texto com reflexão pessoal sobre as possibilidades e limites da razão, segundo o pensamento de Kant, na produção dos saberes educacionais.
 Kant foi um dos maiores filósofos críticos em relação aos assuntos relacionados a razão, e através de suas ideias acreditava que o homem jamais conseguiria chegar ao conhecimento seguro de todas as coisas. O ser humano se questiona a respeito da racionalidade, tem interesse de conhecer o limite da razão, como chegamos ao conhecimento e busca respostas sobre a realidade de tudo os que nos cerca.
 Devemos sempre acreditar como dizia Kant, que através da Educação a humanidade pode chegar a perfeição, desde que o ser humano consiga ter acesso ao conhecimento e tenha consciência que esse conhecimento está acerca da própria razão.
adquirir os  instrumentos da  compreensão, aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente, aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas , para Kant porque agir moralmente é agir de acordo com o que realmente somos, como agentes racionais, ser um agente racional é agir por razões. Por sua própria natureza, as razões são de aplicação geral, acho que pelo pensamento de Kant podemos firmar que tudo que há na natureza se conforma com suas leis, exceto o homem, isso por que somos racionais; seres racionais são autônomos e têm sua dignidade particular e se destacam da natureza por serem livres e autodeterminantes; O homem, como ser racional, possui valor absoluto e não pode jamais ser tratado como meio.
 
Para Kant é somente a partir da educação que o homem pode alcançar, com plenitude, sua humanidade, pois a educação o “constrói”, fazendo com que ele seja capaz de gozar sua liberdade.  A liberdade plena só pode ser alcançada a partir do momento em que o homem compreende que deve cumprir a lei moral e é capaz de cumpri-la. O papel da educação é aperfeiçoar as disposições que o homem já traz dentro de si referentes a esta lei. No meu modo de pensar realmente a educação liberta, pois trás conhecimento é um meio de progredir para uma sociedade mais consciente, diante das ideias de Kant podemos destacar também a liberdade humana.
 Kant acreditava que é de suma importância construir uma sociedade justa, autônoma e esclarecida, por esse motivo o homem é a única criatura que precisa ser educada. O homem é um ser dotado de potencialidades, que devem ser desenvolvidas para aperfeiçoamento e conhecimento, favorecendo assim a prática educativa. Através da educação a humanidade pode construir e alcançar a liberdade, pois a educação aperfeiçoa as habilidades que o homem traz dentro de si, permite através da razão identificar, operar conceitos, resolver problemas e etc, pois a razão é associada a natureza humana, e a educação é o meio utilizado para chegar ao progresso e a elevação do conhecimento e da sabedoria, através da educação, a humanidade se relaciona com a cultura e a civilização, e desenvolve a moralidade. É comum encontrarmos nos dias de hoje nas salas de aula, encontrar alunos que não se encontram estimulados a aprender, utilizam a crítica negativamente, onde deveriam utilizá-la para aumentar seus conhecimentos; No filme “Entre os muros da escola”, pode-se ser observado isso, mostra a realidade das escolas, entre alunos, professores e prática pedagógica. Existia um professor motivado em ensinar, mesmo diante dos problemas e críticas. Isso nos revela que é normal ter liberdade de expressão e autonomia na área educacional, pois liberdade também é ensinada, porém deve ter limites baseados na razão, caso contrário dificulta a aplicação na prática.
 
Dissertação sobre o papel e a finalidade da educação em Kant
 
 A Educação prática de Kant consiste em trabalhar no homem sua habilidade, sua prudência e sua moralidade aspectos que somados estão diretamente relacionados a formação de seu caráter; sendo assim podemos compreendê-las como a capacidade que o homem desenvolve em si de agir conforme o dever estabelecido por ele mesmo por meio da razão. É a razão que nos permite conhecer a lei moral que encontra-se em nós. 
 
 O processo educativo desenvolvido pela humanidade deve ter como finalidade a garantia e o desenvolvimento das disposições naturais do homem para razão e a liberdade. Porém, deve haver preocupação com a conduta desse homem, devendo pensar no bom cidadão e no ser disciplinado.O objetivo central de Kant é defender o pensamento livre. O ser humano, enquanto ser racional. Para ele a arte de educar( processo educativo e ato pedagógico) não pode ser desenvolvido mecanicamente, o ensino deve ser baseado numa conduta racional, tornando necessária a apresentação de um plano voltado para a ação.
 
Para Kant, a educação foi uma preocupação, e hoje ainda é nos tempos de hoje! Para ele o homem tem necessidade de ser educado, e o educador também tem um papel fundamental nesse desenvolvimento, somente pela educação que o homem conquistará a libertada racional, suas ideias se concretizará e será capaz de agir e, ao mesmo tempo compreender a ação exercida, desenvolver consciência crítica que ilumine a razão, possibilitando a autonomia para pensar na realidade e acompanhar as transformações.
	CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
 A educação é um assunto que é, e sempre será analisada e observada, porque a educação pode ser a resposta que a humanidade procura para todas as coisas e, é uma exigência e necessidade da sociedade. Na visão de Kant, a educação é a base na formação do homem, através dela ele conquistará autonomia e liberdade individual.
Devemos sempre acreditar, como dizia Kant, que através da Educação a humanidade pode chegar à perfeição, desde que o ser humano consiga ter acesso ao conhecimento e tenha consciência que esse conhecimento está acerca da própria razão.
Referências:
- Vídeo, texto e filme sugerido para a confecção dos textos
- filme: “Entre os Muros da Escola” (“Entre les Murs”), de Laurent Cantet;
- Vídeo: Ser ou não ser – Kant. Disponível no site: http://www.youtube.cm/watch?v=1argw1pCM1k&feature=related ou www.youtube.com

Outros materiais