Buscar

Resenha como fazer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Departamento de Ciências Biológicas – Núcleo de Bioética
Disciplinas: BIO 132 Bioética . 
Atividade: elaboração de resenha sobre artigo(s). Semestre letivo 
Caros 	Estudantes
	Dentre as atividades constantes no nosso cronograma está a elaboração de resenha sobre artigos relativos a assuntos abordados.
A resenha é considerada uma forma de comentário informativo e crítico sobre livros, filmes, peças teatrais, dentre outros, cujo objetivo é apresentar para os leitores aspectos que lhes permitam se interessar, ou não, pela obra.
Com essa atividade pretendemos contribuir para o exercício intelectual e, também, verificar como a leitura sugerida contribuiu para que vocês compreendam os fatos e processos enfocados em nossas aulas. Assim, é importante que vocês registrem se, e como, o material analisado contribuiu para ampliação dos conhecimentos além do que foi abordado em sala de aula.
Existem alguns tipos diferentes de resenha mas optamos pela resenha acadêmica crítica embora com algumas modificações. Assim vocês precisam seguir os seguintes passos:
Identificação do trabalho/atividade da disciplina – deve constar em uma folha a identificação da instituição, disciplina, título da atividade, nome do estudante, local, data (mês/ano).
Identificação da obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do(s) artigo(s) que você vai resenhar – título (sub-título se houver); autor(es), local de publicação, data, nº de páginas.
Apresentação do(s) autor(es) – forneça alguns dados biográficos do(s) mesmo(s).
Apresentação da obra – diga em poucas linhas sobre o que versa o trabalho a ser resenhado informando se há divisão em capítulos e quais são.
Descrição do conteúdo – faça uma abordagem resumida do conteúdo.
Posicionamento crítico –avalie de modo crítico o(s) artigo(s) resenhado(s) apontando pontos conflitantes, se houver. Neste item você pode lançar mão de outras referências como suporte.
Recomendação do artigo – exponha sua opinião sobre a contextualização do(s) artigo(s) com o programa e sua contribuição para a ampliação dos conhecimentos.
Referências – relacione as fontes utilizadas, se for o caso.
Identificação do resenhista: Registre seu nome e sua posição no curso.
Fontes:
  - http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_resumo_critico.htm
 - www.vestibular1.com.br
 - Guia de Produção Textual – PUCRS http://www.pucrs.br/gpt/ 
 www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/
 - Santos. Izequias Estevam dos Textos selecionados de métodos e técnicas de pesquisa científica. 4.ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Impetus, 2003. 359 p.: 64 il.;

Outros materiais