Buscar

ILICITUDE E CULPABILIDADE EXTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL

Prévia do material em texto

EXTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL.
A conceituação não foi dada pelo CP, restando a doutrina tal papel de maneira sintética (síntese), pode-se conceituar tal excludente legal de ilicitude como a lei não pode punir a quem cumpre um dever que ela impõe.
Quem pratica uma ação em cumprimento de dever imposto pela lei não comete crime.
Ocorre situações em que a lei impõe determinadas condutas e, em face da qual, embora típica não será ilícita, ainda que cause lesão a um bem juridicamente tutelado.
Nestas circunstâncias, isto é, no estrito cumprimento do dever legal não constitui crimes a ação do carrasco que executa a sentença de morte, do carcereiro que encarcera o criminoso, do policial que prende o infrator em flagrante delito e etc.
Reforçando a ilicitude de comportamento semelhantes o CPC estabelece que se houver resistência, poderão os executores usar dos meios necessários para defenderem-se ou para vencerem a resistência (Bittencourt 2008 pagina 322).
A expressão dever legal restringe a abrangência da norma aos deveres impostos pela lei.
São os destinatários do inciso III do artigo 23 os agentes do poder público, os servidores do Estado, e a serviço do Estado mesmo que transitoriamente artigo 327 CP, para evitar o abuso de autoridade a lei se referiu ao estrito cumprimento do dever legal. Desta forma se houver excesso, o agente responderá por este a título de dolo ou culpa. (Costa Junior 2000).
De acordo com Capez (2005), é necessário o conhecimento da situação justificante, isto é o agente deve estar ciente de que está praticando um fato imposto pela lei, caso contrário, configura-se o fato típico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes