A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
APOL 1 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (vamos conferir gabarito de quem fez)

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina(s):
Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Modelos Contemporâneos de Gestão
Questão 1/5
De acordo com o dicionário, a Administração é “o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas". É uma palavra com origem no latim administratione, que significa direção, gerência. A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações.
Com base no texto acima, analise se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas, e analise a relação entre elas. Em seguida, assinala a alternativa que corresponde à análise correta.
A Administração é praticada  nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.
PORQUE
A Administração pode ser empregada de diversas maneiras e em diversas organizações, pois pode se referir ao processo pelo qual os gerentes tomam decisões para alcançar os diferentes objetivos de uma empresa; pode ser vista como a gestão do conjunto de conhecimentos presentes numa organização, expressos no conjunto de informações que fornecem orientações de como administrar; e, por fim, o termo ainda remete ao modo como uma organização faz a gestão das pessoas que nela trabalham.
	 
	A
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	B
	As duas afirmações são falsas.
	
	C
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não se justifica a primeira.
	
	D
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	E
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
Questão 2/5
As organizações formais se caracterizam pela forte orientação racional que é dada pela administração. Assim, as empresas se depararam com o planejamento racional de ações e tomadas de decisões lógicas como uma necessidade (SILVEIRA, 2008), ao tempo que as práticas capitalistas se expandiam. Nessa época, com o aumento do número de organizações existentes e o desenvolvimento das indústrias, ocorreu também o aumento da necessidade de técnicas e procedimentos para facilitar o trabalho de organizar empresas cada vez maiores e mais complexas.Assim, analise as afirmativas abixo e identifique qual(is) está(ão) de acordo com a noção de racionalidade administrativa:
I- Os sistemas racionais baseiam-se na previsibilidade da conduta dos indivíduos, e somente assim é possível planejar e estabelecer metas organizacionais.
II- A racionalidade é o estabelecimento de uma estrutura organizacional, com cargos com descrições específicas- quem faz o quê-, e tem por objetivo criar uma certa ordenação que permita que a organização faça aquilo que ela se propõe a fazer, visando cumprir seus objetivos.
III- O sistema racional é apenas uma medida normativa de alcance dos resultados, baseada no volume de recursos utilizados para produzir uma unidade de produto. Ela pode ser medida como a razão entre as entradas e as saídas em um processo produtivo.
IV- A racionalidade é a combinação de processos de produção, distribuição, vendas e/ou outros processos econômicos tecnologicamente distintos, que se dão dentro das fronteiras de uma mesma empresa.
( A ) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
( B ) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
( C ) Apenas as afirmações II e IV estão corretas. 
( D ) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas
( E ) Todas as quatro afirmações estão corretas.
QUESTÃO 3/5 Quem se preocupa com os fins, em atingir os objetivos é a eficácia, que se insere no êxito do alcance dos objetivos, com foco nos aspectos externos da organização. Quando o gestor utiliza os instrumentos fornecidos por aqueles que executam para avaliar o alcance dos resultados, isto é, para verificar se as coisas bem-feitas são as que realmente deveriam ser feitas, então ele está se voltando para a eficácia (alcance dos objetivos através dos recursos disponíveis).
CASTRO, R. B. Eficácia, Eficiência e Efetividade na Administração Pública. 30° Encontro da ANPAD, 2006.
A partir do que se apresenta a respeito da definição de eficácia, analise as afirmativas a seguir.
I. A eficácia se define como a capacidade de atingir as metas e objetivos estabelecidos previamente.
II. A eficácia é o grau de alcance dos objetivos no projeto em determinado período, independente dos custos.
III. A eficácia organizacional conceitua-se a partir do se apresenta acerca da meta de desempenho da organização, isto é, o alcance de seus objetivos ou alvos.
IV. A eficácia e a efetividade são sinônimos, pois ambos conceituam-se como a capacidade de promover os resultados desejados.
Assinale a alternativa correta:
( A ) As afirmativas I, II e III, apenas.
( B ) A afirmativa II, apenas.
( C ) A afirmativa III, apenas
( D ) As afirmativas II, III e IV, apenas
( E ) As afirmativas II e IV, apenas.
QUESTÃO 4/5 De maneira direta, Administração é o processo pelo qual se permite alcançar as metas de uma empresa, utilizando-se de recursos físicos e humanos. Certo (2003, p. 5) cita as principais características do termo, “É um processo ou uma série de atividades contínuas e relacionadas; implica alcançar os objetivos da empresa e se concentra nisso; alcança esses objetivos fazendo uso do trabalho com, e por meio de, pessoas e outros recursos da empresa”.
Em vista disso, analise as afirmações abaixo e identifique aquela(s) que está(ão) correta(s). Em seguida escolha a alternativa correta.
I - A Administração movimenta toda a organização para chegar ao seu propósito, por meio da definição de metas pré-estabelecidas, e as maneiras pela quais a mesma será cumprida.
II - As atividades devem ser organizadas, desenhadas, dirigidas e controladas de maneira adequada a se atingir o propósito principal que é o lucro, de forma responsável e ética.
III - Antigamente, a Administração estava preocupada em como tornar o trabalho individual cada vez melhor, mais fácil e bem-sucedido. Depois de um tempo passou a ser uma atividade grupal, e atualmente é vista como uma atividade organizacional em conjunto.
( A ) Apenas a afirmação I está correta.
( B ) Todas as afirmações estão corretas
( C ) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
( D ) Apenas as afirmações II e III estão corretas
( E ) Apenas a afirmação II está correta.
QUESTÃO 5/5 A base da organização é ser uma unidade social, onde os objetivos organizacionais têm várias funções, entre elas, ser a fonte de legitimidade que justifica suas atividades; padrões para avaliar sua eficiência e rendimento; unidade de medida, para verificar sua produtividade. A razão de ser então da organização é servir a esses objetivos. O autor destaca que existem muitas organizações que, simultaneamente e legitimamente, têm dois ou mais objetivos, isto é, possuem finalidades múltiplas; deixando claro que a organização deve ser vista como uma unidade social que procura atingir objetivos específicos, sendo estruturada para tal. Sob uma perspectiva estruturalista, as organizações são intencionalmente construídas e reconstruídas.
 MILANI, N. C. et al. Uma breve análise sobre os conceitos de organização e cultura organizacional. Revista Científica Eletrônica de Administração, vol. 08, n. 14, 2008.
A partir do que se apresenta na contextualização da questão e dos conteúdos trabalhados nas aulas, organização é...
( A ) Apenas a empresa em que os indivíduos trabalham.
( B ) Pode ser a empresa que o individuo trabalha, o modo de distribuição de tarefas em sua rotina doméstica, a associação de moradores do bairro, uma Igreja, ou ainda, uma função administrativa.
( C ) Ser organizado com seus pertences e objetivos de vida.
( D ) Sinônimo de empresa, pois ambas possuem conceitos abrangentes.
( E ) Realizar as tarefas de modo ineficaz e ineficiente.