Buscar

Sistema Articular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Articular
Anatomia Humana
Universidade Federal do Amapá – Campus Binacional
Anielle Sozinho
Daniela Barbosa
Ediane dos Santos
Edivânia Bento
Elisandra Bento
Gerlane Oliveira
Valciene Garcia
CONCEITO
A articulação é a união ou junção entre dois ou mais ossos ou partes de ossos do esqueleto. As articulações apresentam uma variedade de formas e funções. Algumas não possuem movimentos, outras permitem pequenos movimentos e algumas são livremente móveis. 
Classificação
Os três tipos de articulações são classificados de acordo com a maneira ou o tipo de material com o qual os ossos articulantes são unidos. 
FIBROSA
CARTILAGINOSA
SINOVIAL
FIBROSA
Fibrosas (Sinartroses):
 
São unidas por tecido conjuntivo fibroso, mobilidade muito reduzida. Há três tipos: suturas e sindesmoses e gonfoses. 
FIBROSAS
Suturas 
Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações ou sulcos, que os mantêm íntima e firmemente unidos. Consequentemente, as fibras de conexão são muito curtas preenchendo uma pequena fenda entre os ossos. 
FIBROSAS
Suturas 
A maneira pela qual as bordas dos ossos articulados entram em contato é variável, reconhecendo-se suturas planas, suturas escamosas e suturas serreadas
SUTURAS PLANAS
Ossos nasais
SUTURAS ESCAMOSAS
Entre parietal e Temporal
SUTURA SERRADA 
Ossos Parietais
Sindesmoses 
Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. Na verdade, a nomenclatura anatômica só registra dois exemplos: sindesmose radio-ulnar e sindesmose tíbio-fibular. 
FRIBOSAS
SINDESMOSE 
Gonfoses 
Também chamada de articulação em cavilha, é uma articulação fibrosa especializada à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas. O colágeno do periodonto une o cemento dentário com o osso alveolar. 
FRIBOSAS
GONFOSE
CARTILAGÍNEAS
Os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações. Existem dois tipos: sincondroses e sínfises. 
CARTILAGÍNEAS
Sincondroses 
Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo (isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio). 
 Sínfises 
São articulações fortes e ligeiramente móveis unidas por fibrocartilagem. Os discos fibrocartilagíneos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos. A articulação entre os ossos púbicos e a articulação entre os corpos vertebrais são exemplos de sínfises. 
CARTILAGÍNEAS
SINOVIAIS 
(DIARTROSES)
As articulações sinoviais incluem a maioria das articulações do corpo. As superfícies ósseas são cobertas por cartilagens Articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. A articulação pode ser dividida completamente ou incompletamente por um disco ou menisco articular cuja periferia se continua com a cápsula fibrosa, enquanto que suas faces livres são recobertas por membrana sinovial.
SINOVIAIS 
As três características distintas de uma membrana sinovial são:
 
Cavidade Articular; 
Cartilagem Articular; 
Cápsula Articular. 
SINOVIAIS 
Estruturas das Articulações Móveis 
Ligamentos - Os ligamentos são constituídos por fibras colágenas dispostas paralelamente ou intimamente entrelaçadas umas as outras. São maleáveis e flexíveis para permitir perfeita liberdade de movimento, porém são muito fortes, resistentes e inelásticos. 
SINOVIAIS 
Estruturas das Articulações Móveis 
Cápsula Articular - Membrana conjuntiva que envolve as articulações sinoviais como um manguito. Apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). 
SINOVIAIS 
Estruturas das Articulações Móveis 
Discos e Meniscos - Em várias articulações sinoviais, interpostas as superfícies articulares, encontram-se formações fibrocartilagíneas. Estruturas destinadas a receber violentas pressões, agindo como amortecedores.
MENISCO DO JOELHO
DISCO DA ATM
Estruturas das Articulações Móveis
Bainha Sinovial dos Tendões - Facilitam o deslizamento de tendões que passam através de túneis fibrosos e ósseos. 
SINOVIAIS 
SINOVIAIS 
Estruturas das Articulações Móveis 
Bursas - São fendas no tecido conjuntivo entre os músculos, tendões, ligamentos e ossos. São constituídas por sacos fechados de revestimento sinovial. Facilitam o deslizamento de músculos ou de tendões sobre proeminências ósseas ou ligamentosas. 
SINOVIAIS 
SINOVIAIS 
Classificação Funcional
 
O movimento das articulações depende, essencialmente da forma das superfícies que entram em contato e dos meios de união que podem limitá-lo. Na dependência destes fatores as articulações podem realizar movimentos de um, dois ou três eixos. Este é o critério adotado para classificá-las funcionalmente. 
Classificação Funcional 
Monoaxial- Movimentos apenas em torno de um eixo (1 grau de liberdade);
 
Biaxial- Movimentos em torno de dois eixos (2 graus de liberdade); 
Triaxial- Movimentos em torno de três eixos (3 graus de liberdade). 
SINOVIAIS 
Classificação Morfológica 
Plana - Superfícies articulares ligeiramente planas ou curvas, permitindo o deslizamento de uma superfície sobre a outra em qualquer direção.
 
Ex: Ocorre entre o sacro e a porção ilíaca, ossos curtos do carpo, tarso e entre as vértebras.
SINOVIAIS 
Classificação Morfológica 
 
Gínglimo- Também denominada dobradiça, as superfícies articulares permitem movimento em um só plano.
 Ex: articulações interfalegianas e articulação úmero-ulnar. 
SINOVIAIS 
Classificação Morfológica 
Trocóidea - As superfícies articulares são segmentos de cilindro, permitem rotação e seu eixo de movimento, único, é vertical: são monoaxiais. 
Ex: articulações atlantoaxial e articulação rádio-ulnar proximal. 
SINOVIAIS 
Classificação Morfológica 
 
Condilar- Permite os movimentos de flexão e extensão, adução e abdução, mas não a rotação. Classificada como biaxial. 
Ex: articulações temporomandibular e articulação rádio-cárpica. 
SINOVIAIS 
Classificação Morfológica - Biaxial
Selar- As superfícies articulares de uma peça tem a forma de sela, apresentando concavidade em um sentido e convexidade em outro. Permite flexão e extensão, adução e abdução e rotação, mas é classificada como biaxial. 
 Ex: articulação do trapézio com 1º metacarpo. 
SINOVIAIS 
SINOVIAIS 
Classificação Morfológica 
Esferóide- É uma forma de articulação na qual o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que tem um centro comum. Permite flexão e extensão, adução e abdução e rotação e circundação. Triaxial.
 Ex: articulações ombro e quadril. 
SINOVIAIS 
FIBROSA
CARTILAGINOSA
SINOVIAL
SUTURA
SINDESMOSE
GONFOSE
SINCONDROSES
SÍNFESES 
PLANAS
ESCAMOSAS
SERREADAS
PLANA
GLÍNGLIMO
TROCÓIDE
CONDILAR
SELAR
ESFERÓIDE
MONOAXIAL
BIAXIAL
TRIAXIAL

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais