Buscar

Questionário Psicologia da Personalidade AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais foram as importantes tradições relevantes ao estudo da personalidade representadas por Dollard e Miller na construção da Teoria da Aprendizagem Social?
R: Os aspectos psicanalíticos do ego; Os aspectos sociais e antropológicos; Os aspectos biológicos e cognitivos. 
E em que contexto isso aconteceu?
R: No contexto geral de uma estrutura behaviorista e de aprendizagem.
Nesse contexto, explique o que é a ‘hierarquia de hábitos’.
R: Essa teoria estabelece uma hierarquia de reações aprendidas irá determinar padrões de comportamentos para situações específicas. A conexão entre estímulo e resposta é chamada de hábito, e o conjunto de nosso hábitos, e as relações entre eles, formam nossa personalidade. 
Conforme a Teoria da Aprendizagem Social, criamos um padrão de comportamentos para cada situação específica. Dê um exemplo de situação para a qual um indivíduo (indivíduo 4) criou um padrão de comportamentos.
R: O indivíduo sentia fome e aprendeu que ao cozinhar obteria comida para saciar sua fome. Desde então, quando sente fome, cozinha aquilo que sente vontade de comer e se alimenta. 
Sobre seu exemplo, pense em experiências que podem levar o indivíduo do exemplo da questão 4 a aprender e modificar seu padrão de comportamentos.
R: Ao perceber ganho de sobrepeso, o indivíduo passa a regrar seu número de refeições por dia e o que cozinha para se alimentar. 
Para Dollard e Miller, qual é a origem do comportamento agressivo?
R: Precede de uma frustração, ou seja, a frustração precede a agressão.
O que é a ‘essência do que significa ser uma pessoa’ nas abordagens cognitivas da personalidade?
R: A sua percepção e cognição.
Em que essa resposta (questão 7) se relaciona com ‘as maneiras como as pessoas interpretam o seu meio’?
R: A maneira como as pessoas interpretam seu meio é vista como central à sua humanidade, e o modo como elas diferem entre si ao interpretá-lo é considerado central à sua individualidade.
Como as abordagens cognitivas da personalidade compreendem a influência da cultura sobre a personalidade?
R: Depois que a mente humana passou a ser vista como um organismo biológico, em vez de criação imutável de um ser divino, os cientistas puderam começar a investigar como o pensamento mudava assim como uma criança se desenvolvia; de que modo era influenciado por diferentes circunstâncias e modelado pela cultura.
Explique o conceito de ‘espaço vital ‘ em Kurt Lewin.
R: Seu conceito de campo, que pode ser visto tanto como um campo no sentido matemático de forças vetoriais quanto um campo de jogo da vida, focaliza o espaço vital – todas as forças internas e externas que atuam sobre o indivíduo – e as relações estruturais entre a pessoa e o meio ambiente.
 “Todos os indivíduos têm uma forma distinta, constante e cognitiva de lidar com suas tarefas diárias de percepção, solução de problemas e tomada de decisão.” Dê um exemplo de situação característica de um indivíduo dependente do campo e um exemplo de situação característica de um indivíduo pouco dependente do campo.
R: Quando uma criança prefere e está acostumada a brincar com outras crianças, ela encontra muita dificuldade para brincar sozinha, diz que não consegue e insiste com os demais para que brinquem com ela. Já uma criança que prefere ou está acostumada a brincar sozinha, não se sente compelida a brincar com os demais quando em situação de, por exemplo, festas ou escola. Muitas vezes ela vai para um canto brincar sozinha.
O que é ‘complexidade cognitiva’?
R: Consiste na extensão com que uma pessoa percebe, utiliza e se sente à vontade com uma quantidade maior de distinções ou elementos isolados em que uma entidade ou evento é analisado, e até que ponto essa pessoa pode integrar esses elementos, estabelecendo conexões ou relações entre eles.
As pessoas cuja complexidade cognitiva é baixa veem o mundo em termos mais absolutos e simples, preferindo problemas não ambíguos e soluções diretas.
Um importante componente da complexidade cognitiva é a comodidade em lidar com a incerteza.
As pessoas de alta complexidade cognitiva tendem a se sentir mais confortáveis com a incerteza, enquanto aquelas cuja complexidade é menor tendem a preferir a certeza. 
Antes de compreender a Teoria da Personalidade de George Kelly, o que é necessário compreender?
R: Para compreendermos a personalidade, em princípio temos que compreender nossos padrões, as formas como organizamos e construímos nosso mundo. 
Qual é a importância da interpretação dos eventos para George Kelly?
R: Nossa interpretação dos eventos é mais importante do que os eventos propriamente ditos. 
Apresente e explique o conceito de ‘constructo’ na teoria de George Kelly.
R: Constructo – hipótese intelectual que elaboramos e utilizamos para explicar os eventos da vida. Os constructos são bipolares ou dicotômicos (alto X baixo, honesto X desonesto).
Apresente e explique o ‘postulado fundamental’ da teoria dos constructos pessoais de George Kelly.
R: O postulado fundamental enuncia que nossos processos psicológicos são dirigidos pelas maneiras como antecipamos os eventos.
Os processos de uma pessoa são canalizados psicologicamente pelas maneiras como ela antecipa os acontecimentos. Nós nos preparamos para os acontecimentos que antecipamos. Nossas ações, pensamentos e emoções são determinados por essa antecipação, seja ela concreta ou não. Se os acontecimentos ocorrerem conforme antecipados houve uma validação.
Articule a idéia, muito difundida atualmente, de ‘zona de conforto’, com a teoria dos constructos pessoais.
R: A zona de conforto engloba nossos constructos pessoais, sair dela seria abrir mão desses constructos, o que causa desconforto. É tudo diferente, diferente do que sabemos, cremos e imaginamos. Parece errado. É um grande desafio abandonar nossos constructos/sair de nossa zona de conforto. 
Explique por que as experiências em terapia que provocam mudanças nos constructos nucleares podem, despertar também um sentimento de ameaça.
R: Experiências em terapia que provocam mudanças nos constructos nucleares também despertam um sentimento de ameaça. Como as pessoas têm estruturas nucleares diferentes, as situações ameaçadoras serão igualmente diversas. O sentimento de ameaça nem sempre é desencadeado por eventos negativos.
Os desenvolvimentos da personalidade são desejáveis na psicoterapia, embora sejam ameaçadores.
Explique como ocorre a ‘ansiedade’ conforme a Teoria da Personalidade de George Kelly.
R: A ansiedade ocorre quando reconhecemos que estamos diante de acontecimentos fora de série de conveniências do nosso sistema de constructos. Para tentar evitar a ansiedade, mudamos os constructos. 
Como a antecipação de acontecimentos é função dos constructos, a ansiedade é um sinal de falha dos constructos e da necessidade de mudança.
Como Kelly define a ‘hostilidade’?
R: Kelly define a hostilidade como o esforço contínuo para extrair evidências validativas a favor de um tipo de predição social que já revelou um fracasso. Assim, a hostilidade ocorre no lugar de uma mudança de constructos. A hostilidade individual tem grande probabilidade de ocorrer em condições de alienação social, como entre grupos minoritários ou marginalizados. 
2016.1	3º período

Outros materiais